No Dia Nacional de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas, dia 16 de março, convido a uma reflexão. Nós que amamos estar na natureza, conseguimos ver o que esta acontecendo com ela? As transformações que estamos provocando?
Sim, porque a questão passa por sairmos da divisão nós e ela, a natureza. Nós, e ele, o Planeta. Somos nós, humanos, parte integrante de um rico e complexo sistema natural que tem água, clima, árvores, montanhas, insetos, solo...
No entanto, já entramos numa era, a do Antropoceno, que significa que as transformações que vemos são consequência direta da ação humana.
Alterações nos tempos de secas, chuvas mais intensas, erosão em cidades costeiras, são apenas algumas coisas das visíveis que temos já há alguns anos, porém não nos damos conta. Não juntamos lé com cré.
A ciencia já disse que estamos no limite de emissões de gases de efeito estufa. Mas o que isso tem a ver com o nosso cotidiano? Somos nós que consumimos, somos nós que desperdiçamos, somos nós que ainda não notamos o impacto diário que provocamos com atitudes de consumo. Quer ver como faz sentido isso agora para você? Olhe a sua volta. Para cada produto que você tem ou que vai consumir, foram necessários recursos naturais. Água, principalmente. Além, é bom lembrar, que março também é o mês da água.
Este é um convite a olhar! A pensar que estamos no Planeta como integrantes, e que a natureza faz parte de nós e nós dela. A se emocionar com a natureza ainda conservada e trabalhar para que isso seja uma verdade para mais pessoas.
A olhar para os oceanos e ao invés de apenas lamentar pela perda acelerada de corais ou superaquecimento, que já são realidade, a pensar em como seguir trabalhando pelo amor e conservação deles.
Continuo sonhando e lutando diariamente para replicar a mensagem de que somos responsáveis pela nossa vida e o nosso impacto.
Como exemplo particular, conto que como jornalista de meio ambiente, viajo frequentemente para reportar as coisas da natureza. Mas ao mesmo tempo, com isso, emito toneladas de carbono por ano. Nove toneladas de CO2 em 2019 para ser mais específica. E faço minha compensação voluntária todo ano plantando árvores. Foram 49 plantadas em área de manancial na Serra da Mantiqueira, uma região de abastecimento de água. Sim, árvores, este mecanismo natural fantástico que fornece evaporação(água), cuida do solo com umidade e mantendo sistemas orgânicos, capta carbono e além de tudo, são joias belas do nosso Planeta.
Porque está tudo conectado.
Este ano começam os preparativos para a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. O que significa que ações de regeneração de ambientes são fundamentais para frearmos as mudanças climáticas. E a boa notícia: todos nós podemos participar.
Plante árvores, cuide do seu lixo e espalhe informações certas e acredite e valorize a ciência.
Por fim deixo um texto do fotógrafo Paul Nicklen, criador da Sea Legacy, no qual além de sua documentação do Planeta, admiro muito seu pensamento.
“Sonho com um dia em que possamos olhar nos olhos de um animal e dizer: “Sou responsável por você. Estou aqui para protegê-lo e proteger tudo o que você representa. Em vez de cidadãos preocupados desta Terra, a maioria da humanidade se tornou consumidor e esse consumo em massa ocorre às custas da vida selvagem e de seu habitat. À medida que destruímos o mundo deles, destruímos o mundo. Olhe para dentro de si mesmo e compreenda que você é cidadão, guardião, embaixador e membro importante dessa tribo da Terra que foi colocada aqui por uma razão. Essa razão é proteger e preservar um planeta que evoluiu para uma perfeição após 4 bilhões de anos. Estamos na hora final e esta é a nossa última posição. Estamos juntos nisto.”
Deixe um comentário