América do Sul

Bolívia, Peru e Chile

  • R.
    São Bernardo do Campo - 05/06/2016 11:50:00
    Boa tarde,

    Eu e minha amiga iremos fazer um mochilao pela Bolivia, Peru e Chile por um mês percorrendo diversos lugares. Gostaria de saber qual mochila você nos recomendaria? Tenho 1.62 m e ela 1.59.

    Obrigado!
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 11:50:00
    Olá Rodrigo,

    Cara!… que delicia!… Sabe que morei um tempo no Chile quando tive oportunidade de viajar todo o país e parte da Bolívia e Peru também e já vou te adiantando… vai faltar muita coisa… (rs)… planeje muito bem seu itinerário para aproveitar o máximo possível o tempo de vocês pelas distancias e acessibilidades!… ok?
    Como sua pergunta não é sobre roteiro não vou entrar em detalhes, fica aquela vontade de ser uma conversa de boteco tomando uma cervejinha, ou melhor, nesse frio tomando um chocolate quente ou cappuccino… más visite outar consultas no nosso site que podem dar umas dicas interessantes: https://www.curtlo.com.br/dr_viagem.asp
    Agora sim quanto a sua consulta, já vou lhe dizendo que o “tamanho que importa” não é nem o da mochila nem o do mochileiro e sim desse espírito de liberdade que vocês carregam dentro de vocês!… Para nós da CURTLO não importa se você é um atleta de performance ou uma pessoa como vocês que gostam de viajar pela natureza, o que realmente nos interessa é a atitude que vocês tem em relação a vida!… Parabéns!
    Publiquei em nosso Blog uma orientação sobre a escolha da mochila que poderá tirar algumas de suas duvidas: https://www.blogcurtlo.com.br/index.php/categorias/dicas-especiais/item/3102-como-escolher-sua-mochila
    Não aconselho vocês a levar uma cargueira muito grande tipo 75L, pela intenção de vocês a agilidade e conforto serão determinantes para o sucesso da viagem, algo em torno de 50 a 60L seria mais recomendável e para sua amiga uma de nossas mochilas com alças e costado feminino.
    Espero ter ajudado um pouco, más se necessário estaremos a disposição de vocês… ok?
    CURTLO, aonde você for!
    Agradeço sua consulta!
    Grande Abraço
    Dr. Viagem
  • O. C.
    Belém - 05/06/2016 14:45:00
    Olá, meu namorado e eu estamos planejando em fazer o nosso primeiro mochilão internacional.
    O período é de 15-20 dias no mês de dezembro (incluindo natal e ano novo).
    A ideia é fazer conhecendo os principais pontos da bolílivia/chile e Peru, com direito a trilha em machu pichu. O valor que dispomos no total é aproximadamente 10 mil reais.
    Gostaria de dicas de quais locais visitar em cada um desses países, como sair do Brasil (avião ou onibus) e como sair de um país para outro (bolívia-chile-peru).

    Como somos mochileiros de primeira viagem, todas as dicas são bem vindas.
    beijos
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 14:46:00
    Olá Olenka, tudo bem?
    Muito bacana é a experiência de viajar para fora do país e poder conhecer outros costumes e culturas… e com certeza mochilando isso acontece na sua forma mais legitima e original.
    Bem, pelo tempo de vocês para viajar eu começaria a procurar passagens baratas pela internet para qualquer um dos destinos que vocês escolheram… principalmente por se tratar da época de “final de ano”. Ai dependendo de por onde vocês vão começar e terão que retornar para voltar para o Brasil poderá estabelecer um roteiro mais adequado ao tempo, interesse e quanto vocês teriam de recurso depois de descontado as passagens aéreas.
    Viajar de ônibus pela Bolívia é muito barato pelo Peru e Chile também não é caro e uma experiência a parte se vocês tiverem tempo para os deslocamentos que podem ser longos e demorados pelas excessivas paradas. Planejem muito bem os itinerários para aproveitarem o máximo possível do tempo pelas distancias e acessibilidades!… ok?
    Como você citou que quer fazer a “trilha” em Machu Pichuu nessa época terei que prestar alguns esclarecimentos: Nesse caso, vocês não tem opção a não ser contratar o serviço de uma das dezenas de operadoras em Cuzco que acompanham os turistas pela famosa trilha clássica. Existem outros “acessos genéricos” para chegar até a cidade “perdida” dos Incas ou Águas Calientes (vila aos pés de Machu Picchu), que vão de outras caminhadas como a “Salkantay” ou por trem de Cuzco ou saindo de Ollantaytambo. Acredito que com uma rápida pesquisa na Internet, você terá toda informação.
    Sei que querem pagar menos, porém no caso específico de Machu Picchu… Nada é barato! O acesso e turismo são totalmente “controlados” pelo governo peruano! Cuzco é uma cidade linda, más cara!… Águas Calientes segue o mesmo padrão!… Logicamente vocês encontraram acomodações e serviços mais em conta afastados do centro turístico. Por isso, muitas vezes a contratação de um pacote pode ter um custo beneficio interessante!
    Caso queiram fazer tudo por conta e tentar economizar, ponham tudo na “ponta do lápis” e comparem tudo com pacotes oferecidos por agências especializadas… ok?
    Primeira dica, vocês devem fazer a reserva antecipadamente, sei que já escolheram dezembro, porém devem conferir a disponibilidade no http://www.machupicchu.gob.pe e notar que a trilha é bastante concorrida, o governo libera o absurdo de 500 pessoas por dia na trilha e 2500 em Machu Picchu!
    Como dissemos viajar de ônibus pelo Peru é barato já os voos para Cuzco chegam de La Paz (Bolívia) e da capital Lima, comprem o quanto antes para garantir bom preço!
    Se vocês quiserem visitar Machu Picchu (via trem, sem trilha nem Inca, nem Salkantay) podem comprar o boleto turístico para o passeio pelo Valle Sagrado em Cuzco e pedir pra ficar em Ollantaytambo para pegar o trem para Águas Calientes, já economizaram um pouco, apenas cuidado com os horários de saída do passeio e do trem… http://www.perurail.com
    Será um prazer continuar a sua consulta já que temos tempo e muita coisa para diagnosticar.
    Importante, não se esqueçam da vacina de febre amarela e de tirar o certificado internacional, no mínimo você vão economizar “propinas” e evitar problemas com a fiscalização boliviana. A melhor parte da Bolívia na minha opinião esta na região do altiplano boliviano e na região andina. Destinos como Salar de Uyuni, Sucre, Potosí e Oruro merecem uma consulta na internet. Se vocês pretende visitar mais lugares no Peru tente fazer seu roteiro passando pelo Lago Titicaca, existem surpresas interessantes como a incomum “Copacabana” e o visual de visita as ilhas do lago. Se de repente pretende visitar o Chile, tente passar pela região de San Pedro de Atacama. Visite outras consultas no nosso site que podem dar umas dicas interessantes: https://www.curtlo.com.br/dr_viagem.asp
    Viaje sempre leve, escolha bem sua mochila, ela será sua maior companheira nessa viagem. Consulte mais dicas no nosso Blog:
    https://www.blogcurtlo.com.br/index.php/component/k2/itemlist/tag/dicas
    Como última dica não se esqueça dos seus pés!… Um bom calçado fará toda a diferença, como o vestuário adequado também, essa época chove bastante em alguns lugares como nas montanhas onde se localiza Machu Pichuu.
    Espero ter ajudado um pouco e será um prazer continuar a sua consulta se necessitar de mais alguma ajuda… CURTLO, aonde você for!
    Abraços
    Dr. Viagem
  • J. D. P. L.
    Belo Horizonte - 05/06/2016 14:58:00
    Boa noite Dr. Viagem,

    Agradeço por ter respondido, e estou meio desatualizado sobre essa questão, sei que estou meio atrasado, devia ter aproveitado na época que foi lançado pela PRONATEC, por causa da Copa, mas ainda tenho esperanças de conseguir algo, e com a ajuda de quem conhece, ir me aprofundando mais na área, e me indicaria fazer cursos tipo de escalada, rapel, essas coisas? Por exemplo, farei um curso de Espeleologia, é uma boa? Aguardo qualquer retorno e mais uma vez agradeço a atenção, espero manter contato, abraço!
  • A. L. A.
    Rio de Janeiro - 05/06/2016 17:08:00
    oi dr viagem!! to planejando meu mochilao pela Bolivia,Peru e Chile. somente eu e Deus e de onibus!!! será agora em janeiro de 2015. indo e voltando por Santa cruz…por isso peço alguns toques. me ajudaaaa!!! vc acha que 3500 dá pra ficar de boa? pretendo ficar fora 26 dias. !!!!! e to com uma dúvida. quero fazer o atacama. então vc acha que devo aproveitar o tour do slar de yuni, tipo fazendo um bate e volta? e depois fazer Cusco e Machu pichuuuu??? se puder me ajudar agradeço… ah e tem tbm uma questao. posso levar meu secador e usar lá sem problema?????
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 17:09:00
    Olá Ana Letícia,
    Que delicia de aventura!… e muito bem acompanhada!… (rs)… Na verdade espero que você consiga companhia durante a viagem, essa seria a minha primeira dica, a segunda seria para você tomar muito cuidado com seus pertences na viagem de ônibus ou trem, principalmente se estiver sozinha… esse é o maior perigo em qualquer um dos países que você quer visitar!… ok?
    Importante, não se esqueça da vacina de febre amarela e de tirar o certificado internacional, no mínimo você vai economizar “propinas” e evitar problemas com a fiscalização boliviana. A melhor parte da Bolívia, na minha opinião, esta na região do altiplano boliviano e na região andina. Destinos como Salar de Uyuni, Sucre, Potosí e Oruro merecem uma consulta na internet. Se você pretende visitar o Peru também tente fazer seu roteiro passando pelo Lago Titicaca, existem surpresas interessantes como a incomum “Copacabana” e o visual de visita às ilhas do lago. Se de repente pretende visitar o Chile como disse, tente sim passar pela região de San Pedro de Atacama… um dos meus lugares preferidos em todos que já conheci.
    Viajar de ônibus pela Bolívia é muito barato e Peru também, uma experiência a parte se você tiver tempo para os deslocamentos que podem ser longos e demorados pelas excessivas paradas. Seu orçamento é suficiente, mas lembre que viajar sozinho é sempre mais caro na hora de ter privacidade ao se hospedar. Planeje muito bem seu itinerário para aproveitar o máximo possível o seu tempo pelas distancias e acessibilidades!… ok?
    Agora se você quer ir para Cuzco e Machu Picchu, prepare uma verba a mais e planejem tudo muito bem!… As vezes tenho a impressão que o Governo do Peru quer que os turistas paguem cada vez mais pelo “privilégio” de visitarmos a cidade “nada perdida” dos Incas e no caso específico de Machu Picchu… Nada é barato! O acesso e turismo são totalmente “controlados” pelo governo peruano! Cuzco é uma cidade linda, más cara!… Águas Calientes segue o mesmo padrão!… Logicamente você encontrará acomodações e serviços mais em conta afastados do centro turístico. Caso queira fazer tudo por conta e tentar economizar, ponham tudo na “ponta do lápis”… ok?
    Se você quer visitar Machu Picchu (via trem, sem trilha nem Inca, nem Salkantay) pode comprar o boleto turístico para o passeio pelo Valle Sagrado em Cuzco e pedir pra ficar em Ollantaytambo para pegar o trem para Águas Calientes, já economizarão um pouco, apenas cuidado com os horários de saída do passeio e do trem… http://www.perurail.com
    Espero ter ajudado um pouco e será um prazer continuar a sua consulta se necessitar de mais alguma ajuda.Viaje sempre leve, escolha bem sua mochila, ela será sua maior companheira nessa viagem.
    Um grande abraço,
    Dr. Viagem
  • A. L. A.
    RIO DE JANEIRO - 05/06/2016 17:12:00
    me ajudouuuuu muitoooo. rsrsrsrsrsrs muito obrigada pela atenção e resposta. *____*.
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 17:13:00
    Oi Ana,

    O prazer é todo nosso!!!… Sucesso!!!… Qualquer coisa estamos por aqui e com você, aonde for!

    Abraços,
    Dr. Viagem
  • A.
    Carmo do Cajuru - MG - 05/06/2016 18:04:00
    Dr Viagem,
    estamos organizando um grupo e queremos:
    – ir pra Corumbá
    – Pegar o Trem da Morte até Santa Cruz de la Serra
    – atravessar o lago Titicaca (Copacabana- Ilhas flutuantes – Puno)
    – ir até Cusco
    – Fazer a Trilha Inca de 4 dias até Machu Pichu

    Quais são as melhores opções de transportes, vantagens e desvantagens
    data ´prevista – maio ou junho de 2016

    Desde já lhe sou grata,
    abraços
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 18:04:00
    Olá, Aurélia,

    Bom dia!

    Nossa! Que super roteiro de viagem hein!!

    Bem, começando pelo início do seu roteiro, o trem da divisa de Corumbá é o enigmático “Trem da Morte”, de Quijarro até La Paz passando por Santa Cruz de La Sierra… chega a ser imperdível!

    Passando pelo Peru, o Lago Titicaca guarda surpresas interessantes como a incomum “Copacabana” e o visual de visita às ilhas do lago. Viajar de ônibus pelo Peru é barato, uma experiência a parte se você tiver tempo para os deslocamentos que podem ser longos e demorados pelas excessivas paradas. Planeje muito bem seu itinerário para aproveitar o máximo possível o seu tempo!

    Para dar um pulinho até Cuzco e Machu Picchu, prepare uma verba extra! Este não é um destino barato, o acesso e turismo são totalmente “controlados” pelo governo peruano! Se você quer visitar Machu Picchu (via trem, sem trilha nem Inca, nem Salkantay) pode comprar o boleto turístico para o passeio pelo Valle Sagrado em Cuzco e pedir pra ficar em Ollantaytambo para pegar o trem para Águas Calientes, já economizarão um pouco, apenas cuidado com os horários de saída do passeio e do trem, consulte este link http://www.perurail.com .

    Esperamos tê-la ajudado e será um prazer continuar a sua consulta se restarem dúvidas!

    Um grande abraço,

    Consulta respondida pelo Embaixador CURTLO:
    Dr. Viagem

Envie a sua pergunta




*Campos obrigatórios