Infelizmente, o fenômeno recente do Fast-Fashion - traduzido como “Moda Rápida” - ganhou grande destaque nas prateleiras. O conceito é utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida, barata e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde, com preços acessíveis e, consequentemente, gerando um descarte rápido dessas peças.
Mas o que está por trás disso?
A verdade é que uma produção barata e rápida dificilmente consegue também ser ética e respeitar os pilares da sustentabilidade. Em nome da “venda a qualquer custo” ocorre a exploração da mão de obra de países não desenvolvidos, jornadas de trabalho excessivas, utilização de químicos nocivos ao longo do processo de produção e a geração de um montante absurdo de resíduos ao longo de toda a cadeia produtiva.
E as consequências não param por aí... Existe ainda a emissão exagerada de carbono, o trabalho escravo e os descartes inapropriados dos excedentes de produção, que muitas vezes são realizados de maneira imprópria, em lixos comuns ou em aterros sanitários. Esses materiais são extremamente nocivos ao meio ambiente e prejudicam a biodiversidade.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar com certeza são termos que passam longe do Fast-Fashion. Este é um modelo de negócio destrutivo, que gera grande desperdício e que precisa ser repensado urgente! Para mudar isso nós precisamos tomar atitudes... Precisamos Recusar esse tipo de produto e Repensar o nossos hábitos de consumo, escolhendo marcas que possuem controle de sua cadeia produtiva e que, de fato, se preocupam com a sustentabilidade.
Não se esqueça: o item de roupa mais sustentável que você pode ter é aquele que é tão resistente e duradouro que nunca precisará ser jogado fora.
Na realidade, esperamos que a única vez em que você queira se livrar de uma peça de equipamento - uma que ainda funcione após décadas de uso - seja quando você a doe para outra pessoa, prolongando a vida útil daquele produto.
Nós estamos sempre na busca de produzir equipamentos que durem. Itens resistentes e de alto desempenho, que permitem que você aproveite a vida ao ar livre com conforto e segurança, aonde você for!
Essa filosofia também se reflete na maneira como projetamos nossas mochilas e peças de vestuário. Embora não evitemos cores e padrões ousados, desenvolvemos uma filosofia de design simplificada e minimalista que garante que as peças não estejam "dentro" de uma estação e "fora" da próxima. Elas são clássicas, versáteis e continuarão “na moda” por anos.
A questão da durabilidade dos produtos é muito importante para nós, porque também é uma forma de praticar a sustentabilidade. Quanto mais tempo o produto durar, menos resíduos estaremos gerando. No entanto, sabemos que nenhum equipamento é realmente indestrutível, por isso facilitamos o máximo possível o cuidado, atualização e reparo de todos os equipamentos, prolongando a sua vida útil. Consumir produtos nacionais também é uma forma de consumo consciente... Já parou para pensar quanto o produto importado precisa viajar para chegar até você? Quanto de recursos naturais consumiu para isso?
Vamos juntos construir hábitos de consumo mais éticos e sustentáveis. Conte conosco nessa jornada! CURTLO, aonde você for!
Deixe um comentário