Em janeiro de 2006, a CURTLO, junto com o renomado estilista Jum Nakao, lançam na Couromoda a linha CURTLO por Jum Nakao, o melhor do segmento outdoor agora em sintonia com a contemporaneidade da Moda: design e ergonomia, preciosismo e funcionalidade, tecnologia e durabilidade.

O conceito da linha CURTLO por Jum Nakao partiu da percepção de que a bolsa/mochila é um elemento presente em todos os momentos de nossa existência. “Somos concebidos em uma bolsa e nosso organismo é composto por bolsas. Através do tempo e do meio, incorporarmos outras bolsas para carregarmos objetos e acessórios - extensões do nosso corpo”, explica Jum.

Para o logo da coleção, foi estilizado o design do casco de uma tartaruga marinha. Elas nascem de dentro de um ícone da perfeição do design, o ovo, e com a sua segunda e vitalícia proteção avançam para o mar. O casco é a metáfora do conceito da coleção CURTLO por Jum Nakao - funcionalidade, ergonomia e durabilidade.

 

O estilista criou 9 modelos de bolsas e mochilas com diferentes formatos e utilidades. Fugindo do convencional, elas estavam disponíveis em 3 variantes de estampas: o xadrez clássico, vichy; o camuflado estilizado criado a partir de distorções do logo e a estampa havaiana vintage, impressa em marinho, bordô e bege, além da opção lisa, preta. As estampas exclusivas tiveram tiragem limitada, com a ideia de poder trazer as mesmas estampas em novas versões de cores.

 

A funcionalidade se traduz nos detalhes projetados para atender às necessidades contemporâneas, compartimento para acomodar laptop, MP3 Player (lembrando que o ano era 2006 rsrs), cosméticos, óculos e todo tipo de traquitanas indispensáveis ao cotidiano moderno.

As mochilas e bolsas da coleção ainda eram impermeáveis e com o caprichado acabamento interno, característico das criações de Jum.

A CURTLO aplicou também o know-how e as técnicas que fazem do seu nome referência quando o assunto é esporte outdoor na linha CURTLO por Jum Nakao, assegurando através da garantia vitalícia o produto contra qualquer defeito de fabricação nos materiais e costuras.

Confira abaixo alguns itens lançados nessa coleção tão especial:

Mochila Koala - Mochila com design anatômico que abraça as laterais do corpo proporcionando conforto e praticidade para o dia a dia.

Mochila Moog - Mochila com bolsos laterais multi-funcionais para rápido acesso aos acessórios indispensáveis do cotidiano moderno.

Mochila Cabana - Mochila com tampos inclinados para maior proteção de chuvas. Inspirada nas antigas mochilas escolares.

Mochila Flight - Mochila de alça transversal com design ergonômico e porta documentos externo.

Bolsa Carteiro - Bolsa tiracolo com ampla funcionalidade urbana. Tem capacidade para um notebook de até 17 polegadas.

Bolsa Old School - Bolsa tiracolo vertical desenvolvida a partir de referencias de bolsas para carregar cadernos.

Bolsa Clássica - Bolsa tiracolo horizontal desenvolvida para o uso diário.

Bolsa Reversível - Bolsa versátil com alças destacáveis para diversas opções de uso: tiracolo, mochila, pasta vertical ou pasta horizontal.

Bolsa Mini Clássica - Bolsa tiracolo de pequeno porte. Ideal para pequenos objetos imprescindíveis no dia a dia. Pode ser presa ao cinto e suas alças são destacáveis.

Bolsa Móbile - Bolsa pequena de punho em dois módulos acopláveis. Ideal para organizar objetos de acordo com as prioridades de acesso ou tamanho.

Container - Carteira desenvolvida para ampla capacidade de armazenamento sem gerar altura no volume. Possui divisões para documentos, cartões, talão de cheque, dinheiro, etc.

A CURTLO

Há 30 anos desenvolvendo produtos tecnológicos e utilitários para o segmento outdoor, a CURTLO é referência quando o assunto é equipamentos e acessórios de alta performance. É uma das empresas nacionais com a maior linha de produtos específicos para a prática de esportes outdoor e atividades ligadas à natureza – como o montanhismo, trekking, ciclo turismo e trail run. Uma marca totalmente nacional, que nasceu dentro do espírito aventura, e o desejo de viver em liberdade, sempre em sintonia com a natureza.

Quem é Jum Nakao?

Considerado uma das maiores referências da moda, Jum Nakao é reconhecido por conciliar em suas criações tecnologia e arte. Jum Nakao foi Diretor de Estilo por seis anos de uma das maiores empresas de moda do Brasil, a Zoomp. Em 2004, foi convidado pela Nike para desenvolver uma linha mundial Premium: JUM NAKAO for NIKE. Em junho do mesmo ano, no São Paulo Fashion Week, apresentou uma coleção que foi considerada o desfile da década, uma performance em que, ao final, modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal. É, também, o Mentor Criativo do curso de Pós Graduação para Diretores de Criação do Instituto Brasil de Arte e Moda - projeto das Instituições MASP, ABIT, SENAI e FAAP - e Autor do livro A Costura do Invisível.

Jum Nakao é estilista e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses. Vive na cidade de São Paulo onde se localiza seu ateliê. Inicialmente acreditava que o suporte do seu trabalho poderia ser a eletrônica e a computação, mas abandona esse setor por considerar os estudos extremamente distantes do olhar humano.

Foi na moda que Jum percebeu a possibilidade desta aproximação e inicia sua formação em 1984 através do CIT –Coordenação Industrial Textil – onde tem os primeiros contatos com profissionais da área, entre eles as professoras Vera Lígia P. Gilbert e Marie Ruckie. Em 1988 cursa licenciatura em Artes Plásticasna Faculdade Armando Álvares Penteado e em 1989 faz extensão universitária em História da Vestimentano Instituto de Museologia de São Paulo e História da Moda com a Professora Serafina Borges do Amaral no SENAC. Em 1996 é considerado a grande revelação da 6a Edição do Phytoervas Fashion e passa a ocupar o cargo de Diretor de Estilo de uma das maiores empresas de moda do Brasil, a Zoomp, onde permanece por seis anos.

É convidado pela Du Pont em 2002 para ser o estilista parceiro no Projeto Internacional Hotel Lycra. Em 2003, ineditamente um trabalho de moda faz parte de uma Mostra de Arte e Fotografia –Imagética– onde um espaço de honra é destinado para uma instalação que narra o processo de uma de suas coleções -Tributo a Brothers Quay. Os trabalhos realizados na área de artes gráficas pelo studio de design Lobo –books: Future Kitsche Tributo a Brothers Quay–arrebatam prêmios e citações internacionais como: The One Show (EUA), “How Design” (EUA), “Creative Review” (Inglaterra) e ADG (Brasil).

Em 2004 o Banco do Brasil solicita uma campanha para estreitar elos com arte, moda, cinema e dança. Participam deste projeto diretores de arte, fotografia, publicidade e companhias de dança. Jum Nakao é o estilista convidado para Design de Conceito e Figurinos. No mesmo ano assina contrato como diretor Criativo de uma das mais tradicionais empresas de moda feminina: VIVAVIDA.

Pela primeira vez na história, em 2004 a NIKE, gigante do segmento esportivo e vestuário –maior faturamento global – estabelece mundialmente um contrato com um designer para uma linha premium: JUM NAKAO for NIKE. É convidado ainda pela FAAP, ABITe MASP para ser o Mentor Criativo do projeto: Instituto Brasil de Arte e Moda. Realiza em junho de 2004, no São Paulo Fashion Week, uma performance em que, ao final do desfile,modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal confeccionadas em mais de 700 horas de trabalho. Logo após o desfile, participa da Mostra “arte e mercado” na Galeria Vermelho, em São Paulo, com a obra “fonte dos desejos”.

Em 2005, a convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, o estilista participa da microssérie Hoje é dia de Maria, da Tv Globo, respondendo pela concepção e criação de uma corte real. No mesmo ano, Jum lança, no calendário geral do São Paulo Fashion Week, o livro e documentário A Costura do invisível, realizados a partir de referências do desfile de verão 2004, editadopelas Editoras SENAC. Em junho de 2005, desfila e expõe em Paris na Galeries Lafayette nas comemorações do ano do Brasil na França. Na comemoração de dez anos de moda no Brasil, através do São Paulo Fashion Week, seu trabalho “a costura do invisível” é homenageado como o desfile da década.

Em agosto de 2005, ineditamente, Moda passa a fazer parte das Mostras Culturais do SESC e Jum Nakao é convidado para a concepção e realização da exposição “Conflitos e Caminhos”. Em 2005 passa a assinar as coleções do tenista Guga Kuerten. Em parceria com a Curtlo lança em 2006 uma coleção de bolsas: Curtlo por Jum Nakao. É convidado em janeiro de 2006 pela curadora internacional Anne Zazzo do Galliera, Fashion Museum of Paris, para participar da Mostra Internacional dos mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX até hoje.

Jum realiza diversas palestras pelo país sobre o processo criativo. Em sua produção, Jum Nakao é capaz de conciliar os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão, como o encontro em clima de suspense e contos de fadas, da elaborada moda do século XIX com o universo lúdico dos bonecos playmobil. Como disse um dia Lautréamont, o que depois virou um slogan surrealista, “Belo como o encontro entre uma máquina de costura e um guarda-chuva sobre uma mesa de dissecação”. Dissecando o mundo, Jum Nakao costura o imprevisível.