Está buscando por dicas para um trekking sensacional? Nós temos! Confira nossas cinco dicas para praticar trekking pelo mundo, em um texto feito em colaboração com a Agência Venturas Viagens:

1. Trekking nos Atlas e escalada do Tubkal, Marrocos

A noroeste da África existe a Cordilheira do Atlas. Com montanhas de mais de 4 mil metros de altitude e picos nevados que se estendem por cerca de 2.400km, cortando Marrocos, Argélia e Tunísia. Na outra ponta do continente, há o segundo maior deserto do mundo. A trilha mais interessante começa na cordilheira, atinge a sua montanha mais alta, Tubkal. Ao final, um incrível pôr do sol entre as dunas do deserto do Sahara e um jantar sob o céu estrelado para encerrar a jornada.

2. Vulcão Arenal em La Fortuna, Costa Rica

Já pensou subir um vulcão adormecido? A cidade de La Fortuna fica ao norte da Costa Rica, aos pés do Vulcão Arenal, ainda ativo. Ao seu lado, encontra-se o Cerro Chato, um vulcão já extinto há muitos anos. São 2h de caminhada dentro da mata. A atividade é um pouco puxada, mas todo o esforço é recompensado com uma lagoa belíssima que se encontra dentro da cratera do vulcão. Depois de nadar para recuperar as energias, o dia termina nas águas termais.

3. Trilha Inca até Machu Picchu, Peru

Conhecer o Machu Picchu é quase obrigatório para quem pretende visitar o Peru. Mas nem todos se aventuram pela trilha antiga, que os Incas abriram na mata e ligam a cidade de Águas Calientes até o Vale Sagrado. O percurso de 45km dura quatro dias de caminhada. É possível fazer esse passeio por conta própria, porém, o mais aconselhável é ir em expedições, assim você terá suporte de uma equipe que ajudará com seus pertences e comida. Há também a possibilidade de fazer apenas parte da trilha, o que exigirá menos esforço e tempo, mas ainda lhe proporcionará uma incrível experiência.

 4. Cáucasos, Rússia

Entre o Mar Cáspio e o Mar Negro existe uma cadeia de montanhas ainda pouco explorada. Uma ótima opção é seguir desde a cidade de Mineralnye Vody até o pé da cordilheira, onde é possível avistar o Monte Elbrus, um vulcão extinto, com seus dois cumes nevados. Chegar aos topos desse vulcão não é uma tarefa impossível, mas requer um pouco de preparo por causa das distâncias percorridas e altitude.

5. Campo Base do Monte Everest, Nepal

Escalar o Monte Everest não é para todos. O que poucas pessoas sabem é que chegar ao pé da montanha mais alta do mundo também é uma aventura e tanto. Esse é um dos percursos mais buscados pelos aventureiros no Nepal. Não é para menos: a trilha começa em Lukla, no Himalaia, e segue por alguns dias até o Campo ao pé da montanha. Chegar até lá é uma grande conquista recompensada por belíssimas paisagens.