Europa

Santiago de Compostela

  • M. C. Z.
    Guararema - 04/06/2016 20:22:00
    Gostaria de fazer o caminho de Santiago de bike. Existe essa possibilidade?
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 20:23:00
    Olá Maria Carla,
    Não só existe como tenho alguns amigos que já o fizeram há algum tempo e as “magrelas” estão cada dia mais presentes pela rota de peregrinação. A rota tradicional, e a preferida dos brasileiros, tem quase 800 km e começa na cidade francesa de Saint Jean Pied de Port, nos Pirineus e percorre o norte da península ibérica passando por Pamplona, Burgos, Leon entre outras grandes cidades. Procure sempre pela seta amarela e basta seguir em frente, os albergues e cidades irão aparecendo ao longo do caminho. Estando de bicicleta, é preciso ter um guia para saber quando o caminho fica muito complicado para as magrelas com alforjes e há necessidade de buscar alternativas, pois o trajeto original foi feito por peregrinos a pé ou a cavalo, sendo que muitas vezes é preciso descer e empurrar ou carregar a bike. O guia oferece alternativas e indicações como elevações e tipo de caminho à frente, esse guia é distribuído gratuitamente até mesmo em São Paulo, no escritório de turismo espanhol, com dicas de hospedagem também!
    Dica dos meus amigos bikers , se você nunca viajou sobre duas rodas é necessário um período de preparação e pedalar com alforje e em trilhas exige um aprimoramento técnico. Aconselham também que a bicicleta deva ser própria para suportar trilhas e trajetos longos.
    Estude um pouco da historia do caminho, os objetivos dos peregrinos mudaram com o tempo. Hoje fazer o caminho é muito mais um reencontro com o modo simples de viver e com o seu “eu” do que a própria religiosidade do caminho, más essa ajuda a poder esquecer todos os entraves da vida moderna. Poderá demorar uns dias, más você entrará em sua sintonia. É impressionante a valorização que damos a pequenos detalhes de comodidades como uma cama!… (rs)… e a determinação que descobrimos em nós mesmos para ir de uma albergue a outro! Sendo assim você tem que estar preparada não só fisicamente, sua mente é seu maior desafio! Acredito que nesse ponto a bicicleta ajuda, depois você me conta!… tá?
    Más para ajudar mesmo só a beleza e história do caminho, são basicamente três regiões que vão marcar na sua memória: no inicio as montanhas dos Pirineus e País Basco, os “Reinos” de Castilha e Leon na parte intermediária (Burgos e Leon) com suas catedrais imponentes e a Galícia que abriga a Santiago de Compostela.
    Você deve estar preparada para pedalar em média 60 km por dia e se programar para fazer o Caminho Francês para Santiago de bicicleta entre 15 a 18 dias. Hoje em dia é possível desmontar, embalar e levar uma bicicleta do Brasil para Espanha sem custos extras em uma mala bike própria e a CURTLO tem uma para você… Aonde você for!
    https://www.curtlo.com.br/mundos_detalhe.asp?weHik0=8693621&categoria=&prod=Mala Bike
    Abraços
    Dr. Viagem
  • J. C. L.
    Lajeado RS - 04/06/2016 20:58:00
    Bom dia Amigos, vou fazer o caminho de Santiago de Compostela no próximo ano e gostaria de saber qual a mochila indicada para o meu perfil físico que é de 1,73 cm altura e 84 Kg de peso.
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 20:58:00
    Olá Júlio César,
    Como você está? Espero que bem e se preparando para sua viagem.
    Realmente, uma das dúvidas mais frequentes no preparativo para o Caminho é realmente quanto à mochila mais adequada para essa atividade.
    Tivemos outros “impacientes” do Dr. Viagem como João de Fortaleza e Isaias de Maceió que fizeram consultas semelhantes. Encaminhei as perguntas deles para o departamento de desenvolvimento da CURTLO, veja a resposta de nosso especialista do desenvolvimento de Mochilas:
    “As mochilas mais indicadas para caminhos peregrinos são os modelos entre 40 e 45 litros, que são menores e mais leves, pois não pesam muito e acomodam somente o necessário para esse tipo de jornada.
    Os modelos mais indicados são:
    Mountaineer 40 +5 e 40+5 LF (versão com anatomia feminina)
    Highlander 35 +5 e 35+5 LF (versão com anatomia feminina)
    A principal diferença entre os modelos Mountaineer 40+5L e Highlander 35+5L está no acesso ao seu interior, ou seja, no modelo Mountaineer o acesso é através das partes superior e inferior, já no modelo Highlander o acesso é pela parte superior e lateral. Porém o modelo Mountaineer 40+5L possui uma divisória interna que possibilita a separação de roupas e outros acessórios e um cordão elástico trançado na tampa para prender roupas úmidas que podem ser secas naturalmente durante a caminhada. Já o modelo Highlander 35+5L possui um amplo bolso frontal de fácil acesso.
    Ambos os modelos possuem capa de chuva, compartimento para reservatório de água, bolsos laterais e nas barrigueiras e fitas externas de compressão e para prender carga. O costado é acolchoado com espumas de alta densidade, canal de aeração e revestido em tecido Dry System® em todos os pontos de contato com o corpo”.
    Espero que as informações do nosso técnico tenham ajudado?!
    Quanto ao seu perfil, primeiramente devo esclarecer que o mais importante nesse caso é a atividade, se você escolher uma mochila muito maior como Mountaineer 75+15L, com o passar dos dias poderá ser um desconforto e atrapalhar seu rendimento, más se você estiver acostumado a caminhar com mochilas, acredito que pode arriscar com as mochilas Mountaineer 50+15L ou até mesmo Mountaineer 60+15L . Ai você deverá seguir alguns parâmetros e ajustes e nisso posso passar algumas dicas para ajudar.
    Sempre ajuste a mochila ao seu corpo com a carga completa, ou seja, pronta para iniciar a caminhada. Comece pelo ajuste da “barrigueira” de modo que a maioria do peso esteja no seu quadril. Ajuste em seguida a altura das alças de modo que suas costas estejam apoiando a mochila, com o passar do tempo isso ajudara na dinâmica da caminhada aliviando a tensão comum nas costas e ombros.
    Distribua o peso de sua mochila de modo que os objetos mais pesados, no caso do Caminho, estejam na parte mediana superior da mochila para balancear o centro de gravidade da mochila com o do seu corpo e perto do contato das costas, assim você não alterará muito o seu centro de gravidade podendo ter uma caminha da mais confortável.
    Se você for ter um longo trecho de subida, poderá subir esse centro de gravidade na mochila o que ajudará no equilíbrio e conforto por causa da natural inclinação do corpo quando subimos.
    No mais estamos à disposição meu amigo para o que for necessário.
    Dr. Viagem e CURTLO com você… Aonde você for!

    Obrigado.
    Dr. Viagem.
  • P.
    Araxá - 04/06/2016 21:31:00
    Bom dia Dr. Viagem

    Gostaria da saber o que levar para fazer o caminho de Santiago de Compostela em 10 dias de pedal? Vou em Julho de 2013 e farei o caminho Francês. Tenho 1.78 altura e peso de 78 KG, pratico ciclismo de montanha (MTB) ha 6 anos.
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 21:31:00
    Olá Paulo,
    A cada ano as “magrelas” estão cada vez mais presentes pela rota de peregrinação. Como não sou biker, sempre conto com ajuda dos amigos, tenho alguns que já fizeram a rota tradicional (Francês) e é a preferida dos brasileiros, tem quase 800 km e começa na cidade francesa de Saint Jean Pied de Port, nos Pirineus e percorre o norte da península ibérica passando por Pamplona, Burgos, Leon entre outras grandes cidades. Copio algumas dicas que enviei para a consulta da Maria Clara de Quararema que também podem ser uteis para você Paulo.
    Se você vai pelo Caminho Francês, procure sempre pela seta amarela e basta seguir em frente, os albergues e cidades irão aparecendo ao longo do caminho. Estando de bicicleta, é preciso ter um guia para poder navegar e saber quando o caminho fica muito complicado para as magrelas com alforjes. O guia oferece informações e indicações como elevações e tipo de caminho à frente, esse guia é distribuído gratuitamente até mesmo em São Paulo, no escritório de turismo espanhol, com dicas de hospedagem também!
    Dica dos meus amigos bikers , mesmo se você já tem experiência, más nunca viajou sobre duas rodas é necessário um período de preparação e pedalar com alforje e em trilhas exige um aprimoramento técnico. Aconselham também que a bicicleta deva ser própria para suportar trilhas e trajetos longos.
    Dica: Estude um pouco da historia do caminho, os objetivos dos peregrinos mudaram com o tempo. Hoje fazer o caminho é muito mais um reencontro com o modo simples de viver e com o seu “eu” do que a própria religiosidade do caminho, más essa ajuda a poder esquecer todos os entraves da vida moderna. Poderá demorar uns dias, más você entrará em sua sintonia. É impressionante a valorização que damos a pequenos detalhes de comodidades como uma cama!… (rs)… e a determinação que descobrimos em nós mesmos para ir de uma albergue a outro! Sendo assim você tem que estar preparado não só fisicamente, sua mente é seu maior desafio! Acredito que nesse ponto a bicicleta ajuda, depois você me conta!… tá? Más para ajudar mesmo só a beleza e história do caminho.
    Normalmente um biker deverá estar preparado para pedalar em média 60 km por dia e se programar para fazer o Caminho Francês para Santiago de bicicleta entre 15 a 18 dias, no seu caso, estude e programe bem sua rota.
    Quanto ao que levar?… Existe um trabalho de transporte de bagagens, mas não acredito que seja seu caso. Não cometa erros como levar coisas que nunca vai utilizar, como alguns eletrônicos que pesam, como GPS + carregador, celular reserva + carregador e outras coisas que seriam comum numa expedição (altímetro, barômetro, termômetro, bússola)!… não é essa a pegada do Caminho!… Acredite! Não leve tranqueiras!
    Leve uma câmera pequena, que também filme! Pedalar e grandes equipamentos, só se você estiver com uma equipe de filmagem e esse for o objetivo!… Más não se preocupe, mesmo nas menores localidades encontrará facilmente Lan-Houses e pontos de acesso à internet e wi-fi.
    Quanto a vestuário, posso recomendar pelo menos duas bermudas e/ou uma calça de ciclismo, duas a três camisas de ciclismo, duas camisetas silver fresh, duas calças (podendo ser calça –bermuda), três cuecas, três pares de meia, um Fleece e um corta vento Windflow. Perceba que todos esses itens são leves, podem ser lavados diariamente e secam muito rápido!
    Se você for usar a sapatilha de pedalar leve também um tênis comum, um par de sandália ou papete para uso após o banho, recomendo uma toalha técnica (alta absorção e secagem rápida). Nécessaire com itens de higiene pessoal e remédios básicos de costume (anti-inflamatório, analgésicos, digestivos, hidratante e protetor solar) use frascos pequenos.
    Em hipótese nenhuma ultrapasse 10 Kg, procure ficar entre 7/8 kg para seu conforto.
    Quanto à manutenção da bike, se preocupe com o básico! Existe um serviço BikeLine em albergues credenciados para dar total atenção aos ciclistas, além da acolhida aos peregrinos oferecem lavagem, regulagem de freios e câmbios e lubrificação, sem falar da solidariedade entre os ciclistas peregrinos.
    Dicas: Deixe sua bike presa pelas rodas nos albergues e enquanto o for carimbar a credencial. Hoje em dia é possível desmontar, embalar e levar uma bicicleta do Brasil para Espanha sem custos extras em uma mala bike própria, e a CURTLO tem uma para você… Aonde você for!
    https://www.curtlo.com.br/mundos_detalhe.asp?weHik0=8693621&categoria=&prod=Mala Bike
    Espero ter ajudado?

    Abraços
    Dr. Viagem
  • R. P.
    São Paulo - 04/06/2016 22:14:00
    Boa noite Dr. Viagem,
    MInha dúvida é em relação a como armazenar água durante o caminho de Santiago, qual o tamanho ideal do squeeze. Sabendo da importância em poupar peso na mochila, peço sua sugestão.
    Muito obrigada.
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 22:15:00
    Olá Raquel,
    Bem bacana sua pergunta, muita gente tem essa duvida sobre a melhor solução para transportar água durante as caminhadas ou outras atividades quando estamos usando mochila. Vou aproveitar seu e-mail e abranger o tema, tudo bem?
    Temos que levar alguns fatores em conta quando escolhemos como transportar a água para hidratação. Qual o tamanho da mochila?… Volume a ser transportado?… Duração da atividade?… Reabastecimento?… Clima?(calor/Frio)… Altitude?
    Caminhadas longas como o caso de Santiago de Compostela irão consumir mais água, um dia (2 a 3 litros de água costumam ser o suficiente). Algumas pessoas podem precisar de mais líquido dependendo de diversos fatores como tamanho e altura, mas raramente o volume passa dos 4 litros. No seu caso transportar até 3 litros de água para um dia inteiro, 20 quilômetros em média, quando não existe possibilidade de abastecimento é mais que suficiente… ok?
    Normalmente em montanhismo com acampamento de pernoite reservamos no mínimo um litro para cozinhar o jantar e fazer o café da manhã do dia seguinte, caso não exista água por perto. No seu casso isso não é necessário.
    Se utilizarmos pequenas mochilas (até 30 litros) para trilhas de um dia, 3 litros de água num reservatório com mangueira pode ser o certo, poupa espaço na mochila e facilita a hidratação e geralmente não precisa reabastecer. Se as mochilas e trilhas forem maiores e você precisar reabastecer, leve o reservatório cheio e uma garrafa ou squeeze vazia!… Vazia?!… Sim!… (rs)… para reabastecer mais facilmente o reservatório!… que pode ser o seu caso!
    Para trilhas ou trechos sem reabastecimento (verifique nas orientações do Caminho) leve mais garrafas com água e vá enchendo o reservatório quando necessário ou somente use as garrafas… e para facilitar a hidratação tenha sempre uma garrafa menor abastecida no bolso lateral da mochila.
    Quanto ao tamanho da mochila para o Caminho já respondi algumas consultas, más lembre-se que se você optar por transportar a água em garrafas irá perder espaço útil na mochila!… sempre terá que deixar alguma coisa de fora!… ou acabará tendo que usar uma mochila maior!… o que significa mais peso!… se escolher o reservatório com mangueira, ganha espaço. Se sua mochila for cargueira e não tiver lugar para um reservatório com mangueira, posicione o reservatório de água em um local onde ele não será espremido (bolsos laterais ou frontais) ou não gosta de usar siga a dica da garrafa no bolso lateral.
    Como citamos o clima é um fator determinante quanto à hidratação, no frio bebemos menos água e no calor o desgaste é maior e a hidratação também!… correto?!… aqui temos que fazer um raciocínio… Porém, quanto maior a altitude, mais frio… certo?… Então teríamos que beber menos liquido!?… Más o organismo perde muita água por causa dos efeitos da altitude, por isso mesmo a ingestão de líquidos em montanhas acima dos 3 mil metros costuma ser maior do que a normal, inclusive se comparada com montanhas brasileiras (menores de 3 mil metros) no verão! A média para ingestão diária de líquidos em alta montanha é de 5 litros ao dia, podendo superar essa margem dependendo da pessoa como já comentamos… Más não se preocupe esse não é seu caso!
    Dicas do Dr. Viagem: Escolha um reservatório de qualidade, equipamentos genérico podem vazar e molhar boa parte de sua mochila, que é sua “vida” na experiência do Caminho. Evite também andar com a mochila muito cheia, pressionando o reservatório.
    Um dos problemas de usar só as garrafas é você manter dentro da mochila e ficar literalmente com preguiça e se hidratar menos e frequentemente como é aconselhável, fique atenta!… lembre da dica da garrafa no bolso lateral sempre abastecida!
    A CURTLO tem toda uma linha de hidratação… CURTLO, aonde você for! https://www.curtlo.com.br/produtos_categoria.asp?categoria=Hidrata%E7%E3o
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • A.
    Serra - 04/06/2016 22:18:00
    Farei o Caminho de Santiago de bike no final de mês de maio deste ano, serão 12 dias pedal. Sei que nesta época do ano o clima já está quente, mas podem ocorrer períodos de temperatura mais baixa (principalmente pra quem mora no litoral, acostamado com média 35º), como tenho que levar pouca bagagem estou em dúvida do tipo de roupa que seria melhor para levar. Espero que possa me ajudar! Obrigado.
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 22:18:00
    Olá Alexandre,
    O tema do Caminho de Santiago de Compostela é com certeza o “top theme” das consultas ao Dr. Viagem, de uma olhada na página, você encontrará varias dicas que podem ser interessantes, incluindo duas consultas sobre o caminho de bike pelos “impacientes” do Dr. Viagem… Paulo de Araxá em Minas Gerais e Maria Carla Zinezi de Guararema em São Paulo.
    Atendendo a sua consulta, acredito que você até pode levar uma segunda pele (ThermoSense) para os dias e momentos mais frios (praticamente não pesam ou tem volume) se você tem receio de passar frio e prejudicar sua performance. Porém, acredito que pela época do ano e pela atividade física que estará exercendo, o uso de camisetas e casacos (ThermoSkin) já seriam mais que suficientes. Logicamente, não podemos esquecer que o uso de um bom e leve corta vento (Corta-Vento Windflow) é fundamental para a eficiência de aquecimento e transpiração do corpo junto com o vestuário técnico proposto acima.
    Você poderá conferir esses e outros produtos da CURTLO no nosso site, na parte “Seu Mundo”, Bike em: https://www.curtlo.com.br/mundos_categoria.asp?mundo=Bike
    O importante é estar confortável (não passar frio) e ter um bom desempenho durante esses doze dias para aproveitar todo o visual e satisfação pessoal que você irá obter na experiência do caminho.
    Espero ter podido ajudar um pouco e nos colocamos a sua disposição para o que for necessário… ok?
    CURTLO, aonde você for!
    Abraços
    Dr. Viagem.
  • A. S.
    Recife - 04/06/2016 22:21:00
    Olá,

    minha sogra vai fazer o caminho de Santiago de COmpostela, no mes de junho, pelo que eu lembro entrando por Portugal, ela deve fazer a caminhada mais curta, e depois vai passear. Ao todo ela vai passar 1 mes. Gostaria de saber o que levar? que mochila comprar? Ela ja comprou a bota dela da timberland, é boa?

    obrigada
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 22:22:00
    Olá Alessandra,
    Desculpe-me, más de primeira mão, não pude deixar de ver graça quando disse que a “sogra” estava indo fazer o Caminho de Santiago… (rs)… conheço algumas amigas que gostariam muito dessa oportunidade!… Desculpe!… espero que entenda?!
    Como você esta me dizendo que ela vai fazer uma parte do Caminho e depois passear, a questão é se vai poder deixar parte da bagagem em algum lugar enquanto estará no Caminho ou não?!… Imagino que seria muito mais prático e confortável para ela até pela idade.
    Tivemos outros “impacientes” do Dr. Viagem como João de Fortaleza, Isaias de Maceió Júlio e César Lazzaron de Lajeado RS que fizeram consultas semelhantes quanto a mochila. Encaminhei as perguntas deles para o departamento de desenvolvimento da CURTLO, veja a resposta de nosso especialista do desenvolvimento de Mochilas:
    “As mochilas mais indicadas para caminhos peregrinos são os modelos entre 40 e 45 litros, que são menores e mais leves, pois não pesam muito e acomodam somente o necessário para esse tipo de jornada.
    Os modelos mais indicados são:
    Mountaineer 40 +5 e 40+5 LF (versão com anatomia feminina)
    Highlander 35 +5 e 35+5 LF (versão com anatomia feminina)
    A principal diferença entre os modelos Mountaineer 40+5L e Highlander 35+5L está no acesso ao seu interior, ou seja, no modelo Mountaineer o acesso é através das partes superior e inferior, já no modelo Highlander o acesso é pela parte superior e lateral. Porém o modelo Mountaineer 40+5L possui uma divisória interna que possibilita a separação de roupas e outros acessórios e um cordão elástico trançado na tampa para prender roupas úmidas que podem ser secas naturalmente durante a caminhada. Já o modelo Highlander 35+5L possui um amplo bolso frontal de fácil acesso.
    Ambos os modelos possuem capa de chuva, compartimento para reservatório de água, bolsos laterais e nas barrigueiras e fitas externas de compressão e para prender carga. O costado é acolchoado com espumas de alta densidade, canal de aeração e revestido em tecido Dry System® em todos os pontos de contato com o corpo”.
    Espero que as informações do nosso técnico tenham ajudado?!
    Quanto as Botas, eticamente não posso comentar sobre marcas, principalmente porque também temos nossa linha de calçados. O importante é usar bastante a bota para que ela possa sentir-se confortável e amaciá-la antes de fazer uma caminhada diária de longa duração.
    Quanto ao que levar… é muito relativo, muitas vezes sugestões podem ser problemas de cunho pessoal, já que o Caminho é uma experiência pessoal e única. Más utilizar equipamentos adequados e estar bem informado podem fazer a diferença entre o Caminho dos sonhos e uma péssima experiência. Não economize na hora de comprar. Achou caro?… Lembre-se o barato pode sair caro!… Ainda mais no Caminho!
    Ela deve levar pouca roupa, não se esqueça de que mesmo em junho, esfria em muitos pontos do caminho e o peso é importantíssimo! Bermudas ou Calças- Bermudas de tecido leve e confortáveis, roupas intimas confortáveis para caminhada, camisetas de mangas curtas e pelo menos uma de manga longa, meias finas e umas um pouco mais grossas de preferência que ajudem na transpiração. Dica: uma pratica usual em caminhadas de longa distância, é colocar duas meias uma fina e sobre ela uma mais grossa em cada pé, reduzindo o atrito da pele com a bota. Importante, trocar as meias todos os dias.
    Levar um agasalho de pouco peso, más que possa manter o corpo quente, principalmente durante a noite, nos lugares mais altos e frios. Chapéu, boné ou lenço para proteger-se do sol. Pela idade pode ser necessária uma luva para proteger as mãos no frio da manhã ou da noite e também proteger-se ao segurar o cajado… ah… mande uma canga, para as mulheres tem mil e uma utilidades!
    Para os banhos, existem toalhas pequenas e com grande capacidade de absorção para longas caminhadas ou toalhas de banho tipo das usadas para recém-nascidos. Chinelos de dedo, importantíssimo para usar nos refúgios e no banho, ela pode optar por uma Papete também, más não é tão pratica na hora do banho!
    Numa Nécessaire levar todo seu material para higiene pessoal, escova e pasta de dente, sabonete, sabão para lavar roupa, cortador de unha… etc. Não esquecer de levar um rolo de papel higiênico, pode acontecer de não encontrar no albergue e é muito útil para suas necessidades durante o Caminho.
    Leve um cantil para água, a “impaciente” Raque Priamo de São Paulo perguntou exclusivamente sobre isso procure por “Hidratação em Santiago de Compostela” em consultas frequentes… ok?
    Um bom e leve saco de dormir também é primordial, sua compra deve ser bem orientada e um isolante térmico também é uma boa! Alguns itens que devem ser levados em consideração são: capa de chuva, isqueiro, canivete, uma pequena colher, lanterna, óculos escuros, sacos zip de vários tamanhos, relógio ou celular, pochete, maquina fotográfica ou celular… e os clássicos cajados ou bastões de caminhada e o guia do caminho.
    Prepare um pequeno primeiros socorros co agulha e linha esterilizadas para cuidar das bolhas, aspirinas ou similares, remédios de uso constante, pomadas analgésicas e anti-inflamatória, Band-aids, esparadrapo microporo, protetor solar e labial… etc.
    Espero ter podido ajudar um pouco… você pode encontar muita informação em nosso site: http://www.curtlo.com.br
    Abraços
    Dr. Viagem.
  • R. D. F. E. S.
    São Paulo - 05/06/2016 14:33:00
    Tracei a meta de ir a Santiago e gostaria de dicas. O que não posso deixar de levar de forma alguma? Penso de ir pelo caminho mais longo.
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 14:33:00
    Olá Rosália,
    Que meta maravilhosa!!!… Tive a oportunidade de conhecer um pedaço do Caminho a muitos anos atrás, sei que se trata mais do que uma caminhada… é um chamado!
    Acho que a primeira e principal dica que eu poderia aconselhar a você, seria você buscar contato com quem realmente teve a mesma experiência e vivencia que você esta procurando passar… e um dos melhores lugares para fazer isso é a ACACS-SP (Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela em São Paulo) http://www.santiago.org.br
    Endereço – Rua França Pinto, 203 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04016-000
    Telefone: (11) 5549-6160
    Durante esse um ano de atendimento do Dr. Viagem, tivemos muitas consultas sobre duvidas em relação ao Caminho de Santiago de Compostela que vão desde a escolha da mochila até dicas de hidratação e fazer o caminho de Bike. Procure ler essas consultas que podem ajudar muito a você!… http://www.curtlo.com.br/dr_viagem.asp
    Estaremos a sua disposição para qualquer outra duvida… CURTLO, aonde você for!
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • E. P.
    Piracicaba - 05/06/2016 14:52:00
    Bom dia. pretendo fazer (e vou fazer) o caminho de Compostela. pretendo sair de S. jean d ponte.. (acho que é isso) dia primeiro de setembro proximo, pretendendo chegar a Compostela até dia 10 de outubro.
    Dúvidas: tenho 61 anos (tenho certa experiência em fazer caminhadas, pois há 47 anos ininterruptos faço Piracicaba – Pirapora, apenas 120km. um bom aperitivo.
    Tenho 1,76 de altura peso 90kg (mas pretendo estar mais fino à época.
    Qual a melhor mochila e onde posso encontra-la em Sao Paulo ou Campinas ou Piracicaba, tbm o saco de dormir ideal.
    Como sou acostumado a andar de chinelos havaianas, vou levar 3 pares, além, óbvio de um bom tenis. já comprado e que será devidamente amaciado a partir de maio.
    portanto minhas dúvidas mesmo: mochila e saco de dormir… e se 40 dias me serão suficientes, numa andada de 20km mais ou menos por dia…. nao quero forçar.. pois tbm tem mais um detalhe: su enfartado…rsrsrsr mas vou assim mesmo… se for para morrer, que seja no caminho…. feliz.
    TFA Esiopoeta
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 14:53:00
    Olá Esio, tudo bem?
    Parabéns pela determinação e é um grande prazer receber sua consulta sobre o Caminho de Santiago de Compostela. Será um grande prazer acompanhar você nessa grande experiência que vai com certeza ser uma grande aventura!
    Parece que você já esta se preparando fisicamente para esse desafio, porem não se esqueça que muito mais que um desafio físico o caminho é um chamado mental e espiritual. Preparar-se para uma experiência como essa pode ser o resultado de sucesso a uma busca! Procure conversar com peregrinos experientes, eles sentem uma “necessidade” de compartilhar suas experiências e contribuir com dicas e conselhos para os futuros caminhantes de Compostela. Um bom contato é a ACACS-SP https://www.santiago.org.br/
    Quanto à mochila as mais indicadas para caminhos peregrinos são os modelos entre 40 e 45 litros, que são menores e mais leves, pois não pesam muito e acomodam somente o necessário para esse tipo de jornada.
    Os modelos mais indicados no seu caso são a Mountaineer 40 +5 e a Highlander 35 +5 A principal diferença entre os modelos está no acesso ao seu interior, ou seja, no modelo Mountaineer o acesso é através das partes superior e inferior, já no modelo Highlander o acesso é pela parte superior e lateral. Porém o modelo Mountaineer 40+5L possui uma divisória interna que possibilita a separação de roupas e outros acessórios e um cordão elástico trançado na tampa para prender roupas úmidas que podem ser secas naturalmente durante a caminhada. Já o modelo Highlander 35+5L possui um amplo bolso frontal de fácil acesso. Ambos os modelos possuem capa de chuva, compartimento para reservatório de água, bolsos laterais e nas barrigueiras e fitas externas de compressão e para prender carga. O costado é acolchoado com espumas de alta densidade, canal de aeração e revestido em tecido Dry System® em todos os pontos de contato com o corpo”.
    Espero que tenha ajudado! Quanto aos parâmetros e ajustes posso passar algumas dicas para ajudar. Sempre ajuste a mochila ao seu corpo com a carga completa, ou seja, pronta para iniciar a caminhada. Comece pelo ajuste da “barrigueira” de modo que a maioria do peso esteja no seu quadril. Ajuste em seguida a altura das alças de modo que suas costas estejam apoiando a mochila, com o passar do tempo isso ajudara na dinâmica da caminhada aliviando a tensão comum nas costas e ombros.
    Distribua o peso de sua mochila de modo que as coisas mais pesadas estejam mais no centro e perto do contato das costas, assim você não alterará muito o seu centro de gravidade podendo ter uma caminha da mais confortável.
    Se você for ter um longo trecho de subida, poderá subir esse centro de gravidade na mochila o que ajudará no equilíbrio e conforto por causa da natural inclinação do corpo quando subimos.
    Para encontrar nossas mochilas visite nosso site: https://www.curtlo.com.br/mapa_regiao.asp
    Agora… me preocupei com algumas partes de sua consulta!… Ano passado tivemos um peregrino brasileiro que infelizmente sofreu um infarto e caiu da trilha nas montanhas acabando falecendo… o sofrimento da família, amigos e de todos os simpatizantes de Compostela foi muito grande. Por favor, faça um acompanhamento médico para ter toda a informação e preparo para esse desafio. Quarenta dias são suficientes, porem a média de 20km por dia é muito variável e em alguns trecho difícil de conseguir.
    Não aconselho o uso de chinelos para a caminhada, principalmente na época do ano em que pretende ir… e procure praticar suas caminhadas com seu calçado para ver se realmente estão adequados para os seus pés e as suas necessidades.
    Quanto ao saco de dormir, como irá usar os abrigos do caminho, procure o melhor custo beneficio em tamanho e peso. Quanto mais leve e menor melhor!
    Estaremos a disposição para qualquer duvida ou nova consulta… CURTLO, aonde você for!
    Abraços
    Dr. Viagem
  • R.
    São Paulo - 05/06/2016 15:47:00
    Bom dia, Dr. Viagem.

    Quero fazer o caminho de Santiago e pretendo ir final de agosto/15, e começar pela França.

    Estou fazendo caminhadas para me acostumar com a jornada que irei enfrentar!

    Gostaria de saber que tipo de roupa levar e bota para usar.

    Obrigada!
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 15:48:00
    Olá Rosilene,
    É um grande prazer receber sua consulta sobre o Caminho de Santiago de Compostela.
    Será um grande prazer acompanhar você nessa grande experiência que vai com certeza ser uma grande aventura!
    Já tivemos outros “impacientes” do Dr. Viagem, com varias duvidas sobre o caminho e é sempre um prazer ajudar… vamos começar pelas mochilas. As mochilas mais indicadas para caminhos peregrinos são os modelos entre 40 e 45 litros, que são menores e mais leves, pois não pesam muito e acomodam somente o necessário para esse tipo de jornada.
    Os modelos mais indicados são:
    Mountaineer 40 +5 e 40+5 LF (versão com anatomia feminina)
    Highlander 35 +5 e 35+5 LF (versão com anatomia feminina)
    A principal diferença entre os modelos Mountaineer 40+5L e Highlander 35+5L está no acesso ao seu interior, ou seja, no modelo Mountaineer o acesso é através das partes superior e inferior, já no modelo Highlander o acesso é pela parte superior e lateral. Porém o modelo Mountaineer 40+5L possui uma divisória interna que possibilita a separação de roupas e outros acessórios e um cordão elástico trançado na tampa para prender roupas úmidas que podem ser secas naturalmente durante a caminhada. Já o modelo Highlander 35+5L possui um amplo bolso frontal de fácil acesso.
    Ambos os modelos possuem capa de chuva, compartimento para reservatório de água, bolsos laterais e nas barrigueiras e fitas externas de compressão e para prender carga. O costado é acolchoado com espumas de alta densidade, canal de aeração e revestido em tecido Dry System® em todos os pontos de contato com o corpo”.
    Quanto aos parâmetros e ajustes posso passar algumas dicas para ajudar.
    Sempre ajuste a mochila ao seu corpo com a carga completa, ou seja, pronta para iniciar a caminhada. Comece pelo ajuste da “barrigueira” de modo que a maioria do peso esteja no seu quadril. Ajuste em seguida a altura das alças de modo que suas costas estejam apoiando a mochila, com o passar do tempo isso ajudara na dinâmica da caminhada aliviando a tensão comum nas costas e ombros.
    Distribua o peso de sua mochila de modo que as coisas mais pesadas estejam mais no centro e perto do contato das costas, assim você não alterará muito o seu centro de gravidade podendo ter uma caminha da mais confortável.
    Se você for ter um longo trecho de subida, poderá subir esse centro de gravidade na mochila o que ajudará no equilíbrio e conforto por causa da natural inclinação do corpo quando subimos.
    Quanto as Botas, eticamente não posso comentar sobre marcas, principalmente porque também temos nossa linha de calçados. O importante é usar bastante a bota para que ela possa sentir-se confortável e amaciá-la antes de fazer uma caminhada diária de longa duração.
    Quanto ao que levar… é muito relativo, muitas vezes sugestões podem ser problemas de cunho pessoal, já que o Caminho é uma experiência pessoal e única. Más utilizar equipamentos adequados e estar bem informado podem fazer a diferença entre o Caminho dos sonhos e uma péssima experiência. Não economize na hora de comprar. Achou caro?… Lembre-se o barato pode sair caro!… Ainda mais no Caminho!
    Voce deve levar pouca roupa, não se esqueça de que mesmo em agosto, esfria em muitos pontos do caminho e o peso é importantíssimo! Bermudas ou Calças- Bermudas de tecido leve e confortáveis, roupas intimas confortáveis para caminhada, camisetas de mangas curtas e pelo menos uma de manga longa, meias finas e umas um pouco mais grossas de preferência que ajudem na transpiração. Dica: uma pratica usual em caminhadas de longa distância, é colocar duas meias uma fina e sobre ela uma mais grossa em cada pé, reduzindo o atrito da pele com a bota. Importante, trocar as meias todos os dias.
    Levar um agasalho de pouco peso, más que possa manter o corpo quente, principalmente durante a noite, nos lugares mais altos e frios. Chapéu, boné ou lenço para proteger-se do sol. Pela idade pode ser necessária uma luva para proteger as mãos no frio da manhã ou da noite e também proteger-se ao segurar o cajado… ah… mande uma canga, para as mulheres tem mil e uma utilidades!
    Para os banhos, existem toalhas pequenas e com grande capacidade de absorção para longas caminhadas ou toalhas de banho tipo das usadas para recém-nascidos. Chinelos de dedo, importantíssimo para usar nos refúgios e no banho, ela pode optar por uma Papete também, más não é tão pratica na hora do banho!
    Numa Nécessaire levar todo seu material para higiene pessoal, escova e pasta de dente, sabonete, sabão para lavar roupa, cortador de unha… etc. Não esquecer de levar um rolo de papel higiênico, pode acontecer de não encontrar no albergue e é muito útil para suas necessidades durante o Caminho.
    Leve um cantil para água, a “impaciente” Raque Priamo de São Paulo perguntou exclusivamente sobre isso procure por “Hidratação em Santiago de Compostela” em consultas frequentes… ok?
    Um bom e leve saco de dormir também é primordial, sua compra deve ser bem orientada e um isolante térmico também é uma boa! Alguns itens que devem ser levados em consideração são: capa de chuva, isqueiro, canivete, uma pequena colher, lanterna, óculos escuros, sacos zip de vários tamanhos, relógio ou celular, pochete, maquina fotográfica ou celular… e os clássicos cajados ou bastões de caminhada e o guia do caminho.
    Prepare um pequeno primeiros socorros co agulha e linha esterilizadas para cuidar das bolhas, aspirinas ou similares, remédios de uso constante, pomadas analgésicas e anti-inflamatória, Band-aids, esparadrapo microporo, protetor solar e labial… etc.
    Espero ter podido ajudar um pouco… você pode encontrar muita informação em nosso site: http://www.curtlo.com.br
    Abraços
    Dr. Viagem.
  • R.
    São Paulo - 05/06/2016 15:50:00
    Boa tarde, dr. Viagem.

    Muito obrigada pelos esclarecimentos e dicas foram extremamente úteis e não só para fazer o caminho, no meu entender para toda aventura que farei no futuro. Ainda irei desbravar a Bolívia, Chile e Peru!

    Eu só me esqueci de perguntar qual seria melhor época do ano para fazer o caminho e o que quer dizer “guia do caminho”, é um livro, um mapa?

    Obrigada

    Rosilene
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 15:50:00
    Olá Rosilene,
    Boa tarde, nós da CURTLO é que agradecemos a você pelo carinho… é parabéns pela atitude perante a vida e pelas futuras aventuras!… conte conosco sempre!
    Acho que você poderia procurar A Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela em São Paulo… http://www.santiago.org.br/index
    Eles poderão ajudar em todas as suas duvidas e poderá conhecer muitos peregrinos que adoram compartilhar suas experiências… o que acha?
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • R.
    São Paulo - 05/06/2016 16:03:00
    Boa tarde!

    Obrigada pela atenção!

    Boa semana!

    Rosilene
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 16:04:00
    Estamos sempre a sua disposição!
    CURTLO, aonde você for!
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • N. J.
    Feira de Santana - 05/06/2016 17:48:00
    Vou fazer o caminho de santiago entre os dias 15 de junho a 24 de julho de 2014. Qual o clima predominante por lá nessa epoca do ano? É necessario levar camisa e calça segunda pele?
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 17:49:00
    Oi, Neviton,

    Boa tarde!

    No período que estará indo para o Caminho de Santiago será finalzinho de primavera e início de verão.

    Caso vá percorrer o Caminho Francês, saindo de Saint Jean de Pie de Port, é provável que os primeiros dias de seu caminho tenha manhãs e noites um pouco mais frias: leve apenas um casaco ThermoFleece e eventualmente um agasalho corta vento (não confunda com capa de chuva). Nesta época é calor forte, não é necessário segunda pele!

    Também irá encontrar albergues lotados em função das férias na Europa. Nesta época chamamos o Caminho de Santiago de “Caminho das camas” todo mundo desesperado para sair cedo e chegar cedo – para conseguir uma cama.
    Fuja desta neura e faça seu caminho curtindo e aproveitando cada passo.

    O Caminho deve ser contemplativo, sem pressa e sem compromisso. Você irá perceber uma grande diferença entre o seu “andar” inicial e o seu “caminhar” depois de uns 15 dias.

    Importante:
    Muito albergues fecham pela manhã para fazer limpeza e compras para repor os alimentos. Ao encontrar um albergue fechado – respeite – não fique como um doido batendo na porta, para que abram para você carimbar sua credencial.

    Os albergues que normalmente abrem pela manhã são os ficam entre as distâncias onde coincidem a parada – são chamados albergues (lá se diz refúgio) de “passo” onde a maioria dos peregrinos só param para um café, usar o banheiro e carimbar a Credencial – nestes casos costumam cobrar um donativo pelo uso do banheiro.

    Tire uma cópia do seu Passaporte – use um Money Belt – e tenha sempre junto aa você – jamais deixe na mochila ou longe de seu corpo – muito cuidado ao tomar banho ou ao usar o banheiro – a possibilidade de esquecê-lo é muito grande e se isto acontecer é uma dor de cabeça que poderá atrapalhar ou interromper sua caminhada.

    Por volta do 7º dia você irá passar em um pequeno vilarejo chamado “Villoria de Rioja” não deixe de ficar lá, mudará seu Caminho. Acácio e sua mulher Orietta servem um arroz com feijão maravilhoso, um albergue muito pequeno, somente 12 lugares com um jantar (cena) comunitário onde todos interagem e trocam experiências.

    Você já está com a sua Credencial de Peregrino?

    MAIS DICAS:
    A Espanha é signatária do Tratado SHENGEN que exige que turistas de determinados Países – entre eles BRASIL – se solicitados apresentem alguns documentos como pré-requisito para entrar em seus territórios, não cumprindo esta exigência, não entram em Território Nacional e são deportados.
    Os brasileiros estão acostumados a sempre “dar um jeitinho” e lá isto não existe, não há exceções.
    Todos os brasileiros deportados e que ganham publicidade na imprensa por total desconhecimento do Tratado foram impedidos de entrar no país por não estarem cumprindo as exigências abaixo:
    1. Passagem de volta marcada dentro do período (normalmente) 90 dias p/ turistas.
    2. Voucher confirmando reserva para a 1ª noite de hospedagem – no caso sua Credencial de Peregrino.
    3. Apólice internacional de Seguro Viagem – Assistência Médica – alguns cartões de crédito oferecem como cortesia – caso contrário você pode comprar e é barato – através da sua Agência de Turismo ou consultar o Google – paga-se por dia – basta ver a data de ida e volta que está no eu tíquete.
    4. Comprovante de capacidade financeira de gastar cerca de E$80 euros/dia – basta vc levar a fatura original de seu cc onde conste o seu limite de crédito – não importa o valor da fatura. O limite de seu crédito + valor em papel deve ser igual ou superior a E$85 euros X o nº de dias que estará em Território espanhol.

    O cumprimento peregrino é: Ultreya!

    Ao cruzar um peregrino basta dizer: Buen camiño!

    Forte abraço e Buen camiño!
    José Palma
    Idealizador do Caminho do Sol – Brasil
  • G. G. B.
    Recife - 05/06/2016 18:08:00
    Qual o modelo e fabricante ideal de mochila para caminhada de Santiago de Compostela – Espanha e Caminhos de Fátima – Portugal.
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 18:10:00
    Olá, Gilmar,

    Bom dia!

    Agradecemos seu contato com a CURTLO!

    Quem nos ajuda em sua resposta é o nosso departamento de Desenvolvimento de Produtos!

    As mochilas mais indicadas para caminhos peregrinos são os modelos entre 40 e 45 litros, que são menores e mais leves, pois não pesam muito e não acomodam nesse tipo de jornada.

    Os modelos mais indicados são:
    Mountaineer 40+5L e 40+5L LF (versão com anatomia feminina)
    Highlander 35+5L
    *Conheça os modelos no site: https://migre.me/r7u8d

    A principal diferença entre os modelos Mountaineer 40+5L e Highlander 35+5L está no acesso ao seu interior, no modelo Mountaineer o acesso é através das partes superior e inferior, já no modelo Highlander o acesso é pela parte superior e lateral.

    O modelo Mountaineer possui uma divisória interna que possibilita a separação de roupas e outros acessórios e um cordão elástico trançado na tampa para prender roupas úmidas que podem ser secas naturalmente durante a caminhada. Já o modelo Highlander possui um amplo bolso frontal de fácil acesso.

    Ambos os modelos possuem capa de chuva, compartimento para reservatório de água, bolsos laterais e nas barrigueiras e fitas externas de compressão e para prender carga. O costado é acolchoado com espumas de alta densidade, canal de aeração e revestido em tecido Dry System® em todos os pontos de contato com o corpo.

    A dica é sempre ajustar a mochila ao seu corpo com a carga completa, ou seja, pronta para iniciar a caminhada: inicie os ajustes pela barrigueira, de modo que a maioria do peso seja transportado para o quadril. Ajuste em seguida a altura das alças para que suas costas estejam apoiando a mochila, com o passar do tempo isso ajudará na dinâmica da caminhada, aliviando a tensão comum nas costas e ombros.

    Distribua o peso de sua mochila de modo que as coisas mais pesadas estejam mais no centro e perto do contato das costas, assim você não alterará muito o seu centro de gravidade podendo ter uma caminha da mais confortável.

    Ficamos à disposição para outras consultas!

    Tenha uma boa escolha e ótima viagem!

    Att.,
    Equipe CURTLO.

Envie a sua pergunta




*Campos obrigatórios