Talvez a maioria das pessoas saibam da importância da água em nossas vidas e também de sua escassez... Apesar do nosso planeta ter um volume de 70% de água, apenas 0,7% dela é potável. Por isso, ações de respeito com esse elemento fundamental à vida devem ser colocadas em práticas todos os dias!

O consumo consciente da água é base para um futuro sustentável, mas isso não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água.

Todos nós podemos buscar soluções criativas para economizar água em situações corriqueiras.

Pensando nisso, no post de hoje listamos alguns hábitos bem simples e fáceis de serem adotados, que estimulam o consumo consciente da água. Pronto para colocar nossas dicas em prática?

#CURTLOSUSTENTÁVEL

1) Torneiras

Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao lavar a louça.

2) Banhos

Tome banhos curtos e lembre-se sempre de fechar a torneira ao ensaboar-se. Isso gera uma economia de até 30 mil litros por ano.

3) Máquinas de lavar

Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las.

4) Vazamentos

Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa.

5) No quintal

Use uma vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

6) No jardim

No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação.

7) Piscinas

As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação, portanto, se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando.

8) Lavando frutas e verduras

Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar.

9) Água da chuva

Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã.

10) Reutilize

Reaproveite a água do cozimento dos alimentos.

Além dessas medidas simples, converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso!