Então você encontrou alguém incrível: inteligente, apaixonado, gentil e até amante de cachorros!

Mas quando o assunto é camping, trilhas e escaladas (...som dos grilos...)

Tá bom, olha, se você foi sortuda o suficiente de encontrar alguém com tantas qualidades, não é o assunto “atividades ao ar livre” que vai ser um empecilho.

Talvez o amor da sua vida tenha sido criado em uma família que tinha hobbies diferentes, ou eles tiveram uma vida mais urbana. E tudo bem!

Ser uma “pessoa da vida ao ar livre” é bastante subjetivo, pois existe um universo enorme de possibilidades dentro desse estilo de vida. Se você realmente deseja que o seu parceiro de vida se torne seu companheiro de aventura (e ele manifestou interesse em conhecer seu mundo), temos algumas dicas valiosas para tornar essa transição suave e empolgante!

Igualando o campo de jogo

Nas primeiras atividades juntos, procure evitar a posição de instrutor. Escolha atividades próximas de casa, novas para ambos, e adequadas aos níveis de habilidade e condicionamento físico de ambos. Uma caminhada diferente, alugar caiaques, fazer um pic-nic ou até acampar em um lugar com mais estrutura são ótimas opções. A ideia é aprender e descobrir juntos, transformando a experiência em algo do casal, não apenas seu.

Roupa adequada para a ocasião

Como o seu parceiro está explorando algo novo, muito provavelmente ele não vai ter equipamentos e roupas específicas para atividades ao ar livre. Então, no começo, tudo bem usar tênis, camiseta e moletom para fazer uma caminhada mais curta e fácil, em clima ameno.

No entanto, em condições adversas ou trilhas mais longas, o entusiasmo do seu parceiro pode ser prejudicado caso ele não esteja confortável. Por isso, a dica aqui é evitar tecidos como o algodão, que retêm umidade, optando por roupas técnicas e tecidos respiráveis.

Calçados flexíveis, como tênis de corrida para trilhas, são uma boa opção para começar. Mas, ao evoluir, vale a pena investir em uma boa bota de trilha, que dê suporte ao tornozelo, proporcionando mais estabilidade e protegendo a articulação em possíveis entorses.

Não esqueça das meias adequadas! Sugiro uma Meia Liner (mais fina e respirável) e uma Meia Trail por cima (que absorve a umidade).

Os acessórios de vestuário também podem melhorar o conforto durante a trilha. Boné e chapéu com proteção UV para dias ensolarados, e gorro, luva e protetor de pescoço para dias mais frios.

Uma boa mochila, com fitas de ajuste peitoral e barrigueira, também fazem a diferença!

Lembrando que, se seu parceiro se veste com confiança e conforto, superando os obstáculos do clima, você eliminou as maiores barreiras para uma introdução agradável às atividades outdoor. E aos poucos vocês dois, juntos, vão melhorando os equipamentos e entendendo o que funciona melhor para cada um. As atividades ao ar livre não são sinônimo de perrengue. Só passa perrengue quem não está preparado e bem equipado.

Roupas para todas as estações

Roupas de qualidade para atividades outdoor são funcionais e estilosas. Peças leves para o verão e camadas quentes para o inverno podem se tornar itens essenciais no guarda-roupa casual. Tecidos respiráveis e de secagem rápida, são práticos e versáteis, perfeitos não aapenas para aventuras, mas também para momentos relaxantes junto à fogueira em casa ou no acampamento.

Aluguel de equipamentos para novos aventureiros

Se você tem equipamentos extras, ótimo, mas priorize o conforto e a qualidade. Hoje em dia é possível alugar equipamentos, permitindo que seu parceiro experimente e escolha o que se adapta melhor. Leve-o para experimentar diferentes peças e tamanhos, contando com a orientação de especialistas. Este pode não ser o encontro perfeito, mas investir um tempo para essa preparação inicial pode evitar contratempos e garantir uma experiência mais agradável quando o grande dia chegar.

Preparando o terreno para o sucesso

O que pra você pode ser uma trilha fácil, pro seu parceiro pode não ser. Por isso é importante ser realista sobre as capacidades do seu parceiro e respeitar os limites dele. Comece com atividades curtas e fáceis, até que ele expresse interesse em desafios maiores. Ao proporcionar uma transição suave, você não apenas compartilha sua paixão, mas também constrói juntos memórias incríveis! Afinal, a beleza do universo outdoor é ainda melhor quando compartilhada com quem amamos. Boas aventuras!