O fenômeno da Aurora Boreal ocorre, principalmente, acima do círculo polar ártico (hemisfério norte), para que esse fenômeno aconteça e possa ser visto é preciso três condições básicas: Intensa atividade solar (o que é diferente de luz solar), escuridão e céu limpo (sem nuvem).

Essas condições são monitoradas por aplicativo, mostrando a janela adequada para a visualização. Os melhores lugares são: Norte do Canadá, Groelândia, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia.

Quando a atividade solar está muito intensa as chances de ver a Aurora Boreal mais ao sul também existem. Nossa equipe esteve na cidade de Skjervoy, na Noruega no mês de novembro. A Aurora Boreal estava muito intensa e maravilhosa. Pegamos um voo para Frankfurt em seguida outro voo para Tromso. O deslocamento até Skjervoy foi de barco. Segundo moradores locais, elas são mais intensas no outono e inverno, quando o dia é curto e a noite longa.

Sugerimos que programe sua viagem entre os meses de setembro e final de fevereiro/início de março. Em alguns lugares mais turísticos, diferente de Skjervoy, acontecem as famosas “caçadas à Aurora Boreal” onde o objetivo é fugir das luzes das cidades para melhor observação desse show da natureza, as dancing lights.

Leve com você um conjunto de Segunda Pele para temperatura muito baixa (ThermoPlus), uma blusa de fleece intermediária e um bom casaco grosso impermeável! Não esqueça de manter aquecidos pés, cabeça, pescoço e mãos !

Uma dica para registrar essa experiência é ter consigo um tripé (você pode alugar lá) e uma câmera que permita alta exposição. Como as luzes literalmente dançam no céu, a foto captura esse movimento. Esse registro de imagem não é possível ser feito com a maioria dos celulares. Boa caçada à Aurora Boreal e na volta compartilhe sua experiência com a gente!

Um abraço, Dr. Viagem