Designer gráfico e fotógrafo de profissão, mas desde a adolescência sempre pratiquei campismo e caminhadas pela América do Sul. No Brasil desde 1985, conheceu a Serra Catarinense, mais precisamente o município de Urubici, em 1991. Numa primeira travessia de 5 dias pelo Campo dos Padres, procurando a nascente do Rio Canoas, viu que era o lugar que escolheria para viver. Durante os anos seguintes guiou grupos em travessias de trekking e assim foi surgindo a Corvo Branco Expedições.
Em 1997, junto com a esposa Gisele Carreires, compraram uma pequena propriedade na Serra do Corvo Branco e nasceu o Refúgio de Montanha Rio Canoas, que se trata de uma pequena pousada para 10 pessoas e um albergue para 14 pessoas, somado as atividades da Corvo Branco Expedições. Este empreendimento foi pioneiro em ecoturismo na região serrana de Santa Catarina e principalmente a base ideal para as pessoas ligadas com a cultura de montanha, que viam no Refúgio o comprometimento das atividades com a conservação da natureza.
É de destacar a atuação do casal à frente da ONG Instituto Serrano de Conservação da Natureza, a parceria com o Parque Nacional de São Joaquim e a criação da Semana do Ecoturismo de Urubici. Em 2005 Juan Rivas editou o livro “Serra Catarinense. As Montanhas do Sul do Brasil” com projeto gráfico e fotos de autoria própria. Possui arquivo fotográfico de vários países andinos, Alpes Italianos, África do Sul e Brasil.