João Marcos Rosa

 

João Marcos Rosa é um contador de histórias visuais ligadas ao meio ambiente.

Desde 2004 é colaborador da National Geographic onde publicou reportagens que tratam desde espécies ameaçadas, como as harpias, ao protagonismo feminino na ciência na série Mulheres na Conservação.

Seus trabalhos ainda podem ser encontrados em revistas como GEO, BBC Wildlife, Terra Mater e já ilustraram campanhas para Greenpeace, UNESCO e WWF.

É autor dos livros Harpia (2010), Arara Azul Carajás (2015) e Jardins da Arara de Lear (2018) e Diário de um Outono Particular (2020). Entre as exposições realizadas estão “Mormaço na Floresta”, exibido na Galeria dos Povos Indígenas em Brasília e “Territórios e Encontros” na Fotogaleria a Céu Aberto, em Montevidéu. Em 2016, a convite do Horniman Museum, em Londres, expôs o trabalho “Fauna Brazil” e, nesse mesmo ano, participou da exposição “Brazlilica”, do St. George’s Hall, em Liverpool. Vencedor de diversos prêmios, como o World Bird Photo Contest, Itaú/BBA, New Holland Fotojornalismo e Avistar, João Marcos Rosa também tem fotografias emblemáticas publicadas nos livros “Back from the Brink” (Cemex, 2017), “A Geography of Hope” (Cemex, 2106), “Facing Extinction” (T&AD Poiser, 2010), entre outros. É um dos sócios da NItro Histórias Visuais, produtora audiovisual com sede em Belo Horizonte.

Galeria de Fotos