Hoje, no Dia Internacional da Mulher, queremos celebrar a força, a coragem e a determinação de todas as mulheres que fazem parte da #vidaaoarlivre. Vocês são inspiradoras!
Neste post está algumas das mulheres que fizeram história! Conhece mais alguma mulher inspiradora da vida ao ar livre? Comente nesse post o nome dela.
Alfonsa Rosa Maria Morini foi uma ciclista de estrada italiana e a primeira mulher a competir em corridas com homens, como a Giro da Lombardia e o Giro D’Itália.
A ex-nadadora Maria Lenk é a pioneira oficial do esporte feminino no Brasil. Ela foi a primeira mulher brasileira a disputar uma Olimpíada, em 1932, nos Jogos de Los Angeles. A atleta começou a nadar para tratar problemas respiratórios, mas se destacou e se tornou um ícone para o esporte nacional.
Em 1936, Maria Lenk foi a primeira nadadora do mundo a competir na prova dos 200m no estilo borboleta, prova que posteriormente se tornou oficial.
Arlene Pieper Stine foi a primeira mulher a completar uma maratona oficial nos Estados Unidos, a Maratona de Pikes Peak, em 1959.
Eleonora Mendonça foi a primeira brasileira a correr uma maratona olímpica, organizadora do primeiro circuito de corridas de rua do Brasil e da primeira maratona do país (1972).
A primeira mulher a escalar o Everest em 1975 foi a Junko Tabei. Ela também foi a primeira a completar o projeto 7 Cumes.
A primeira pessoa brasileira (sim, entre homens e mulheres), a realizar um salto de base jump foi a Marta Empinotti, em 1986.
A Renata Falzoni, jornalista conceituada, foi a responsável pela cultura do MTB no Brasil, fundando o Night Bikers, pioneiro grupo de pedal noturno na cidade de São Paulo (SP).
A única atleta do mundo que disputou e completou todas as provas do Ironman havaiano, a mais difícil competição do triatlo, é a brasileira Fernanda Keller. A prova do Ironman compreende 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, totalizando quase 10 horas de esforço contínuo. Fernanda é a única atleta do mundo a participar 23 anos consecutivos e terminar 14 vezes entre as 10 melhores atletas no Campeonato Mundial de Ironman. (Bronze nos anos 1994, 1995, 1997, 1998, 1999 e 2000).
Ana Elisa Boscarioli é aprimeira brasileira a chegar ao cume do Monte Everest em 2006 e a primeira a concluir o projeto dos 7 Cumes em 2014.
Fizemos história com a Nicole Pacelli, primeira campeã mundial de Stand Up World Tour feminino (2013).
Com apenas oito anos de idade, a mineira Fernanda Maciel começou a competir e viajar o mundo com a Ginástica Olímpica. Começou a correr, praticar trail running e provas de longas distância. Se consagrou como ultra trail runner após participar de uma série de provas extremas. Em 2016, após duas tentativas infrutíferas, ela se tornou a primeira mulher no mundo a subir e descer o monte Aconcágua em menos de 24 horas, sem oxigênio.
Juliana Tozzi, junto com o marido Guilherme, desenvolveram a Jullietti – a primeira cadeira de rodas adaptada para montanha do país. Ela é idealizadora do projeto Montanha para Todos, que visa incluir mais pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos esportes de aventura. (2016)
Rayssa Leal é skatista brasileira vice-campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados em Tóquio, a mais jovem medalhista olímpica brasileira.
Em 2021, Aretha Duarte é a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest (2021).
Deixe um comentário