Você gosta de ver a natureza sempre limpinha e bonita como essa foto aqui em cima? Então... Mas não é assim que ela se encontra hoje! 

O Desafio CURTLO Sustentável que lançamos no final do ano passado foi uma iniciativa onde juntamos forças com o Cristian Dimitrius e o Gabriel Viajou para despertar nas pessoas a iniciativa de cuidar do meio ambiente. 

Nesse post falaremos sobre um dos maiores desafios ambientais do século XXI: O PLÁSTICO! 

 CURTLO Sustentavel Plastico CURTLO SUSTENTAVEL PLASTICO AGUA 

Precisamos resolver isso com soluções criativas! 

Nos últimos anos, o uso do plástico cresceu de forma exponencial. Estima-se que cerca de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico cheguem aos oceanos todos os anos.

 Veja 10 dicas para evitar o uso de plástico no seu dia-a-dia:

1)      Evite comprar bebidas em garrafas plásticas 

São produzidas 1 milhão de garrafas plásticas por minuto no mundo! Por isso, cada garrafinha que você economizar faz a diferença.

Leve de casa a sua própria garrafinha (link para squeeze) ou copo reutilizável. E na hora da compra, opte por embalagens de vidro ou galões e demais embalagens retornáveis.

  

2)      Esqueça o canudinho 

Canudos estão entre os materiais mais encontrados nos oceanos! Em casa, no trabalho ou no restaurante/bar, não utilize o canudo descartável. Já existem outras opções para substituir, como o canudo de metal, bambu e papel.

  

3)      Fuja dos copinhos do mal 

Sabe aqueles copinhos que ficam ao lado de bebedouros e máquinas de café? Então, meio litro de água é desperdiçado por unidade durante o processo de fabricação. É mais do que você vai beber nele! Neste caso, tenha o seu próprio copo/caneca.

 

 4)      Ecobag: sua melhor companhia 

As sacolas plásticas, junto com os canudos, estão entre os materiais mais encontrados nos oceanos!

Essa parece uma das dicas são mais fáceis de se implementar, mas nem todo mundo se lembra... As ecobags são práticas e leves, o que facilita na hora de levar sempre com você! Isso vale para compras de supermercado (inclusive para o saquinho das frutas), feira, shopping ou qualquer outro tipo de compra que você colocaria dentro de uma sacola plástica.

  

 5)      Troque os potes, pratos e talheres plásticos 

Recipientes de vidro podem ser mais caros, mas são muito mais duráveis e também oferecem menos risco à saúde. Vai pedir comida fora? Dispense os talheres plásticos. Colherzinhas plásticas para mexer o café também não são bem vindas!

  

6)      Compre produtos a granel 

Este é um hábito antigo, mas que tem tudo para retornar! Podemos comprar vários produtos sem embalagens, desde alimentos, até cosméticos e produtos de limpeza. Há lojas que aceitam que você leve o seu próprio recipiente para evitar desperdício. Informe-se para saber quais lojas vendem a granel na sua cidade.

 

 7)      Faça substituições sutis 

Sabonetes líquidos geram toneladas de embalagens, mas podem ser substituídos pelos sólidos, por exemplo. Outra forma é optar pelas embalagens de lata ou vidro no supermercado, evitando as embalagens de sachê. Ou, melhor ainda, faça o seu próprio molho.

  

8)      Reutilize

Menos de um quinto da produção de plástico foi reaproveitada antes do descarte, portanto, se não conseguir evitar o uso do plástico, o utilize pelo máximo de vezes que conseguir. 

 

9)      Recicle 

De todo plástico produzido no mundo, apenas 9% é reciclado... Se você já passou por todas as etapas acima, reutilizou o plástico o máximo de vezes possível, e mesmo assim precisa descarta-lo, recicle! Tenha sempre certeza de que fez o descarte correto do plástico (e de qualquer outro material).

 

10)  Repense seus hábitos de consumo

Ao comprar algum produto, pense se é realmente necessário. Com alguns gestos simples podemos reduzir o lixo plástico de nossas vidas!

  

Quando for jogar algo fora, repense: não existe fora!