Boulder é uma modalidade de escalada praticada em pequenas formações rochosas ou paredes artificiais, geralmente em paredes de até 6 metros de altura, sem o uso de material tradicional de proteção, como cordas, cadeirinha ou mosquetões. Nessa modalidade, os escaladores usam crash pads (colchões de proteção) para amortecer quedas.
Pela sua pequena dimensão, a escalada em boulder costuma ser mais intensa fisicamente e tecnicamente do que em vias mais longas. O foco está na força, técnica e agilidade para superar os desafios dos problemas de escalada. Mas não precisa ficar acuado, cada boulder tem uma escala de dificuldade que começa no V0 (mais fácil) e vai até o V17 (mais difícil) então quanto maior o número, maior a dificuldade. Essa modalidade é a mais popular hoje, a maioria das academias de escalada indoor são de Boulder, tornando o esporte de mais fácil acesso.
As outras modalidades de escalada são: escalada esportiva, tradicional, psicobloc e alta montanha (alpinismo).
Como surgiu?
No final do século 19, aparecem os primeiros registros da prática de boulder. Os montanhistas europeus descobriram que praticar esses movimentos específicos em pequenos blocos próximos ao chão era um ótimo treinamento; assim, eles conseguiam lapidar a técnica e ganhar força para enfrentar os desafios de escaladas mais longas em alta montanha.
Poucas décadas depois, na primeira metade do século 20, a área de Fontainebleau, na França, se estabeleceu como um dos principais destinos de escalada na Europa, principalmente por seus inúmeros boulders. Foi aí que começou a surgir a primeira leva de atletas que se especializaram nesta nova modalidade.
Boulder é uma modalidade olímpica!
Nos Jogos Olímpicos, a escalada esportiva envolve três modalidades: boulder, velocidade e guiada. No boulder, os atletas escalam paredes menores utilizando o colchão como segurança, o objetivo é conseguir executar os percursos em cinco ou quatro minutos que são boulders difíceis de visualização que exigem muito do escalador fisicamente e mentalmente.
A prova de velocidade é uma corrida contra o relógio em rodadas de eliminação, um contra um, que combina precisão e explosão física. Os atletas escalam uma parede de 15 metros de altura em menos de cinco segundos para homens e sete segundos para mulheres.
Na prova guiada (lead), os atletas sobem o mais alto que conseguirem em uma parede de mais de 15m de altura em seis minutos. Os percursos desta prova são progressivos, exigindo que atleta seja eficiente em cada movimento, poupando energia para conseguir chegar ao final da rota.
Uma ótima analogia para ficar fácil de entender, o Speed (velocidade) é como uma prova de 100 metros rasos no atletismo, o atleta tem que ser muito rápido, mas o percurso não é difícil; o Lead (guiada) é como uma maratona, prova de resistência onde o atleta tem que ser eficiente e poupar energia para chegar no final; o Boulder é difícil de comparar com outro esporte.
5 dicas para quem está começando no Boulder
1 – Aqueça o corpo e as articulações antes de começar a escalar, mas aqueça de verdade!! Tem que sair suando do aquecimento.
2 – Aumente o grau de dificuldade aos poucos para não forçar o corpo em movimentos incertos e evitar quedas desnecessárias.
3 – Se ligue no seu redor, se há pessoas acima ou abaixo de você. Resumindo: fique atento.
4 – Aprenda a cair. A vida de um escalador é feita de quedas muito mais do que sucesso, então cair de forma correta é essencial para não se machucar.
5 – Trabalhe mais técnica do que força bruta, o boulder é um esporte criativo!
Colaborou com esse texto o atleta de escalada Alex Mendes.
Deixe um comentário