Ao iniciar uma preparação em qualquer modalidade esportiva há inúmeros fatores a serem observados. Para obtenção de excelentes respostas fisiológicas agudas/crônicas e, consequentemente, para um melhor desempenho, uma base sólida de preparação deve ser construída, respeitando os princípios do treinamento desportivo.

Partindo deste princípio, o ciclismo é um esporte altamente complexo que requer muita preparação física e psicológica dos atletas. Com o calendário anual cheio de provas, a maioria dos ciclistas, sejam amadores ou profissionais, treinam de forma equivocada e se frustram no final da história.

Mas e o treinamento? Quanto mais treinos melhor? Preciso descansar tanto assim? Bom, vamos lá... A ciência nos mostra que quando aplicamos/variamos os estímulos dentro de um ciclo de treinamento obtemos melhores resultados. A oscilação das variáveis do treinamento no ciclismo (cadência, frequência semanal de treinamento, volume e intensidade) é de extrema importância para que seu organismo não se adapte rapidamente a um curto período de tempo e se estagne facilmente. Converse com o seu treinador, realize estas mudanças conforme seu ciclo anual de competição. Uma boa preparação começa com uma boa periodização!

E se você ainda não treina e está querendo começar, antes de mais nada, procure uma assessoria ou consultoria esportiva com uma equipe de profissionais multidisciplinar qualificada que possa atender seus objetivos. Treinar vai muito além de sentar numa bicicleta e rodar 100 km por dia durante 12 meses. Seu corpo precisa de uma boa preparação física, um descanso adequado, uma boa alimentação e requer muito cuidado. Treinamento é coisa séria!!! Vamos começar?

Escrito por Paulo Eduardo, Moove Assessoria.