Mulher é aquele “bichinho danado”... Tem alta resistência, tolerância à dor, armazena gordura melhor que os homens, são mais fortes nos quadris (o que é ótimo para carregar mochilas) e sabem a hora exata de descansar.  

Nos dias atuais elas dominam muito bem a arte de viajar e praticar atividades na natureza, seja escalando, correndo, caminhando por trilhas... É notável a presença delas nos ambientes naturais por aí! 

As experiências de mochila são enriquecedoras de alma e, até mesmo, transformadoras de vida. Seja sozinha ou com os outros, por um único fim de semana ou por meses a fio, a capacidade de carregar apenas o necessário nas costas para desfrutar da natureza é libertadora. 

Neste post, vamos dar algumas dicas para as mulheres que viajam sozinhas por esse mundão...

 

Considerações sobre Equipamentos

 

Equipamentos para acampamento e trilhas:

Certifique-se de que sua mochila é confortável; que você sabe como montar sua barraca sozinha; que tenha um saco de dormir e isolante térmico de qualidade e, também, que você saiba como funciona o seu fogareiro e filtro de água. Não se esqueça de levar suprimentos para reparo dos itens acima.

Vale ressaltar que existem opções de saco de dormir e mochilas específicas para mulheres que podem proporcionar um ajuste mais confortável e melhor desempenho do que os estilos unissex ou masculino. 

Para mais informações sobre mochilas femininas, clique aqui.

 

Roupas e botas: 

Tenha certeza que você possui roupas adequadas para o clima e seu destino. Roupa íntima de secagem rápida é de muito importante para as mulheres, pois ajuda a evitar infecções. Além disso, certifique-se de que suas botas e pés estejam confortáveis. Não se esqueça das meias, elas fazem a diferença na proteção dos pés contra bolhas e desconfortos causados pelo atrito com a bota! A meia correta também deve cumprir a função de dispersar o suor, mantendo os pés sempre secos e arejados.

Uma dica para reforçar a proteção é usar uma meia Liner embaixo da meia de trekking, formando uma camada protetora extra para a sua pele. Confira aqui todos os modelos.

  

Itens de higiene:

Além de itens básicos como álcool em gel para as mãos e lenços umedecidos, as mulheres têm algumas exigências especiais: 

  • Suprimentos menstruais: No mercado já existem opções de coletores menstruais reutilizáveis, o que reduz o volume da carga e não gera lixo. Outra boa ideia é levar um saco de material leve ou impermeável com tudo que precisa, além de saco selado separado para o lixo.  
  • Funil do xixi: Um funil permite que você fique de pé para fazer xixi, sem a necessidade de tirar a calça, o que traz praticidade e conforto, principalmente em climas frios e chuvosos.  Com a prática, você pode usá-lo em sua barraca à noite com uma garrafa. 

Itens de segurança: 

Um apito de segurança serve para alertar animais e pessoas, bem como para pedir socorro. Lembre-se que 3 apitos é o pedido universal de ajuda. 

Se você estiver viajando sozinha ou em locais muito remotos, considere levar um localizador pessoal (GPS) com mensagens via satélite para poder enviar uma mensagem “Estou bem” uma vez por dia (ou em uma data pré-estabelecida) ou você pode enviar um SOS se algo sério acontecer. 

Importante: Antes de sair, sempre deixe seu itinerário detalhado com alguém em quem você confia.

 

Preparação Mental

Lembre-se de que conhecimento é poder, portanto, antes de sua viagem, faça sua pesquisa e faça um plano mental de como lidar com os cenários possíveis: 

Relacionamento: As pessoas que saem em trilhas por longas distâncias tendem a ser amigáveis, prestativas e generosas. Isso não quer dizer que coisas ruins não possam acontecer... Mantenha a sua calma e paz de espirito! Seja simpática com os outros, com os animais e com o meio ambiente :)

Evite acampar perto de estradas ou rodovias, fique sempre nas áreas delimitadas para acampamento. 

Animais: Guarde bem os seus alimentos para evitar que bichos sejam atraídos pelo cheiro. Lixo e restos de comida pelo chão também são chamariz de bichos, então fique atenta! Pesquise se alguma espécie venenosa pode ser encontrada aonde você está indo, como identificá-los, como evitá-los e o que fazer se você se depara ou é mordido por um deles.

Se perder ou se machucar: Aprenda a operar o seu GPS e uma bússola, ter um mapa topográfico detalhado ajuda em um aemergia.  Em uma trilha de longa distância, saiba antecipadamente onde estão as suas rotas de escape se você ficar doente ou machucado e precisar interromper sua caminhada. Se você estiver em alguma trilha com maior fluxo de pessoas, alguém provavelmente irá parar para te ajudar. 

Solidão: Estar sozinho por dias pode ser um desafio, mas também é enriquecedor. Você resolverá seus próprios problemas e tomará suas próprias decisões sem a ajuda de outras pessoas. Você vai encontrar outros caminhantes na sua viagem, aproveite esses encontros para fazer amizades, pegar dicas e dividir o jantar ;)

 

Preparação Física 

Passar vários dias transportando uma mochila pesada, em terreno irregular, desafiará você de inúmeras maneiras. Da cabeça aos pés, você precisará de força, combinada a um nível sólido de condicionamento físico. Um plano de treinamento ideal antes da viagem inclui:

  • Exercícios de cardio (caminhadas, ciclismo, elíptico, etc.)
  • Treinar em trilhas menores, com uma mochila pesada (aumentar o peso e a distância com o tempo para aumentar a resistência)
  • Exercícios de resistência para construir força e estabilidade 

Outra dica é você começar com trilhas e viagens menores antes de encarar uma trilha de longa distância.