Olá pessoal! Somos Carla e Elio do blog Expedição Andando por aí, embaixadores da Curtlo com muito orgulho!

Estaremos uma vez por mês, aqui no Blog da Curtlo, apresentando algum destino e suas curiosidades, das nossas aventuras que já realizamos nos últimos 8 anos percorrendo o Brasil e a América do Sul.... E para começar, vamos falar um pouco do nosso projeto ‘Parques Nacionais do Brasil’, onde nosso objetivo nos próximos anos, é continuar conhecendo essas áreas de preservação da flora e fauna, por meio das atividades de trilhas e travessias, divulgando a necessidade da preservação e estimulando o convívio das pessoas com o meio ambiente.

O Brasil tem oficialmente 73 Parques Nacionais distribuídos em todo o território Nacional, abrangendo quase todos os nossos biomas. São 21 PARNAS na Amazônia (que protegem cerca de 5% do bioma), 24 na Mata Atlântica (que protege cerca de 1%), 15 no Cerrado, 9 na Caatinga, 1 no Pantanal e 3 no bioma marinho. Apenas os Pampas não possuem um Parque Nacional dentro do sistema.

Administrados pela ICMBio, o objetivo da fundação desses parques é: a preservação dos ecossistemas, realização de pesquisas científicas, desenvolvimento da educação ambiental e claro, o turismo ecológico. Para o turismo ecológico os parques contam com o Plano de Manejo e Uso Público, um documento que detalha os limites de utilização e visitação de cada parque, baseados nos riscos que possam ocorrer a sua fauna e flora. Dos 73 parques, 50 já possuem o Plano de Manejo (então oficialmente abertos ao público) e 11 estão com o plano em elaboração.

O primeiro Parque Nacional criado foi do Itatiaia em 1937 no Estado do Rio de Janeiro e hoje faz parte do top 10 dos mais visitados no Brasil. A lista dos Parques mais visitados é: Tijuca RJ; Foz do Iguaçu PR; Jericoacoara CE; Fernando de Noronha PE; Serra da Bocaina RJ; Brasília DF. No ano de 2017, o ICMBio registrou o maior número de visitantes na totalidades de suas Unidades de Conservação, chegando a 10,7 milhões de pessoas.

Nós, do Expedição Andando por ai, já visitamos 24 dos 73 Parques Nacionais e temos o prazer de, nos próximos posts aqui no Blog da Curtlo, relatar e apresentar fotos e fatos desses parques, bem como incentivar a você a visitar alguns deles, pois acreditamos que ‘A gente só preserva aquilo que conhece!’.

No próximo post, falaremos um pouco mais sobre o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Até breve! Carla e Elio - Blog Expedição Andando por aí