Você sabia que praticamente toda a energia elétrica produzida no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas? Ou seja, a capacidade de gerar energia está totalmente atrelada ao regime pluviométrico. Por esse motivo, em tempos de seca e alto consumo, ouvimos falar nos riscos de apagão...
Economizar recursos naturais é papel de cada um... Nosso planeta tem a capacidade de se recuperar, porém o nosso ritmo de consumo de recursos naturais e geração de resíduos está maior do que é suportado.
Pensando nisso, no post de hoje, listamos alguns hábitos bem simples e fáceis de serem adotados, que estimulam o consumo consciente de energia elétrica. Pronto para colocar nossas dicas em prática?
1) Lâmpadas Led são mais eficientes
As lâmpadas de LED possuem uma eficiência alta, usando praticamente toda a energia que consomem para gerar luz, ao contrário das incandescentes que perdem parte da energia em forma de calor. Apesar de terem um custo considerado alto, a aquisição de lâmpadas de LED se paga em pouquíssimo tempo, dada a grande economia de energia que proporcionam. Uma dica: lâmpadas limpas iluminam melhor!
2) Aproveite a luz natural dos ambientes
Abra as portas e janelas para que a luz natural ilumine seu ambiente. Pintar as paredes internas de cor clara também ajuda a manter o ambiente mais claro.
3) Tire os aparelhos em stand-by das tomadas
Acostume-se a retirar os eletroeletrônicos que possuem o modo stand by da tomada. Aquela luzinha vermelha sempre ligada gasta uma quantidade considerável de energia por mês.
4) Use o ar condicionado de maneira consciente
Um ar condicionado consome muita energia por isso é preciso usá-lo de maneira consciente. Mantenha a manutenção do equipamento em dia, limpe os filtros sempre. Além disso, regule o termostato para uma temperatura agradável e feche bem portas e janelas.
5) Evite abrir a geladeira várias vezes
Cada vez que você abre a geladeira o frio escapa, com isso o motor tem que trabalhar para voltar a resfriar o ambiente interno. Então, lembre-se: só abra a porta da geladeira quando necessário. É importante também que a borracha de vedação da porta esteja em bom estado, pelo mesmo motivo de evitar a saída do ar frio. Faça degelos frequentes e nunca coloque roupas para secar na parte de trás, evitando danos ao motor.
6) Diminua o tempo do seu banho
O chuveiro elétrico é mais um dos grandes vilões da economia de energia! O ideal é tomar banhos mais rápidos e deixar o chuveiro na posição verão sempre que for possível. Além disso, cuide da manutenção do aparelho, limpando os furinhos por onde a água sai.
7) Ao sair, apague a luz
Pratique.... Precisamos desenvolver hábitos ecologicamente corretos no dia a dia, e aqui está uma boa dica para começar!
8) Junte mais roupas para lavar e passar de uma só vez
O aquecimento da resistência do ferro elétrico é gradativo e um pouco demorado. Assim, ligar o ferro uma única vez é uma atitude mais econômica do que ligar o ferro várias vezes. Outra dica é separar as peças por tipo de tecido (delicados ou pesados), dessa maneira você aproveita o período em que o ferro está esquentando ou esfriando para passar as peças que precisam de menos calor.
Deixe um comentário