-
A.
São Paulo - 05/11/2012 15:37:00
Oi Douglas, Dino!
Parabéns e mais sucesso ainda!
Beijão!
Aninha
-
Dr. Viagem
05/11/2012 15:47:00
Obrigado Aninha
-
A. R. D. A.
Embu das Artes - 05/05/2016 22:34:00
Caro Dr Viagem
Quero iniciar a pratica de trekking com minha esposa, a principio aos finais de semana. Como começar? Atualmente não possuo nada. Pretendo inclusive acampar, acredito que em campings inicialmente.
Pode me auxiliar?
-
Dr. Viagem
05/05/2016 22:35:00
Oi André, lógico que posso auxiliá-lo…
Antes de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa de começar uma atividade que só vai trazer benefícios e satisfação!… Para iniciar a prática de trekking você já tem o fundamental: a vontade!… Começar é sempre uma questão de opção e a evolução é natural quando se experimenta as sensações de liberdade que a vida ao ar livre proporciona.
Outro “impaciente” do Dr. Viagem, Rodrigo de São Paulo também queria começar a fazer trekking sem gastar muito e não ir longe… acho que você pode começar pela mesma dica: O projeto “Trilhas de São Paulo” da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo: https://www.ambiente.sp.gov.br/wp/trilhasdesaopaulo/ . Dentro do site da secretaria você tem a opção de conhecer as unidades de conservação que permitem visitação, faça uma pesquisa e quando tiver interesse em algum destino, por favor, volte a consultar o Dr. Viagem!… Será um prazer atendê-lo novamente!… ok?
Lá vocês poderão encontrar também algumas opções até mesmo dentro da cidade de São Paulo para praticar trekking até mesmo de graça!… Alias se vocês moram em Embu das Artes existem algumas outras opções, consulte https://pt.wikiloc.com/trilhas/outdoor/brazil/sao-paulo/embu
Agora, quanto aos equipamentos e acampamentos, vá com calma, compre o necessário e quando forem realmente necessários, procure pela melhor custo oportunidade, muitas vezes o barato pode custar mais caro em atividades ao ar livre… ok?
Estaremos aqui a sua disposição sobre qualquer duvida na aquisição de equipamentos e vestuário. CURTLO, aonde você for!
Abraços,
Dr. Viagem
-
F. N.
São Paulo - 05/05/2016 22:37:00
Olá Dr. Viagem, admiro sua prestatividade com todos que mandam dúvidas. E dessa vez eu que tenho uma.
Tenho 24 anos e minha mulher 20 moramos na Grande São Paulo e estamos nessa rotina da selva de pedra. No entanto, desejamos dar uma escapada disso tudo e fazer algo diferente…algo que marque a nossa vida e deixe boas fotos em nosso album de viagens.
Desejo saber o que dois marinheiro de primeira viagem poderiam fazer nas próximas férias! Estávamos pensando em uma Viagem ao Rio de Janeiro para começar, algo próximo para a primeira experiência. Mas, com um país tão bonito tem tantas outras opções que ficamos perdidos. Além do mais, não conhecemos bons lugares e não temos equipamentos para nada ainda.
Qual seria a aventura ideal para um casal jovem e sedentário começar uma nova vida mais próxima da natureza?
-
Dr. Viagem
05/05/2016 22:38:00
Olá Fernando,
Obrigado pelo reconhecimento e carinho e parabéns pela iniciativa de vocês em querer sair da rotina da cidade e se aventurar um pouco, nem que não seja muito longe, más o suficiente para vocês se sentirem um pouco fora da agitação e da “zona de conforto”… (rs)… você vai entender no futuro!
Como você pede uma indicação como uma boa experiência e fotos para marcar essas férias e se denominaram “marinheiros” de primeira viagem… querendo fazer uma coisa diferente e me disse que pensavam em ir para o Rio de Janeiro!… certo?!… Hummm!… acho que seu destino pode ser muito bem a Ilha Grande na baia de Angra dos Reis… conhece?
Existem pousadas de todos os preços e tipos de serviços, muito lugar para fazer caminhadas, mergulhos ou simplesmente admirar o que encanta mais a todos na ilha… a netureza!
Na Ilha Grande você pode fazer uma travessia por toda a ilha á pé por dias ou apenas escolher sua praia e pousada e fazer passeios diários de escuna que normalmente estão inclusos na diária. Quanto aos equipamentos, não se preocupe é possível até alugar mascará, snorkel e nadadeiras para uma experiência inicial de mergulho livre junto as belezas submersas dos costões da ilha, e para o restante que você disse que não tem nada ainda, será um prazer orientá-los junto com a CURTLO, aonde você for!
Como você mesmo disse esse no “Brasilzão” é tão bonito que confunde a cabeça e se vocês mudarem de ideia ou quiserem fazer novas consultas estou sempre à disposição. Nos da CURTLO desejamos ser seu companheiro de jornada, seja você um atleta ou alguém que gostaria de viajar para a natureza, o mais importante para nós é a sua atitude em relação à vida. Por isso, parabéns pela sua iniciativa!
Abraços
Dr. Viagem
-
F.
Guarapuava - 04/06/2016 19:31:00
Oi, gostaria de saber que tipo de roupas levar e quantidade de peças, bem como qual o tamnha de mochila comprar.
a caminhada esta programada para sete dias.
Obrigado.
-
Dr. Viagem
04/06/2016 19:31:00
Olá Fernando,
É um grande prazer receber sua consulta sobre o Caminho de Santiago de Compostela.
Será um grande prazer acompanhar você nessa grande experiência que vai com certeza ser uma grande aventura!
Para começar nosso diagnóstico, preciso de mais informações, como por exemplo, quando você pensa em ir, época do ano, qual trecho você planeja fazer, qual é seu perfil?… (altura, peso, hábitos de exercícios, etc).
Primeira Dica: Já compre sua bota de caminhada… e comece a se acostumar e amaciar sua bota no dia-dia. A Curtlo tem uma linha de Footwear que com certeza atendera a sua necessidade!… aonde você for!
Abraços
Dr. Viagem
-
A. G.
Curitiba - 04/06/2016 19:37:00
Fato: sou baixinho (1,50 m) e portanto, uma mochilha de 50 l. já é grande. Como fazer para carregar todo o necessário para a subida ao Cerro Plata (Vallecitos – Mendoza – Argentina), ou….o que é mais necessário levar?
-
Dr. Viagem
04/06/2016 19:37:00
Caro amigo Ary,
Entendo bem o seu problema, estou exatamente do outro lado da situação… 1,94 m e infelizmente mais de três dígitos de peso!… (rs)… e carregar minha mochila numa ascensão com roupas grandes, alimentos e equipamentos mais o peso extra sempre foi um problema.
Primeira dica, sempre é possível deixar o que não é necessário como muitas das roupas e alguns itens até mesmo de higiene em lockers nos locais de partida das caminhadas ou mesmo em albergues.
Minimize tudo o que vai necessitar, levando em ordem decrescente valores como segurança em primeiríssimo lugar e organize em uma lista de extremamente necessários, necessários, conforto e supérfluo!… ok?
Separe todos os itens em grupos, visualize os volumes e organize os pesos para o equilíbrio do centro de gravidade da sua mochila. A literatura indica que você pode carregar 20% do seu peso em uma mochila de montanhismo!… Não acredite nisso!!!… tudo depende de vários fatores, sinta-se confortável com sua mochila!
Lembre-se, algum dos grandes escaladores e famosos montanhistas não eram “grandes” homens… os Sherpas que o digam!
Boa Aventura Ary, se precisar de alguma indicação de equipamentos estamos à disposição… Curtlo, aonde você for!
Abraços,
Dr. Viagem
-
J. R. J.
São Bernardo do Campo - 04/06/2016 19:39:00
Vou fazer a Rota(aprox. 100 Km – https://www.mapmyride.com/routes/view/152158821?) com uma Kalahari 12, quais os itens/suplementos que necessito levar nesta maravilha, além da bolsa de hidratação cheia e de câmeras de ar e pastilhas de freio extras??
-
Dr. Viagem
04/06/2016 19:40:00
Caro José Ramalho,
Você não pode imaginar o prazer que tive em ler sua consulta! Apesar de não ser um biker, me fez lembrar dos meus longínquos 17 anos, quando desci a antiga estrada para Santos com minha incrível “Caloi 10”… (rs)… não me pergunte a quanto tempo foi isso!
Acredite, cheguei a rir do filme que passou em minha cabeça. E saiba que não existiam os equipamentos e serviços como esse da rota online, tudo bem “Roots” como diria um grande amigo e esse sim um biker de verdade!
Recordo-me que levamos câmeras de ar também, más as “sapatas de freios” não deram conta na descida, leve bem mais do que o necessário. Uma boa mochila você já reconhece que tem, aconselho você a levar alimentação adequada, com muita energia e leve, além de hidratação extra!
Uma dica e você não ir sozinho e sim em grupo por questão de segurança, como também, comunicação e GPS além de deixar alguém avisado dos seus planos e horários.
Tente levar o menor peso possível, mais um pequeno conjunto de ferramentas é sempre necessário se houver alguma emergência.
Boa pedalada e uma grande aventura… acho que voce esta mais do que preparado!
Vsite o link: https://vadebike.org/2012/11/rota-marcia-prado-faq-perguntas-frequentes/
Abraços
Dr. Viagem
-
S. A.
Balneário Camboriú - 04/06/2016 19:44:00
Temos uma Associação de Caminhantes (ACASP-Associação de Caminhantes de Santa Paulina) queremos ir em grupo(10a 12 pessoas) conhecer Machu Picchu em set/out 2013. Quero dicas para gastar menos.Aceito dicas desde a compra de passagens como local de hospedagem e tbem de locais para visitar lá. Obrigada.
-
A. A. D. S. C.
Curitiba - 04/06/2016 20:05:00
Sei que não defini local e por isto fica um tanto vago, mas gostaria que desse dicas ou nos fizesse um guia ou manual para ensinar como calcular os custos de uma aventura, qualquer que seja.
Detalhes como o esporte que vai ser praticado, local, transporte, equipamento necessário, bom, isso tem de sobra. Como saber quanto vai custar pra chegar na praia para o surf por exemplo é uma questão.
Como podemos, daqui do Brasil, fazer os cálculos, pelo menos aproximados de quanto vai ser preciso para a aventura. Sabemos que na maioria dos lugares mais selvagens não existe uma comunicação efetiva por e-mail ou sites e o atender ao telefone com informações precisas é coisa rara.
Se puder ajudar agradeço, porque ninguém quer ser pego de surpresa!! : P
-
Dr. Viagem
04/06/2016 20:06:00
Caro Arthur,
Realmente sua consulta é ficou um tanto vaga, ficando um tanto difícil responder com dicas eficientes. Porém a ideia de um guia ou manual é muito boa e já foi cogitada por amigos e colaboradores antes! Realmente sempre é uma dificuldade calcular os gastos de uma viagem de aventura com todas as variantes e muitas vezes improvisos que se apresentam.
Acredito que a melhor solução é sempre juntar dois componentes em qualquer que seja a aventura em que esteja pensando em executar, planejamento e antecipação, em todos os níveis que essas duas ações podem ter seus significados.
Planejar sua viajem ou aventura como uma verdadeira expedição, montando desde o projeto de apresentação e cotas de custos do projeto até a conclusão e análise de resultados, parece ser a grande dica que posso te oferecer nesse momento.
Assim você poderá visualizar fase a fase todos os detalhes e planejar os custos mesmo aqui do Brasil, por exemplo: comprar antecipadamente suas passagens aéreas é sempre mais vantajoso!
Quando souber os detalhes de sua aventura será um prazer ajudá-lo!… ok?
A CURTLO e o Dr. Viagem estarão com você… Aonde você for!
Abraços
Dr. Viagem
-
L. C. B. J.
Campinas - SP - 04/06/2016 20:17:00
olá dr. (rs) o que pode nos orientar sobre língua, alimentação, relacionamento e providências gerais para esta aventura?
Vou com minha esposa e filha de 2 nos.
Qual melhor data do ano?
É possível levar ninha bike pra passeio lá ou melhor alugar para algumas trilhas (soube que tem paisagens fantásticas)
Bom fale o que puder e quizer para me ajudar sobre este facinante local
abs
LUIS
-
Dr. Viagem
04/06/2016 20:18:00
Olá Luis,
Estou com a impressão que você me conhece!?… (rs)… Más vamos lá!… Consulta de “impaciente” do Dr. Viagem é sem privilégios!… Todos os “tratamentos” são iguais!
Vamos começar pelo visto para a Indonésia, para até um mês pode ser obtido ao chegar ao aeroporto de Bali (Denpasar). Preste atenção, o passaporte deve ter validade de no mínimo seis meses, vocês precisam tomar vacina contra a febre amarela e ter o certificado internacional, possuir a passagem de volta e pagar uma taxa de 10 dólares, para até sete dias, e 25 dólares para 30 dias. O visto obtido não poderá ser alongado. Caso pretenda ficar mais de um mês, é preciso pedir o visto com antecedência na embaixada aqui no Brasil ou num país no exterior.
As temperaturas em Bali estão em torno dos 30.C todos os dias do ano, com duas estações bem definidas: a úmida, de novembro a março, e a seca, de abril a outubro. O final da época de chuvas (março e abril) para mim é perfeito: poucos turistas e bons preços. Falando nisso Bali é um dos destinos com melhor relação custo benefício do Sudeste Asiático é muito mais barato em relação a destinos similares.
Compre um guia de Bali, existem centenas de opções e preços de acomodações, atrativos e restaurantes, além de explicações de vários pratos típicos que podem ser uma grande surpresa ao paladar ou não!… (rs)… Muitos possuem dicas de como pedi-los e pronunciar o nome dos locais. Bali é um país que vive basicamente do turismo, você vai encontrar muitos estrangeiros e até brasileiros trabalhando por lá, más o inglês e um pouco de paciência para entender o forte acento serão necessários. O povo balinês é bastante simpático e curioso, valorizando o turista como fonte de trabalho.
A culinária Balinesa é à base de arroz, vegetais e peixe. Os pratos típicos mais parecidos com nosso paladar são o Satey-satey (espécie de espetinho que pode ser de carne de vaca, porco ou frango, más acompanhada por pasta de amendoim); o Nasi Goreng (arroz frito com legumes) e Mi Goreng (igual àqueles macarrões instantâneos, misturados com legumes e acompanhado por ovo frito).
O trânsito para um brasileiro é a primeira vista caótico (mão de direção é inglesa), porém muito divertido é uma verdadeira bagunça, onde todos se entendem: motos, ônibus, caminhões, pedestres, cachorros e galinhas. Sem sinalização, placas de “pare” ou semáforos em qualquer cruzamento. Comum é ver numa moto a família toda: pai, mãe e filhos. Boa sorte se quiser alugar um carro!
Você pode levar sua bike sim, numa mala bike, a CURTLO tem uma ótima opção para você! (Verifique também com sua companhia aérea sobre possíveis custos adicionais). Verifique no link: https://www.curtlo.com.br/mundos_detalhe.asp?weHik0=8693621&categoria=&prod=Mala Bike
Quanto aos atrativos, faça uma pesquisa pela internet e divirta-se! Qualquer necessidade é só “consultar”!… ok?
Abraços
Dr. Viagem
-
M. A. R. S.
Belo Horizonte - 04/06/2016 22:08:00
Tô querendo viajar em setembro com minha esposa e precisava de um roteiro mesclado (trilha e cidades interessantes NÃO stressantes) para 10 dias. O que vc me recomenda ? Somos cinquentões mas participamos sempre de provas de trekking e temos um prepara razoável.
-
Dr. Viagem
04/06/2016 22:09:00
Olá Marco Aurélio,
Tive a felicidade e oportunidade de viver, trabalhar e estudar durante um ano no Chile, com certeza é um pais maravilhoso e exótico para nós brasileiros. Vivi em Santiago, mas como viajei por todo pais posso recomendar alguma coisa.
Pelo tempo que vocês têm para fazer essa viagem a decisão básica é sul ou norte?!… Já que a chegada no Chile para nós brasileiros é por Santiago (e em minha opinião Santiago não é Chile) e pelo perfil de vocês, nem pensem em fazer o “tradicional” tour de Santiago/Viña del Mar/Valparaíso com visita ao Vale Nevado! Até existem opções de trekking e lugares interessantes perto dessas cidades para conhecer… más o Chile para pessoas como nós é muito mais que isso!
Uma dica pode ser pela época do ano que vocês querem ir é o tema da “neve”… se esse é um objetivo o destino de vocês é o sul. Considere visitar os Territórios dos Lagos e Araucánia. Quanto mais ao sul escolherem, mais tranquilo será seu destino, algumas cidades que vcs podem pesquisar pela internet que podem agradar: Chillán,Vilarrica/Pucón e Puerto Varas.
Agora se a neve pode apenas sair em algumas fotos que vão para o porta-retratos da sala de tão lindo que é o lugar, meus amigos seu destino é São Pedro de Atacama (um dos lugares mais lindos que já conheci). Como vocês tem dez dias, considero um tempo perfeito e os passeios são todos com caminhadas em lugares fantásticos, inclusive no altiplano boliviano!
Espero ter ajudado um pouco e estou a disposição para qualquer ajuda e orientação… ok?
Dr. Viagem e CURTLO, aonde você for!
Abraços
-
R.
São Paulo - 04/06/2016 22:11:00
Olá Dr. Viagem!!
Eu adoro montanhismo, trekking, caminhada e etc, mas não costumo praticar…agora tenho vontade de praticar mais.
Estou pensando em fazer pequenas viagens, só de final de semana e começar a praticar mais. Você pode me dar umas dicas de lugares no estado de São Paulo mesmo, que eu possa aproveitar um final de semana sem gastar muito, afinal sou estudante e não tenho muita verba hahaha.
Valeu Dr. Viagem,
Abraços!!
-
Dr. Viagem
04/06/2016 22:12:00
Grande Rodrigo,
Pelo jeito temos um “DNA” parecido e com o sobrenome Falcão, você deveria “voar” longe e ficar envergonhado de não praticar essas atividades… (rs)… que na verdade nem precisam de muito $$$ para serem realizadas, já que a natureza não cobra o convívio conosco que somos tão pouco gentis com ela… não é mesmo?!… Más já que agora você esta com essa “vontade”… não se acomode, coloque a mochila nas costas e aproveite a vida ao ar livre!
Uma boa dica para você começar é o projeto “Trilhas de São Paulo” da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo https://www.ambiente.sp.gov.br/wp/trilhasdesaopaulo
Lá você poderá encontrar algumas opções até mesmo dentro da cidade de São Paulo para praticar trekking, caminhadas até mesmo de graça!… não tem mais desculpa de ser estudante e não ter grana!… (rs)… já fui estudante por boa parte da minha vida e sem duvida foi a época que mais viajei e “caminhei”… literalmente!… Alias se você morar perto da “Zona Norte” por exemplo… pergunto!… conhece todas as opções do Parque Estadual da Cantareira?… (rs)…
Agora, quanto a viagens pelo estado, teria que escrever um livro para te dar todas as opções. Dentro do site da secretaria você tem a opção de conhecer as unidades de conservação que permitem visitação, faça uma pesquisa e quando tiver interesse em algum destino, por favor, volte a consultar o Dr. Viagem!… Será um prazer atendê-lo novamente!… ok?
Abraços Rô.
CURTLO, aonde você for!
Dr. Viagem.
-
M. F.
Ribeirão Preto - 05/06/2016 13:10:00
Estive entrando em vários sites e vi que o uso do passaporte não é obrigatório, que posso viajar apenas com o meu RG.
Uma outra duvida, posso levar alguma faca ou canivete na minha bagagem? vi que na bagagem de mão não é permitido..
Abraço, dr.
-
Dr. Viagem
05/06/2016 13:11:00
Olá Marcus,
Caro amigo, se você já tem passaporte e este está valido… leve-o!… ok? Garanto que em algum momento ele vai tirá-lo de alguma situação mais delicada!
Você poderá transportar canivetes ou pequena faca de uso geral com bainha em sua mochila que será despachada pela empresa aérea. Na bagagem de mão ela será confiscada e muito provavelmente não devolvida!
Nas viagens de ônibus e trem você pode levar na bagagem de mão, mas mesmo assim aconselho a deixar na mochila grande… certo?!
Espero ter ajudado… CURTLO, aonde você for!
Abraços,
Dr. Viagem
-
R.
Niterói - 05/06/2016 13:52:00
Preciso de uma dica infalível de repelente, sou alérgica e por causa do suor talvez, os repelentes não tem o efeito desejado. Gostaria de mochilar em parques e cidades.
-
Dr. Viagem
05/06/2016 13:53:00
Olá Regina,
Apesar do nome Dr. Viagem e de ser socorrista treinado, o titulo de “doutor” é uma alusão a experiência acumulada em viajar e estudar na área de ecoturismo e turismo de aventura… (rs)… sendo assim!… não estou qualificado para prescrever nenhum tipo de receita ou uso de repelente, ainda mais em situações de alergia!… ok?
Acho que você deveria consultar um medico especialista para receber uma orientação mais adequada, porem como você quer uma dica… posso dizer que alguns repelentes naturais de insetos são facilmente encontrados e possuem eficiência comprovada e quase nenhuma contra indicação. Por exemplo, a citronela é um excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos e se for combinada com outras duas plantas repelentes naturais, a erva de gato e a cascata gerânio aumenta o efeito.
Até ervas como manjericão, hortelã e alecrim possuem qualidades de repelentes naturais contra insetos… sabia?… algumas flores como crisântemo e lavanda também!
Mas ratifico meu conselho!… Procure um médico!… ok?
Espero ter ajudado… CURTLO, aonde você for!
Abraços
Dr. Viagem