Fotografar na natureza oferece uma oportunidade única de documentar os seus momentos e a imensidão dos lugares que esteve.

A facilidade de estar sempre com o celular e as novas tecnologias que permitem boas câmeras na palma da mão formam a união perfeita para os retratos a qualquer momento.

Nesse post, vamos dar 3 dicas básicas para você que quer aprender a fotografar com o celular!

1. Aproveite a luz natural: Fotografe durante as horas de ouro, ao amanhecer ou entardecer, para obter uma luz suave e quente que realça as cores naturais. Evite luz direta e intensa do meio-dia, com o sol a pino não é um bom momento para fazer fotos de pessoas, por causa das sombras que causa sob os olhos e nariz. Se você está em um local com árvores ou outro tipo de cobertura que ofereça sombras de forma irregular, a ideia é usar os pontos em que a luz bate como um holofote, destacando o motivo da sua foto.

  

Fotos: Lucas Ruegemberg e Fábio Quireli

2. Foco no enquadramento: Escolha ângulos interessantes e destaque elementos naturais, como linhas, padrões e texturas. Mantenha o horizonte nivelado e experimente diferentes perspectivas para criar composições visuais. Velha conhecida dos fotógrafos e até mesmo embutida na maioria dos apps para celular, a Regra dos Terços é uma forma simples e fácil de acertar a composição das suas fotos. A ideia é que você use as junções entre as linhas horizontais e verticais para posicionar o horizonte ou os objetos mais importantes da cena.

 

   Fotos: Fábio Quireli e Cristian Dimitrius

3. Mantenha a estabilidade: Use as duas mãos para segurar o celular e evite zoom digital, pois pode comprometer a qualidade da imagem. O flash também não é uma boa pedida, por ser uma luz de breve alcance, impacta no balanço das cores e em contraste, além das sombras. Se a fotografia precisa ser feita a noite, procure usar luzes externas, faroletes, leds a bateria, e outros similares.

Foto: Lucas Ruegemberg

Dica de Ouro para você que vai viajar para destinos frios: tenha uma Luva Articulada ThermoFleece para poder mexer no celular tranquilamente durante as viagens. Ou luvas com a tecnologia touch screen na ponta do dedo polegar que permite o manuseio do celular sem precisar tirar as luvas.

Foto: Carolina Oliveira