Paulo e Helena Coelho

 

Montanhismo é uma das inúmeras possibilidades de se praticar atividade esportiva em ambientes naturais. Podem-se escalar as montanhas rochosas, nevadas, mistas, ou simplesmente, caminhar em ambientes de montanha.

A história destes nossos embaixadores montanhistas começou assim... O Paulo viu a possibilidade de viajar para lugares naturais de beleza exuberante e a Helena para continuar praticando algum esporte. “Começamos a praticar no chamado campo escola do Jaraguá para onde íamos todos os domingos pela manhã.”

O esporte foi o ponto em comum e hoje se tornou o motor condutor da vida dos dois, tanto é que o incentivo dos dois para continuar escalando é “ainda há muitas montanhas para se escalar no mundo.” Muitas das montanhas famosas eles já conquistaram, e as maiores lições foram a amizade, o conhecimento entre culturas e países, a preservação da natureza e a prática do esporte com o menor impacto ambiental possível.

Segundo os montanhistas, “Há 40 anos, quando iniciamos, tudo era muito rudimentar. Os equipamentos e vestimentas utilizados não estavam disponíveis no mercado. Também, o conhecimento que se tinha das montanhas e das vias a serem escaladas era quase nada. Ou tínhamos algum relato em raros livros, ou tínhamos que ir e pesquisar no local. Observar a montanha e estabelecer a rota de subida.”

Galeria de Fotos