COMO SE VESTIR EM CAMADAS?

Vestir-se em camadas é um conceito simples, porém muito eficiente! A ideia é sobrepor roupas de diferentes tecidos e tecnologias para garantir conforto térmico em ambientes de baixa temperatura.

As peças podem ser usadas de forma independente ou combinadas entre si, permitindo que você retire ou adicione camadas conforme a necessidade, baseado na sua atividade e condições climáticas.

A combinação e o número de camadas pode variar dependendo do ambiente, temperatura, atividade, tecnologias, a sua própria temperatura corporal e sensibilidade ao frio, mas cada uma tem a sua função:

1ª CAMADA: GERENCIAMENTO DA UMIDADE (SEGUNDA PELE)

A segunda pele, ou primeira camada, é aquela que fica em contato direto com a pele. Ela ajuda a regular a temperatura do seu corpo movendo a transpiração para longe da pele.

Ficar seco ajuda a manter uma temperatura corporal fresca no verão e evitar a hipotermia no inverno. Se você já usou uma camiseta de algodão sob o seu casaco de chuva enquanto você caminhava, você provavelmente se lembra de sentir-se molhado e úmido, mesmo que não fosse por conta da chuva em si. O algodão é um tecido que retém a transpiração e pode deixá-lo gelado.

Para o conforto ao ar livre, sua camada base deve ser feita de tecidos sintéticos, lã merino ou, para usos menos ativos, seda. Ao invés de absorver a umidade, esses tecidos transportam o suor longe de sua pele, dispersando-o na superfície externa onde ele pode evaporar. Resultado: você fica seco mesmo quando suar, e sua camisa seca mais rápido depois.

Atualmente, a CURTLO possui três tipos diferentes de segunda pele:

É mais fino, recomendado para temperaturas amenas e atividades de performance que exigem melhor mobilidade.

Indicado para temperaturas baixas (frio moderado).

Ideal para temperaturas extremas (frio intenso), como atividades na neve. É a segunda pele mais quente da CURTLO e com maior retenção de calor.

COMPARATIVO SEGUNDA PELE CURTLO:

Todos os modelos de segunda pele da CURTLO possuem toque aveludado; costuras planas que não incomodam em contato com a pele; modelagem anatômica que permite mobilidade e não causa volume na silhueta; alta dispersão de suor; tratamento anti-odor e proteção solar.

Os tecidos utilizados na confecção dessas peças foram desenvolvidos pela CURTLO, com tecnologia exclusiva e sempre pensando no conceito de Easy Care e Easy Wear, ou seja, não precisam ser lavados frequentemente, secam rápido, não tem necessidade de serem passados e são fáceis de transportar.

2ª CAMADA: ISOLAMENTO (CAMADA QUENTE)

A camada de isolamento, ou camada quente, ajuda a reter o calor prendendo o ar perto do seu corpo.

O clássico Fleece e outros tecidos sintéticos proporcionam calor para uma variedade de condições. Eles são leves, respiráveis e isolam o calor mesmo quando molhados. Também secam mais rápido e têm uma maior relação calor-peso do que a própria lã. As principais desvantagens do Fleece clássico são a permeabilidade ao vento e o volume (é menos compressível do que outros tecidos).

Na CURTLO, a linha ThermoFleece desenvolve muito bem essa função de isolamento. O tecido possui toque macio e aconchegante, garantindo conforto térmico para as suas atividades ao ar livre. Além disso, não bloqueia o vapor da transpiração e permite que o corpo respire, efetivando a ação das tecnologias entre as camadas.

Todos os produtos da CURTLO confeccionados em tecido ThermoFleece possuem proteção UV 50+, tratamento antipilling (não faz bolinhas!) e levam o conceito de Easy Care e Easy Wear, ou seja, não precisam ser lavados frequentemente, secam rápido e não tem necessidade de serem passados à ferro.

3ª CAMADA: PROTEÇÃO (CONDIÇÕES CLIMÁTICAS)

A camada proteção é a mais externa, que protege você contra o vento, chuva ou neve. É uma peça importante no mau tempo, porque se o vento e a água penetrarem as suas camadas internas (segunda pele e camada quente), você começa a sentir frio. Além disso, sem a ventilação adequada, a transpiração não evapora, condensando no interior da sua jaqueta.

Modelagem e tamanho é outra consideração a se fazer antes de comprar a sua jaqueta de proteção. Ela deve ser espaçosa o suficiente para caber facilmente sobre as outras camadas sem restringir os movimentos.

Na CURTLO, o produto ideal para esta camada é o Corta-vento Windflow, que oferece proteção contra o vento e resistência à água, no entanto não é impermeável.

O Windflow é ideal para atividades de performance. É compacto e leve, pode ser guardado no próprio bolso, facilitando o transporte e economizando espaço na mochila. Possui punho de compressão, lingueta elástica para fixação no dedo polegar, ventilação nas costas e capuz anatômico com aba de borracha flexível que pode ficar embutido na gola.

ATENÇÃO PARA AS EXTREMIDADES!

Não só os braços, pernas e tronco precisam de proteção em ambientes de baixa temperatura, também é importante reforçar o cuidado com as extremidades! A ideia de vestir-se em camadas também é válida para as mãos, pés e cabeça (e não esqueça do pescoço).

Em geral, a construção de um sistema de camadas para as extremidades varia de uma a duas camadas. Na CURTLO, os gorros, luvas e outros acessórios são feitos do mesmo material da segunda pele (ThermoSense, ThermoSkin e ThermoPlus) e de ThermoFleece, ótimo aliado para garantir conforto térmico. A variedade de acessórios facilita a combinação ideal das camadas, de acordo com a temperatura do ambiente, atividade e sua própria temperatura corporal.

Lembre-se que os produtos devem ser confeccionados com fibras respiráveis, que permitam a absorção e evaporação do suor, mantendo o equilíbrio térmico do corpo e efetivando a ação das tecnologias entre as camadas.

No caso das meias é um pouco diferente… O sistema de camadas, além de garantir o conforto térmico, tem a função de proteger os pés contra bolhas, machucados e desconfortos com o calçado. A primeira camada é mais fina, altamente respirável e ajuda a evitar bolhas pois, por ser mais justa, veste perfeitamente, evitando que a meia “dance” no pé. A segunda camada é mais grossa e protege o pé contra possíveis atritos do calçado, geralmente presentes em atividades de longa duração na vida ao ar livre. A terceira camada é o próprio calçado, que pode ser à prova d’água, vento, etc.

VISTA-SE EM CAMADAS E PARTIU #VIDAAOARLIVRE