Por que quando pensamos em viagens acabamos imaginando viagens para o exterior?
Podemos também refletir: Por que temos a tendência a supervalorizar produtos e serviços de outros países? Todo lugar tem seus prós e contras, mas a grama do vizinho sempre tende a parecer mais verde, não é mesmo?
Por isso que não podemos esquecer de enaltecer o que o Brasil tem a oferecer.
Um país com tanta diversidade, com a maior biodiversidade do MUNDO, com tantas paisagens impecáveis, pessoas incríveis, miscigenação de culturas e qualidade na obra prima, merece realmente a nossa atenção. Merece que valorizemos mais! Consumimos tanto do exterior, que somos muitas vezes nos tornarmos preconceituosos com quem o que é produzido em solo nacional. Por isso, vamos refletir um pouco mais?!
Para essa viagem de 3 meses, montamos um roteiro bem variado, saindo do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e chegando até o Tocantins, o ponto mais no extremo norte da viagem. A partir de lá, começamos a descer novamente, passando pela costa do Brasil.
Nossas principais paradas foram:
Foz do Iguaçu:
Em Foz ficamos em torno de 5 dias e visitamos os principais atrativos: Cataratas lado Brasileiro e Argentino + Macuco Safari, Templo Budista, Usina de Itaipu e City tour no Paraguai. Foz do Iguaçu é um lugar em que todos que tiverem a oportunidade devem ir conhecer, um espetáculo da força da natureza!
Bonito – Mato Grosso do Sul:
Em Bonito, permanecemos 7 dias. Fizemos os seguintes passeios: Nascente Azul, Cachoeiras da Serra da Bodoquena, Gruta do Lago Azul e Gruta São Miguel, Abismo Anhumas, Rio Sucuri, Arvorismo e Boia Cross. Bonito, apesar
de já ser um lugar super turístico, ainda preserva lindamente muito suas riquezas. A transparência e limpeza das águas são absurdas, nos proporcionando enxergar com os próprios olhos a vida acontecendo.
Pantanal – Mato Grosso:
Pantanal foi talvez o lugar mais emocionante de toda a viagem! Para quem ama animais e natureza, é uma imersão total. Fizemos passeios espetaculares, incluindo focagem noturna, safari na transpantaneira e vários passeios de
barco para avistamento de animais. Por lá os locais exalam sabedoria pelos poros e gritam que aprenderam com os irmãos índios. É bonito de se ver a paixão pelo Pantanal, a maior planície inundável do mundo.
Chapada dos Veadeiros – Goiás:
A Chapada dos Veadeiros sempre foi um lugar que nos encantou muito. A região, pertencente ao cerrado brasileiro, fica no estado de Goiás, pertinho de Brasília. A região é procurada pelos amantes de natureza, já que oferece paisagens (principalmente cachoeiras) de tirar o fôlego e também pelo seu lado esotérico, já que possui uma energia toda especial. Por lá, visitamos novamente alguns lugares e conhecemos alguns novos: Mirante da Janela, Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Candaru, Vale da Lua, Cachoeira do Segredo e a Cataratas dos Couros.
Jalapão – Tocantins:
Um dos destinos mais procurados hoje em dia no Brasil! Seria um deserto, se a região não fosse também um paraíso das águas, que há milhares de anos já foi mar. Do cerrado ralo em um solo arenoso e difícil de percorrer, até as nascentes, rios, cachoeiras e fervedouros que são abundantes em toda parte, este é um território sagrado de boas aventuras, pessoas queridas e conexão com a natureza. No Jalapão, conhecemos alguns dos principais pontos, como a Lagoa do Japonês, a Pedra Furada, a Cachoeira da Velha (onde realizamos rafiting), as Dunas do Jalapão, Cachoeira da Formiga, Fervedouro Encontro das Águas, Fervedouro Buritizinho, Fervedouro Bela Vista, Fervedouro Macaubas e Fervedouro Alecrim.
Rio de Janeiro (foto)
Passamos rapidamente pelo RJ, mas não poderíamos deixar de fora! Mesmo que em poucos dias, tivemos a oportunidade de curtir a vibe carioca. Aproveitamos para subir até o Mirante Dona Marta, curtir a praia de Copacabana e fazer a trilha do Morro da Urca.
Petar – São Paulo (foto)
Um lugar simplesmente impressionante! O Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é o maior complexo de cavernas do Brasil, onde se abrigam mais de 400 delas! Por lá, fomos até a caverna do Piraia, Caverna Santana, Caverna
Morro Preto, Caverna Água Suja e Ouro Grosso. Cada uma, com sua beleza peculiar e muita história.
Parque Nacional de Itatiaia – Minas Gerais (foto)
Para quem ama montanhas, como a gente, o Itatiaia é imperdível também. Além de ser o primeiro parque nacional do Brasil, é berço de alguns dos cumes mais altos do Brasil. Por lá, fizemos a trilha até o Pico das Prateleiras e o Morro
do Couto. Uma vibe indescritível!
Ponta Grossa – Paraná
A região de Ponta Grossa serve muito bem os amantes de vida outdoor, com atrativos bem diferenciados. Os lugares em que visitamos: Cachoeira da Mariquinha, Buraco do Padre, Dolinas Gêmeas e Cascata do Rio São Jorge.
Florianópolis – Santa Catarina
Já nas praias mais belas do sul do Brasil, tínhamos dois objetivos principais: voltar a fazer a trilha da Lagoinha do Leste até o Pico da Coroa, que oferece uma das melhores views de Floripa, e também participar do projeto da Route, que recolhe os lixos das praias do Brasil afora e também no mundo. Incrivelmente a praia parecia super limpa, mas foram sacolas e mais sacolas de lixo retirado, separado e enviado para o destino correto.
Praia do Rosa – Santa Catarina
Ainda em Santa Catarina, aproveitamos um tempinho na praia do rosa. Para quem, assim como nós, curte uma trilha e não só ficar na beira da praia, a Praia do Rosa é um destino ótimo. Fizemos as três trilhas principais da região: Rosa Sul - Praia do Luz , Rosa Norte - Praia Vermelha e Trilha do Caminho do Rei.
Foi um grande prazer para nós, nesta viagem em que o foco era exatamente o Brasil, levar conosco roupas e acessórios da Curtlo - empresa brasileira que prima pela alta qualidade e durabilidade! Mesmo brigando com produtos importados, pudemos testar e aprovar a qualidade do que utilizamos nesta viagem.
Foi também um enorme privilégio poder conhecer um pouquinho mais do nosso querido país, mostrando para todos o que temos em casa. Uma vez que por aqui o que não falta é o acolhimento, tanto da natureza quanto das pessoas.
Deixe um comentário