Independente da época do ano ou lugar, estar preparado para as intempéries do clima é fundamental para praticantes de atividades ao ar livre. Uma trilha simples pode se tornar um perrengue se você não estiver preparado. Planejamento é fundamental, por isso antes de sair, cheque nos aplicativos e sites a previsão do tempo.
Com a ajuda do guia de montanha Eduard Cotrim aqui estão algumas recomendações de como enfrentar condições climáticas adversas ao ar livre.
Dica de ouro: para qualquer imprevisto, tenha sempre em sua mochila uma roupa impermeável.
Granizo
Tomar uma chuva de granizo gera um desconforto por ter as pedrinhas batendo em seu corpo, mas o grande perigo dessas nuvens é a formação de raios. Em muitos casos a melhor alternativa é buscar um abrigo e esperar a chuva passar, muitas das vezes, ela dura pouco. Se não for possível, continue em frente protegendo sua cabeça e mãos das pedras, os locais mais sensíveis de se tomar uma pedrada de granizo são orelhas e unhas.
Ok, estou escondido e os raios começam, o que fazer?
Raios
O cenário mais assustador para qualquer praticante de atividade outdoor! Então o que fazer em casos de raios?
-Jamais se abrigue debaixo de árvores ou estruturas metálicas.
-Saia imediatamente do topo! Largas planícies também devem ser evitadas.
-Abrigar-se em uma caverna ou pedra pode ser interessante. Porém só estará realmente protegido se a profundidade do local for maior que a boca de abertura. Se o local for adequado, não se apoie nas paredes, pois elas também pode conduzir eletricidade.
-Utilize a posição de cócoras, você também pode pisar em sua mochila até a tempestade passar, usando-a como isolante.
Além disso, fique atento aos sinais! Nem sempre é claro como uma nuvem negra vindo em sua direção ou uma tempestade já caindo sobre você. Às vezes, uma chuva pode estar caindo há quilômetros de distância e um raio cair onde você está. Um dos sinais é a estática na atmosfera, se você ver o cabelo de alguém levantando, desça imediatamente de onde está e tome as medidas de segurança. Este é um sinal que o local está com uma alta concentração energética e que a possibilidade de um raio cair ali é real e alta.
Chuva
A nossa recomendação é que você redobre a atenção com o terreno pois tudo fica mais escorregadio. Fique atento que num ambiente de montanha, a chuva pode agravar o frio, facilmente levando uma pessoa a entrar em hipotermia. Estar com roupas adequadas, bem alimentado e hidratado evita esse problema. Outro ponto é que, uma chuva volumosa pode gerar transbordamento de rios, pequenos córregos e cachoeiras, então bastante atenção em trilhas que você precisa cruzar rios.
Atenção também onde você monta seu acampamento, muitas vezes as pessoas querem acampar próximo da água por ser mais prático e bonito. Mas, isso pode se tornar uma grande armadilha em caso de chuva.
Frio
Seja no Brasil ou no exterior o procedimento é o mesmo. Vista-se em camadas e com roupas selecionadas de acordo com o frio que você prevê que irá pegar. Atenção especial aos pés, mãos e cabeça, pois em frio extremo são locais muito vulneráveis. Jamais utilize álcool como artificio para te esquentar, isso só irá piorar a situação. Fogueiras também devem ser evitadas pelo grande risco de propagação de incêndio florestal.
Curtiu as dicas? Salva esse post pra sempre poder consultá-lo.
Deixe um comentário