No mundo dos esportes ao ar livre, uma nova prática vem ganhando destaque: o fastpacking. Misturando corrida de trilha e mochilas leves, a prática é uma abordagem que permite aos atletas cobrir grandes distâncias em terrenos variados de forma rápida e eficiente, enquanto carrega apenas o essencial.
O termo tem sua origem baseada nas tradições dos exploradores de longa distância e nos atletas de endurance. No entanto, ele ganhou destaque com o advento das redes sociais e fóruns online dedicados ao estilo de vida ao ar livre, onde os entusiastas compartilham experiências, dicas e rotas.
Ao longo dos anos, o fastpacking evoluiu para incluir uma variedade de abordagens e técnicas, desde corridas de longa distância em trilhas até viagens autossuficientes em terrenos remotos. A ascensão das corridas de ultramaratona em trilhas, como a Western States Endurance Run e a Ultra-Trail du Mont-Blanc, também contribuiu para a popularização da modalidade.
Com o avanço da tecnologia e o acesso a equipamentos mais leves e funcionais, o fastpacking continua a atrair entusiastas, desde atletas de elite em busca de desafios extremos até amantes da natureza que desejam experimentar uma nova maneira de se conectar com o ambiente ao seu redor.
Para ajudar você a se preparar para uma corrida de trilha, nós pegamos algumas dicas com o atleta de SkyRunning Daniel Nogueira (@boynogueira), confere com a gente!
1 - Daniel, conta pra gente o que é a modalidade Skurunning? E quais as distâncias percorridas em cada prova?
De acordo com a definição da International Skyrunning Federation (ISF), órgão independente que administra o esporte no mundo, para receber essa denominação as provas devem alcançar no mínimo os 2.000 metros de altitude e inclinação maior que 30%.
SkyRace – denominação genérica de provas skyrunning com mínimo de 20 Km e 1.300m de ascensão vertical.
SkyMarathon – mínimo 30 Km; menos de 5 horas para o vencedor; mínimo 2.000m de ascensão vertical ou alcançar 4.000m de altitude.
Ultra SkyMarathon – Corridas com percurso entre 50 Km e 99 Km com mais de 3.200m de ascensão vertical. Vertical Kilometer – Corridas com ascensão de 1.000m em terreno variado que não exceda 5 Km de percurso. Pode receber a denominação de Vertical Kilometer dupla ou triplo de acordo com a diferença de altitudes alcançadas (Exemplo: de 0 – 1,000m, 1,000 – 2,000m, 2,000 – 3,000m).
2 – Como é a sua preparação diária, nos treinos e na alimentação, para enfrentar os desafios?
Para enfrentar essas montanhas é necessário muito treino.O meu consiste em 10 a 12 treinos semanais, divididos em treinos técnicos, alongamentos e mobilidade, musculação e rodagens de corrida. Uma alimentação também toda regrada e adaptada para a minha rotina, tendo como objetivo achar o equilíbrio entre estar leve e ter força para enfrentar as montanhas.
3- Qual é o seu conselho para quem está iniciando na corrida de trilha agora?
O Trail Running é um esporte para quem gosta de natureza. Ache o seu desafio, se prepare, com uma boa alimentação, um bom treinamento e um bom equipamento você vai longe. Sempre respeitando o seu limite e o mais importante respeitar a MONTANHA.
4- Qual a importância de estar com um equipamento leve e de qualidade, que não incomode na trilha?
Investir em equipamentos leves e de qualidade é essencial para desfrutar ao máximo da experiência das trilhas, garantindo conforto, segurança e desempenho. Sou atleta de alto rendimento do esporte e garanto que faz diferença na trilha estar com um equipamento de qualidade. Levo meus equipamentos Curtlo sempre para as minhas aventuras podendo desfrutar ao máximo e garantir os melhores desempenhos nas corridas.
Fastpacking X Corrida em Trilha
A principal diferença entre fastpacking e trail running é que inclui pelo menos uma noite de acampamento. Mas, não se engane, a modalidade exige que você leve apenas o essencial para uma viagem de vários dias, visando itens leves e versáteis, sem abrir mão da segurança. É preciso planejamento e preparação para escolher o equipamento certo para seus objetivos específicos de viagem.
Escolha seu equipamento
Como você está correndo com uma mochila carregada nas costas, é essencial que você tenha um equipamento de performance. Opte por mochilas que tenham ajustes precisos e ergonômicos, aqui na CURTLO, temos algumas opções:
Coletes de hidratação , Mochilas de hidratação , Mochilas Multiuso .
O peso da mochila dependerá de quantos dias você estará fora, do clima, da estação, entre outros fatores. Em um extremo, o fastpacker mais minimalista pode carregar uma mochila de 12 litros pesando 4,500Kg. Por outro lado, o menos minimalista pode levar entre 9Kg e 10Kg.
Deixe um comentário