Europa

Europa

  • D. I. F. J.
    Porto Alegre - 04/06/2016 21:07:00
    Dr. Viagem, precisamos de ajuda! Estamos planejando um mochilão pela Europa Acampando, em Abril 2013! A idéia é passar por Lisboa, Madrid, Barcelona, Monaco, Roma, Veneza, Florença, Lucern, Amsterdan, Munich, Londres e Paris. Tudo, dormindo só em camping! Gostariamos de dicas sobre deslocamento entre uma cidade e outra: trem, onibus, avião? Qual a melhor opção em cada um destes lugares?
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 21:08:00
    Olá Diana,
    Uhau!!… Que aventura, heim?!… Será um prazer ajudar vocês!
    Confesso que já mochilei pela Europa mais de uma vez e não tinha pensado em fazê-lo acampando! Acho que vou ter que experimentar e pegar dicas com vocês!… (rs)… Já o fiz em alguns lugares inóspitos na Patagônia e Nova Zelândia, e acho que se vocês estão querendo ficar em lugares fora dos grandes centros, será uma opção interessante e uma experiência diferenciada!… Parabéns!
    Recordo-me de um tipo de associação chamada ACSI que fiscaliza uma rede de campings em toda Europa, consultem http://www.eurocampings.eu , pode ser uma boa dica para vocês.
    Agora sobre o deslocamento de vocês, aconselho fazer um planejamento detalhado com distâncias e tempos de cada tipo de viagem, levando em conta o tempo em cada destino e tempo total dessa aventura. Existem certos deslocamentos que realmente são imperdíveis e que devem ser apreciados pela janela de um trem ou ônibus! Agora se vocês são como certos amigos que tenho que mal “sentam e dormem”… (rs)… Aproveitem os baixos preços das passagens aéreas e ganhem tempo nos trechos mais longos de deslocamento.
    No roteiro de vocês, se entendi direito, eu voaria de Lisboa para Madri, Roma para Munique e Paris para Lisboa, se essa é a porta de entrada e saída de vocês na Europa. O restante faria de trem ou ônibus dependendo do passe que podem comprar e do valor… http://www.raileurope.com.br... http://www.eurolines-pass.eu... Planejem bem!… se bem que o caminho da Itália para Alemanha é um dos meus preferidos!… (rs)… Difícil heim!?
    Espero ter podido ajudar um pouco?… e contem comigo e com a CURTLO, aonde voce for!
    Abraços
    Dr. Viagem
  • D. I. F. J.
    Porto Alegre - 04/06/2016 21:41:00
    Dr. Viagem, muito obrigada! Agora fico descansada porque estamos no caminho. O planejamento está seguindo mais ou menos estas dicas. Quando concluirmos tudo, volto a contatar para contar como foi. Abraços,
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 21:42:00
    O Prazer foi todo meu Diana. Estou aqui na torcida por voces para que tudo seja uma grande e boa experiência!
    Aguardo o contato!… Boa viagem!
    Abraços
    Dr. Viagem
  • F. M.
    Niterói - 04/06/2016 22:44:00
    Olá Dr. Viagem,

    Estou indo para um mochilão na Europa com duração de 30 dias, portanto devo levar bagagem para este tempo e não sei se uma Mountaineer 40+5 comportaria isto. Pensei em comprar a Adventure 75l (60+15), pois além de ser ajustável para mulheres, é grande o suficiente. Minha duvida é: se eu não encher ela, será que consigo este tamanho limite de 56 por 40 por 25 que as companhias Low Cost da Europa permitem para embarque na cabine?

    Obrigada!
  • Dr. Viagem
    04/06/2016 22:44:00
    Olá Flavia,
    Já tive a oportunidade de mochilar pela Europa por algumas vezes e ainda quero ir pelo menos mais uma dúzia para conhecer o que falta!… (rs)… Aproveite muito todas as oportunidades!
    Consultei nosso departamento de desenvolvimento de produtos sobre sua consulta, veja a resposta que me enviaram:
    “As regras para transporte de bagagem das empresas aéreas determina que a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg.
    Por se tratar de um mochilão, o modelo Mountaineer 40+5 será pequeno, porém as medidas do modelo vazio possuem 65x27x23 cm e com a mochila bem cheia as medidas podem ultrapassar o seu limite e peso.
    No caso da Adventure 75 fica mais complicado ainda, pois mesmo se a cliente retirar a mochilinha o tamanho médio de comprimento é de 72 cm, portanto a cliente não terá como transportá-la como bagagem de mão.
    Qualquer outro tamanho que a atenda com as medidas necessárias o tamanho será limitado para a necessidade da cliente”.

    Aconselho a você usar a Adventure 60, mesmo que tenha que pagar para despachar a mala, com uma duração de 30 dias de viagem pela Europa uma mochila nas dimensões aceitas voce terá que perder tempo lavando e organizando roupas quase que diariamente! Além de que com a Adventure 60 você poderá colocá-la num locker e andar pela cidade com a mochila pequena que faz parte dela, situação muito comum nesse tipo de viagem… ok?
    https://www.curtlo.com.br/produtos_categoria.asp?categoria=Viagem

    Boa sorte e boa viagem,
    CURTLO, aonde você for!
    Dr. Viagem
  • A. L. B. B.
    Blumenau - 05/06/2016 14:19:00
    Olá, Dino! Tudo bem?

    Estou querendo iniciar minha vida de mochileira pela Croácia. Já fiz algumas viagens nac/internacionais sozinha mas sempre indo com hotel e tudo certo. Agora, resolvi me preparar para colocar a mochila nas costas, pegar hostel e atravessar cidades a pé.

    Meu roteiro de 17 dias está sendo montando e contempla 13 cidades até o momento. Minha chegada em Podgorica (Montenegro), passando por Kotor, Herceg novi, Dubrovnik, Markaska, Split, Trogir, Sibenik, Zadar, Pula, Koper, Trieste e Milão. Ainda na dúvida entre quais destas cidades adicionar: Veneza – Padova – Padua – Verona – Treviso – Vicenza

    Gostaria de saber se é seguro realizar caminhadas sozinha na Croácia e se há caminhos seguros a pé para atravessar cidades litorâneas. Será que vale a pena? Uma vez que o relevo lá é montanhoso e algumas estradas parece estar em altitude bem maior do que as praias. Que trechos seriam viáveis e bonitos para fazer a pé?

    Obrigada!
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 14:21:00
    Olá Ana Luiza, tudo ótimo e com você?
    Uhauuu!!!… Estou até emocionado!… (rs)… Sempre digo que de todas as formas de viajar… mochilar é a que proporciona a maior oportunidade de realmente conhecer o destino!… espero que você aproveite muito essa sua viagem… e vai começar em grande estilo!… (rs)… CROÁCIA!!!
    Diferente do que você pode estar pensando um mochilão não é apenas colocar uma mochila nas costas e sair por aí! Alguns fazem… e a maioria das pessoas acha que é disso que se trata, mas se este não é o seu caso, entenda! É preciso planejar a sua viagem da mochila ao transporte e se possível com muita antecedência!… e pesquisar bastante sobre os destinos é a chave do segredo para boa parte do sucesso, quanto maior o seu conhecimento sobre os destinos, melhor será sua experiência. Vou transcrever minhas dicas de uma palestra que faço sobre mochilar pelo mundo.
    Por onde começar?… Pela Logística da sua Viagem!
    Dica 01: Obter o máximo de informações sobre os destinos!
    Criar uma lista com os destinos que pretende conhecer e pesquise:
    • Principais rotas e meios de transporte para se chegar aos destinos escolhidos.
    • Principais tipos de hospedagem nas cidades e preços.
    • Principais atrações, acessos (serviços de tours ou guias) e preços.
    Pesquise alem do convencional! Visitar os “cartões postais” é importantíssimo, porem à cultura, a história, a política, a geografia e até a economia traduzem muitos segredos do destino. Para visitar parques nacionais, áreas preservadas e/ou selvagens, informe-se sobre a fauna e flora e os cuidados a se tomar antes de se aventurar. Pesquise sobre vestuário e equipamentos mais adequados ao clima e condições geográficas da época nas regiões em que irá visitar.
    Dica 02: Controlar o orçamento planejado!
    Controlar o orçamento é provavelmente a parte mais importante de qualquer mochilão. Economize em tudo que for possível! Uma mesma viagem pode custar o dobro ou mais se você não tomar certos cuidados. Na experiência de mochilar torna-se imprescindível repensar e fazer uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo. Conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua “zona de conforto”, privacidade e exclusividade tem o seu preço! Paciência e disposição para pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço poderá fazer toda a diferença no valor final da viagem.
    Como economizar?… Transporte!
    As Passagens Aéreas são o primeiro desafio $$$ de um mochileiro e que poderá consumir boa parte de seu orçamento, então:
    – Compre pela internet.
    -Pesquise muito antes de comprar, nos sites das companhias aéreas, agências especializadas em venda de passagens e comparadores de preço de passagens aéreas.
    -Faça as buscas com várias datas diferentes. Como se fosse voar daqui a uma semana, um mês ou mais. Para entender como funciona a política de preços, a maioria vende muito mais barato se você comprar com antecedência, outras não.
    -Evite comprar passagens só de ida.
    Dica 03: Comprar passagens aéreas com antecedência!
    -Com bastante antecedência é possível adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.
    -Pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos podem ter passagens muito mais baratas que os destinos programados.
    -Se planeja viajar por países em diferentes continentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode ser muito mais barato.
    Economizar com o transporte também inclui a locomoção que você irá realizar circulando pelos destinos e atrações. Por exemplo, viajar de carona em alguns países faz parte da cultura local e é uma possibilidade viável, que proporciona muito mais que apenas uma locomoção e existem muitos sites que facilitam esta prática. Transporte Público e táxis também são uma boa opção e dependendo do destino o aluguel de carro, campervans e até bicicletas também são uma boa.

    Como economizar?… Hospedagem!
    Os Albergues e Hostels são ideais se for viajar sozinho, os quartos coletivos são bem mais baratos e sempre aproximam os mochileiros, agora se for viajar em dupla ou casal, eles também costumam possuir quartos privativos que em geral são mais baratos que os Hotéis Econômicos, que também são uma boa opção por serem frequentados por mochileiros de todo mundo ou até de redes de hotéis econômicas.
    Existem Campings com baixíssimo custo ou até mesmo de graça em quase todos os destinos de mochila do mundo, então sua barraca pode ser outra opção bastante útil, com a vantagem de ficar mais perto da natureza. Essa opção não é para todos, e em ambientes hostis e ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.
    Um mochileiro mais descolado, pode se hospedar de graça na casa de outros viajantes. Há troca de hospedagem, onde você poderá oferecer sua casa como hospedagem e também se hospedar na casa de outras pessoas de todo o mundo, estão cada vez mais comuns e o Brasil está em alta no momento!
    Dica 04: Bed & Breakfast!
    Um velho, más eficiente truque são as longas viagens noturnas em ônibus e trens, você poderá dormir sem pagar nada enquanto viaja e economizar bastante. Muito melhor que dormir em aeroporto!
    Existem algumas ONGs, que contam com anfitriões que recebem viajantes interessados em promover a paz mundial ou trabalho voluntário. Por ultimo uma tentativa que infelizmente não pegou aqui é a Bed & Breakfast, para mim a melhor opção dependendo da situação, o nome já diz tudo: Cama e Café da manhã. Conforto e possibilidade de fazer amizade com os donos da casa, conhecendo os costumes e muito mais. Alguns chegam a trocar de casa temporariamente com viajantes do mundo todo, más para mim, foge um pouco do conceito de mochilar!… se é que entendem?!

    Como economizar?… Alimentação!
    A alimentação é o item mais delicado e pode chegar a ser o mais dispendioso de toda viagem. Cuidados com a alimentação vão dos costumes alimentares do viajante as tradições culturais, além disso, o viajante pode perder dias irrecuperáveis de viagem em casos de problemas alimentares, não é incomum adquirir uma intoxicação alimentar ou a conhecida diarreia de viagem.
    Dica 05: Compre alimentos nos mercados!
    Para se alimentar bem e barato, na maioria dos destinos a melhor opção é o bom e velho supermercado. Como a maioria dos albergues e hostels possui cozinha coletiva é comum nascerem amizades e propostas de vaquinhas para compras e cozinhar o almoço ou jantar. O mesmo se aplica aos campings, principalmente se você não tiver um fogareiro! Mas isso não exclui você de experimentar e saborear delícias da gastronomia local, que, em minha opinião, é parte importante da experiência de mochilar pelo mundo. Restaurantes populares costumam ser frequentados pela população local e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes caros para turistas.
    Dica 06: Pechinchar sempre!
    Em todo o mundo, sem exceção, turistas sempre pagam mais caro!… por tudo!… e em muitos lugares os mochileiros são descriminados por serem duros!… Faça a sua escolha!… Dependendo da cultura local se você não pechinchar até pode ofender o comerciante!… Então pechinche sem medo!… principalmente quando o produto ou serviço não tiver claramente exposto
    Como ter uma viagem segura?… Informação!

    Mesmo antes e principalmente durante a sua viagem fique de olho na notícia. Acompanhar se possível o noticiário diariamente sobre os destinos que irá conhecer pode ser fundamental para não entrar em roubadas!
    A internet é a ferramenta ideal, através de sites mundiais de noticias ou noticiários locais utilizando uma busca com mudança da língua padrão poderá mantê-lo sempre informado! Evite zonas de risco que são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade, infelizmente todo brasileiros sabe o que é isso.
    Nunca carregue todo seu dinheiro em espécie, divida o em várias formas de uso, cartão de credito, débito e cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros. Evite carregar todo seu dinheiro em espécie num único lugar e use um Money Belt, esconda parte em alguma peça de roupa na mochila e parte para fazer pequenos pagamentos numa carteira! Como diz o dito popular “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta”.
    Dica 07: Não ostente!… Aprenda palavras básicas!
    Evite ostentar, esse pode ser o pior comportamento de risco durante sua viagem, você encontrará mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples!… é por ai! Usar roupas o mais simples possível sem joias e outros acessórios que chamem muita atenção.
    Procure sempre aprender uma noção básica de palavras e expressões da língua local, mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações isso poderá facilitar sua vida.
    Você deve tomar todas as vacinas obrigatórias e recomendadas e ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar.
    Como comprar a Mochila certa?… Aprenda a escolher!
    Escolher a mochila certa é muito mais que uma simples compra e a escolha da sua principal companheira de viagem. Um mochileiro se identifica principalmente pelo desejo que possui em ter a mochila ideal! Poderíamos fazer uma palestra só sobre mochilas e mochileiros com varias historias, más vamos às dicas de como escolher:
    – Verifique atentamente a qualidade dos matérias, da construção e da mochila.
    – Preocupe-se com a ergonomia ideal para seu corpo, teste a regulagem da mochila. Vestir a mochila!
    – Do mesmo modo que roupas masculinas não servem para mulheres, as mochilas também não servem.
    – A principal dúvida?! Qual o tamanho da mochila ideal? Depende da necessidade e do seu tamanho!
    – Qual o tipos de mochila ideal para mochilar pelo mundo?
    Dica 08: Não economize na mochila!… A mochila deve “vestir” bem em você!
    O que levar?… Aprenda a escolher suas “tralhas”!
    Quanto ao que levar?… é um pouco relativo, muitas vezes sugestões podem ser pessoais e não se aplicam a todos, já que um mochilão é uma experiência pessoal e única. Más utilizar equipamentos adequados e estar bem informado podem fazer a diferença entre a viagem dos sonhos e uma péssima experiência. Não economize na hora de comprar seu vestuário e equipamentos. Achou caro?… Lembre-se o barato pode sair ainda mais caro!… Ainda mais se seu mundo está na sua mochila! O mochileiro deve levar pouca roupa e o peso é importantíssimo! Não se esqueça de que dependendo da época do ano, estação, geografia, etc… tudo pode mudar!… Lembre-se da Dica da pesquisar sempre! O básico seria levar: bermudas ou Calças- Bermudas de tecido leve e confortáveis, roupas intimas confortáveis para caminhada, camisetas de mangas curtas e pelo menos uma de manga longa, meias finas e umas um pouco mais grossas de preferência que ajudem na transpiração.
    Dica 09: Use duas meias em longas caminhadas!
    Uma pratica usual em longas caminhadas com mochila, é colocar duas meias uma fina e sobre ela uma mais grossa em cada pé, reduzindo o atrito da pele com a bota ou calçado (troque as meias todos os dias).
    Leve um agasalho de pouco peso, más que possa manter o corpo quente. Chapéu, boné ou lenço para proteger-se do sol. Dependendo do destino pode ser necessária uma luva para proteger as mãos no frio, principalmente para as mulheres… ahh… falando nelas sempre levem uma canga, elas tem mil e uma utilidades!
    Para os banhos, existem toalhas pequenas e com grande capacidade de absorção para longas caminhadas ou toalhas de banho tipo das usadas para recém-nascidos. Chinelo de dedo e importantíssimo para usar nos Albergues e Hostels, já que os banheiros são compartilhados, pode-se optar por uma papete também, más não é tão pratica na hora do banho, más são interessantes como segundo calçado dependendo do destino.
    Numa nécessaire levar todo seu material para higiene pessoal, escova e pasta de dente, sabonete, desodorante, creme de barbear e lâmina, absorventes, sabão para lavar roupa, cortador de unha, … etc. Todo mochileiro deve carregar sempre um rolo de papel higiênico, pode acontecer de não encontrar no albergue e é muito útil para suas necessidades durante a viagem. Um porta documentos com passaporte, CIVP, cartões, impressos com lista de hostels e albergues reservados e voos, trens e serviços contratados.
    Leve sempre um cantil ou squeeze para água, um bom e leve saco de dormir também é primordial, sua compra deve ser bem orientada e um isolante térmico também pode ser uma boa em alguma necessidade!
    Alguns itens que devem ser levados em consideração são: capa de chuva, isqueiro, canivete, uma pequena colher ou jogo de talheres, lanterna, óculos escuros, sacos zip de vários tamanhos, relógio ou celular, pochete, maquina fotográfica ou celular… Prepare um pequeno primeiros socorros com agulha e linha esterilizadas para cuidar de possíveis bolhas, aspirinas ou similares, remédios de uso constante, pomadas analgésicas e anti-inflamatória, Band-aids, esparadrapo microporo, protetor solar e labial… etc.
    Cada mochileiro sabe o que é melhor pra si, mas deve ver vários pontos de vista e poder enxergar melhor o mundo que se apresenta na experiência de mochilar. “Viajar é fatal para o preconceito, fanatismos e mentes estreitas” Mark Twain escritor norte-americano.

    Quanto ao seu roteiro de 17 dias… posso dar outra dica… melhor ter algum tempo para conhecer melhor um lugar sem pressa de perder algo que a falta de tempo esconde… pense nisso?!
    Quanto a segurança, infelizmente tenho que admitir que para quem mora em grandes cidades aqui do nosso mal tratado Brasil está mais que preparado para viajar pela Croácia… outro dia vi um lindo e completo guia de viagens sobre a Croácia, procure um que atenda suas necessidades… um bom mochileira de primeira viagam… (rs)… deve ter o seu!
    Estou a sua disposição para mais duvidas e consultas… CURTLO, aonde você for!
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • P.
    Curitiba - 05/06/2016 15:16:00
    Dr Viagem,
    Estou programando uma viagem para Europa de trem, estou vendo alguns roteiros, apesar de querer conhecer cada cantinho, o orçamento, o tempo, enfim não da! Estou vendo o passe para 24 países, em 21 dias pela Eurail, nunca sai do Brasil então sera uma experiencia incrível! Bom queria algumas dicas, pois eu e meu marido queremos acampar em algumas cidades, dormir em albergues, o possível para economizar e aproveitar a paisagem!
    Meu roteiro seria o seguinte (se tiver algum lugar pra me indicar)

    1. Paris, França
    2. Versalhes, França
    3. Bruxelas, Países Baixos
    4. Amsterdã, Países Baixos
    5. Berlim, Alemanha
    6. Praga, República Tcheca
    7. Salzburgo, Áustria
    8. Füssen, Alemanha
    9. Veneza, Itália
    10. Florença, Itália
    11. Roma, Itália
    12. Cidade do Vaticano, Itália
    13. Monte Carlo
    14. Barcelona, Espanha
    (talvez mais alguma da Espanha, queria muito conhecer a Grecia, mas acho que não sera possível, quero gastar mais tempo em Paris e Roma, que são minhas cidades preferidas)

    Se tiver alguma dica, ate um roteiro melhor, agradeço! Obrigada
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 15:16:00
    Olá Paola,
    Muito legal sua iniciativa de mochilar de trem pela Europa… Parabéns!… só estou achando que vocês estão com pouco tempo para tantos destinos e até mesmo muito países!
    A grande vantagem de viajar de trem pela Europa é que vez ou outra você pode economizar uma hospedagem fazendo um pernoite no “vagão dormitório” dependendo do ticket que vocês compraram… alem de poder ver a paisagem que corre pela janela, lógico!… Porem por experiência própria te digo que é muito cansativo… uma vez a muitos anos fiz 17 países em quase um mês e foi corrido!… Como será sua primeira viagem eu escolheria de dois a quatro países com três a cinco lugares que realmente queira conhecer bem… já que é sua primeira viagem para fora do País… e deixava outros lugares para a próxima viagem!
    Más como o sonho é seu… faça o que vai te dar mais alegria!… Sempre!
    Fica a dica: procure por promoções de voos entre os lugares que gostaria de visitar… algumas vezes saem mais baratos que a viagem de trem… e você ganharia tempo precioso na sua viagem!
    Espero ter ajudado… recentemente fiz uma palestra sobre “Como Mochilar pelo Mundo” e acabo de responder uma outra consulta de uma “impaciente do Dr. Viagem”… que não pode ir a palestra é tem dicas que podem ser interessantes para vocês… visite:
    https://www.curtlo.com.br/dr_viagem2.asp?destino2=indefinido – pelo mundo…
    Estaremos a disposição se precisarem de qualquer outra informação… CURTLO, aonde você for!
    Abraços
    Dr. Viagem
  • J. M.
    João Pessoa - 05/06/2016 15:52:00
    Olá..tudo bem?

    Farei um mochilão de 20 dias pela Europa e gostaria de saber qual a mochila ideal p/ viajar. As viagens serão de avião, trem e ônibus.

    Tenho 1,75 de altura e peso 60Kg.

    A mochila adventure 75l seria a melhor opção no meu caso?

    Obrigada,

    Juliana Melo
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 15:54:00
    Olá Juliana,
    Que delicia de experiência!… nas consultas do Dr. Viagem você poderá encontrar muitas dicas para sua aventura inclusive uma palestra completa que já fiz algumas vezes com o tema de “Como Mochilar pelo Mundo”… de uma olhada… ok?
    Não aconselho você usar a Adventure 75L… ela é muito grande para esse propósito!
    Aconselho você “experimentar”… no caso é ir em uma loja e “vestir” as mochilas!
    Minha indicação seria a Mountaineer 50 + 15 LF com toda a adequação ao uso feminino ou no maximo a Mountaineer 60+15L… outra opção seria usar nossa linha adventure e nesse caso indicaria a Adventure 60L.
    Veja um texto que publicamos no nosso antigo Blog com dicas de como escolhar sua mochila:
    Como escolher sua mochila?
    Perguntas como: “Que tipo de mochila devo usar para… ou como escolher a mochila certa para…?”. São sempre frequentes, porem não acredito que existe uma resposta certa!… Bem, no meu ponto de vista, não há uma resposta única ou certeira para esta pergunta. Devemos considerar sempre alguns fatores na escolha da mochila:
    – Atividade (tamanho e compartimentos).
    – Testar e vestir (resistência de material e costuras, ergonomia de alças, costados e bariqueira, acabamentos de fitas e zíperes, funcionalidade, etc).
    – Custo/oportunidade (quer ter uma mochila ou uma companheira durante muitos anos).
    O tamanho da mochila para cada atividade.
    – Até 15 litros: Hidratação, corrida e bike.
    – De 15 a 25 litros: Espaço para atividade de um período ou um dia próximo a sua casa ou hospedagem.Um volume espaçoso para o dia a dia e suficiente para pernoite sem excessos.
    – De 25 a 40 litros: O tamanho é suficiente para pernoite(s) em hospedagem sem excessos, ideal para um final de semana.
    -De 40 a 60 litros: O volume já pode acomodar itens para uma viagem mais longa, a partir de três dias até uma semana ou mais e/ou carregar tralhas para camping.
    – De 60 ou 75 litros: Ai a coisa começa a ficar mais séria! Esses tamanhos já são chamados de “cargueiras”… por que são feitas para carregar “cargas”! São ideais para viagens de mais de uma semana ou os chamados “Mochilões”… e agora sim carregar se essa for a atividade, bagagens como barraca, suprimentos, saco de dormir… e todas as outras tralhas.
    – Acima de 75 litros: Ai a coisa ficou séria! Aconselho no máximo de 85 a 90 litros para atividades muito especificas como expedições ou trabalhos na natureza. E aviso novamente se você prefere carregar pouco peso, volte a categoria anterior! Não ceda a tentação da compra de um tamanho maior, ninguém vai carregar a mochila para você!… Prudência!.. Só compre se precisar!
    Algumas mochilas como nossas cargueiras CURTLO podem ser ajustadas quanto ao tamanho (volume, não peso) da carga a ser carregada. Isso poderá evitar que sua carga não fique solta dentro da mochila podendo danificá-la e até mesmo desequilibrar o usuário. Se o caso for ao contrário e o volume exceder um pouco a capacidade original, existe a opção de ajuste que são indicados na capacidade em litros da mochila, por exemplo: 75+15L.
    Você ainda poderá procurar outros recursos e alternativas para o uso da sua mochila conforme sua conveniência e necessidade como acessos internos, fechamento, fitas de compressão e tensão, barrigueiras – alças e costado feminino.
    DICAS de Uso:
    -Sempre que sua mochila estiver carregada use as duas alças nos ombros!…
    -Sempre flexione os joelhos quando for levantar a mochila e ao começar a caminhar certifique-se que a barrigueira está ajustada!
    -Carregue os itens mais pesados na parte intermediária-inferior da mochila próxima ao costado, para o centro de gravidade da mochila não o desequilibre e o peso vá para a cintura e não as alças!
    -Nunca ultrapasse o limite o peso da mochila de 10-15% do seu peso corporal! Por menor que seja sua mochila nunca carregue sua mochila na parte da frente do corpo, ela não foi feita para isso, pois você terá perda de mobilidade e equilíbrio (segurança) e sua musculatura das costas coluna poderão sofrer algum dano.
    – Para expedições, acampamentos e mochilões, aconselho a levar uma mochila a mais entre 20 a 30 litros, que é chamada no montanhismo de mochila de ataque. Ela servirá para acomodar itens de uso ou necessidades diárias. Temos mochilas específicas para esses usos como até nossa Adventure que possui uma mochila menor pressa por um zíper na maior.
    Esperamos ter ajudado… CURTLO, aonde você for!
    Abraços,
    Dr. Viagem
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 15:58:00
    Oi Juliana,
    Como sua consulta está dobrada… (rs)… aproveito e mando as dicas da palestra que fiz na Adventure Sport Fair esse ano… ok?
    Precisar de algo mais é só consultar…
    Abraços,
    Dr. Viagem

    “Mochilão” pelo Mundo!
    Mochilão não é apenas colocar uma mochila nas costas e sair por aí! Alguns fazem… e a maioria das pessoas acha que é disso que se trata, mas se este não é o seu caso, entenda! É preciso planejar a sua viagem da mochila ao transporte e se possível com muita antecedência!… e pesquisar bastante sobre os destinos é a chave do segredo para boa parte do sucesso, quanto maior o seu conhecimento sobre os destinos, melhor será sua experiência.
    Por onde começar?… Pela Logística da sua Viagem!
    Dica 01: Obter o máximo de informações sobre os destinos!
    Criar uma lista com os destinos que pretende conhecer e pesquise:
    • Principais rotas e meios de transporte para se chegar aos destinos escolhidos.
    • Principais tipos de hospedagem nas cidades e preços.
    • Principais atrações, acessos (serviços de tours ou guias) e preços.
    Pesquise alem do convencional! Visitar os “cartões postais” é importantíssimo, porem à cultura, a história, a política, a geografia e até a economia traduzem muitos segredos do destino. Para visitar parques nacionais, áreas preservadas e/ou selvagens, informe-se sobre a fauna e flora e os cuidados a se tomar antes de se aventurar. Pesquise sobre vestuário e equipamentos mais adequados ao clima e condições geográficas da época nas regiões em que irá visitar.
    Dica 02: Controlar o orçamento planejado!
    Controlar o orçamento é provavelmente a parte mais importante de qualquer mochilão. Economize em tudo que for possível! Uma mesma viagem pode custar o dobro ou mais se você não tomar certos cuidados. Na experiência de mochilar torna-se imprescindível repensar e fazer uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo. Conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua “zona de conforto”, privacidade e exclusividade tem o seu preço! Paciência e disposição para pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço poderá fazer toda a diferença no valor final da viagem.
    Como economizar?… Transporte!
    As Passagens Aéreas são o primeiro desafio $$$ de um mochileiro e que poderá consumir boa parte de seu orçamento, então:
    – Compre pela internet.
    -Pesquise muito antes de comprar, nos sites das companhias aéreas, agências especializadas em venda de passagens e comparadores de preço de passagens aéreas.
    -Faça as buscas com várias datas diferentes. Como se fosse voar daqui a uma semana, um mês ou mais. Para entender como funciona a política de preços, a maioria vende muito mais barato se você comprar com antecedência, outras não.
    -Evite comprar passagens só de ida.
    Dica 03: Comprar passagens aéreas com antecedência!
    -Com bastante antecedência é possível adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.
    -Pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos podem ter passagens muito mais baratas que os destinos programados.
    -Se planeja viajar por países em diferentes continentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode ser muito mais barato.
    Economizar com o transporte também inclui a locomoção que você irá realizar circulando pelos destinos e atrações. Por exemplo, viajar de carona em alguns países faz parte da cultura local e é uma possibilidade viável, que proporciona muito mais que apenas uma locomoção e existem muitos sites que facilitam esta prática. Transporte Público e táxis também são uma boa opção e dependendo do destino o aluguel de carro, campervans e até bicicletas também são uma boa.

    Como economizar?… Hospedagem!
    Os Albergues e Hostels são ideais se for viajar sozinho, os quartos coletivos são bem mais baratos e sempre aproximam os mochileiros, agora se for viajar em dupla ou casal, eles também costumam possuir quartos privativos que em geral são mais baratos que os Hotéis Econômicos, que também são uma boa opção por serem frequentados por mochileiros de todo mundo ou até de redes de hotéis econômicas.
    Existem Campings com baixíssimo custo ou até mesmo de graça em quase todos os destinos de mochila do mundo, então sua barraca pode ser outra opção bastante útil, com a vantagem de ficar mais perto da natureza. Essa opção não é para todos, e em ambientes hostis e ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.
    Um mochileiro mais descolado, pode se hospedar de graça na casa de outros viajantes. Há troca de hospedagem, onde você poderá oferecer sua casa como hospedagem e também se hospedar na casa de outras pessoas de todo o mundo, estão cada vez mais comuns e o Brasil está em alta no momento!
    Dica 04: Bed & Breakfast!
    Um velho, más eficiente truque são as longas viagens noturnas em ônibus e trens, você poderá dormir sem pagar nada enquanto viaja e economizar bastante. Muito melhor que dormir em aeroporto!
    Existem algumas ONGs, que contam com anfitriões que recebem viajantes interessados em promover a paz mundial ou trabalho voluntário. Por ultimo uma tentativa que infelizmente não pegou aqui é a Bed & Breakfast, para mim a melhor opção dependendo da situação, o nome já diz tudo: Cama e Café da manhã. Conforto e possibilidade de fazer amizade com os donos da casa, conhecendo os costumes e muito mais. Alguns chegam a trocar de casa temporariamente com viajantes do mundo todo, más para mim, foge um pouco do conceito de mochilar!… se é que entendem?!

    Como economizar?… Alimentação!
    A alimentação é o item mais delicado e pode chegar a ser o mais dispendioso de toda viagem. Cuidados com a alimentação vão dos costumes alimentares do viajante as tradições culturais, além disso, o viajante pode perder dias irrecuperáveis de viagem em casos de problemas alimentares, não é incomum adquirir uma intoxicação alimentar ou a conhecida diarreia de viagem.
    Dica 05: Compre alimentos nos mercados!
    Para se alimentar bem e barato, na maioria dos destinos a melhor opção é o bom e velho supermercado. Como a maioria dos albergues e hostels possui cozinha coletiva é comum nascerem amizades e propostas de vaquinhas para compras e cozinhar o almoço ou jantar. O mesmo se aplica aos campings, principalmente se você não tiver um fogareiro! Mas isso não exclui você de experimentar e saborear delícias da gastronomia local, que, em minha opinião, é parte importante da experiência de mochilar pelo mundo. Restaurantes populares costumam ser frequentados pela população local e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes caros para turistas.
    Dica 06: Pechinchar sempre!
    Em todo o mundo, sem exceção, turistas sempre pagam mais caro!… por tudo!… e em muitos lugares os mochileiros são descriminados por serem duros!… Faça a sua escolha!… Dependendo da cultura local se você não pechinchar até pode ofender o comerciante!… Então pechinche sem medo!… principalmente quando o produto ou serviço não tiver claramente exposto
    Como ter uma viagem segura?… Informação!

    Mesmo antes e principalmente durante a sua viagem fique de olho na notícia. Acompanhar se possível o noticiário diariamente sobre os destinos que irá conhecer pode ser fundamental para não entrar em roubadas!
    A internet é a ferramenta ideal, através de sites mundiais de noticias ou noticiários locais utilizando uma busca com mudança da língua padrão poderá mantê-lo sempre informado! Evite zonas de risco que são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade, infelizmente todo brasileiros sabe o que é isso.
    Nunca carregue todo seu dinheiro em espécie, divida o em várias formas de uso, cartão de credito, débito e cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros. Evite carregar todo seu dinheiro em espécie num único lugar e use um Money Belt, esconda parte em alguma peça de roupa na mochila e parte para fazer pequenos pagamentos numa carteira! Como diz o dito popular “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta”.
    Dica 07: Não ostente!… Aprenda palavras básicas!
    Evite ostentar, esse pode ser o pior comportamento de risco durante sua viagem, você encontrará mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples!… é por ai! Usar roupas o mais simples possível sem joias e outros acessórios que chamem muita atenção.
    Procure sempre aprender uma noção básica de palavras e expressões da língua local, mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações isso poderá facilitar sua vida.
    Você deve tomar todas as vacinas obrigatórias e recomendadas e ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar.
    Como comprar a Mochila certa?… Aprenda a escolher!
    Escolher a mochila certa é muito mais que uma simples compra e a escolha da sua principal companheira de viagem. Um mochileiro se identifica principalmente pelo desejo que possui em ter a mochila ideal! Poderíamos fazer uma palestra só sobre mochilas e mochileiros com varias historias, más vamos às dicas de como escolher:
    – Verifique atentamente a qualidade dos matérias, da construção e da mochila.
    – Preocupe-se com a ergonomia ideal para seu corpo, teste a regulagem da mochila. Vestir a mochila!
    – Do mesmo modo que roupas masculinas não servem para mulheres, as mochilas também não servem.
    – A principal dúvida?! Qual o tamanho da mochila ideal? Depende da necessidade e do seu tamanho!
    – Qual o tipos de mochila ideal para mochilar pelo mundo?
    Dica 08: Não economize na mochila!… A mochila deve “vestir” bem em você!
    O que levar?… Aprenda a escolher suas “tralhas”!
    Quanto ao que levar?… é um pouco relativo, muitas vezes sugestões podem ser pessoais e não se aplicam a todos, já que um mochilão é uma experiência pessoal e única. Más utilizar equipamentos adequados e estar bem informado podem fazer a diferença entre a viagem dos sonhos e uma péssima experiência. Não economize na hora de comprar seu vestuário e equipamentos. Achou caro?… Lembre-se o barato pode sair ainda mais caro!… Ainda mais se seu mundo está na sua mochila! O mochileiro deve levar pouca roupa e o peso é importantíssimo! Não se esqueça de que dependendo da época do ano, estação, geografia, etc… tudo pode mudar!… Lembre-se da Dica da pesquisar sempre! O básico seria levar: bermudas ou Calças- Bermudas de tecido leve e confortáveis, roupas intimas confortáveis para caminhada, camisetas de mangas curtas e pelo menos uma de manga longa, meias finas e umas um pouco mais grossas de preferência que ajudem na transpiração.
    Dica 09: Use duas meias em longas caminhadas!
    Uma pratica usual em longas caminhadas com mochila, é colocar duas meias uma fina e sobre ela uma mais grossa em cada pé, reduzindo o atrito da pele com a bota ou calçado (troque as meias todos os dias).
    Leve um agasalho de pouco peso, más que possa manter o corpo quente. Chapéu, boné ou lenço para proteger-se do sol. Dependendo do destino pode ser necessária uma luva para proteger as mãos no frio, principalmente para as mulheres… ahh… falando nelas sempre levem uma canga, elas tem mil e uma utilidades!
    Para os banhos, existem toalhas pequenas e com grande capacidade de absorção para longas caminhadas ou toalhas de banho tipo das usadas para recém-nascidos. Chinelo de dedo e importantíssimo para usar nos Albergues e Hostels, já que os banheiros são compartilhados, pode-se optar por uma papete também, más não é tão pratica na hora do banho, más são interessantes como segundo calçado dependendo do destino.
    Numa nécessaire levar todo seu material para higiene pessoal, escova e pasta de dente, sabonete, desodorante, creme de barbear e lâmina, absorventes, sabão para lavar roupa, cortador de unha, … etc. Todo mochileiro deve carregar sempre um rolo de papel higiênico, pode acontecer de não encontrar no albergue e é muito útil para suas necessidades durante a viagem. Um porta documentos com passaporte, CIVP, cartões, impressos com lista de hostels e albergues reservados e voos, trens e serviços contratados.
    Leve sempre um cantil ou squeeze para água, um bom e leve saco de dormir também é primordial, sua compra deve ser bem orientada e um isolante térmico também pode ser uma boa em alguma necessidade!
    Alguns itens que devem ser levados em consideração são: capa de chuva, isqueiro, canivete, uma pequena colher ou jogo de talheres, lanterna, óculos escuros, sacos zip de vários tamanhos, relógio ou celular, pochete, maquina fotográfica ou celular… Prepare um pequeno primeiros socorros com agulha e linha esterilizadas para cuidar de possíveis bolhas, aspirinas ou similares, remédios de uso constante, pomadas analgésicas e anti-inflamatória, Band-aids, esparadrapo microporo, protetor solar e labial… etc.
    Cada mochileiro sabe o que é melhor pra si, mas deve ver vários pontos de vista e poder enxergar melhor o mundo que se apresenta na experiência de mochilar. “Viajar é fatal para o preconceito, fanatismos e mentes estreitas” Mark Twain escritor norte-americano.
  • L.
    Jacareí/SP - 05/06/2016 16:06:00
    Boa tarde Dr. Viagem!

    Eu e minha namorada estamos planejando um curto mochilão pela Europa em Dezembro/Janeiro de duas a tres semanas, devido a nosso compromissos. Como sabemos estará muito frio nessa época, porém queremos passar o Natal e o Ano Novo fazendo esse mochilão. Sendo assim, gostaria de pedir para o Dr. quais as dicas que seriam importantes para aproveitarmos nossa viagem pois será nosso primeiro mochilão e quais lugares são os melhores pontos nessa época do ano.

    PS.: Não temos medo de frio.

    Aguardo sua resposta!
  • Dr. Viagem
    05/06/2016 16:07:00
    Grande Lucas, boa tarde!!!
    Já adorei o seu PS… “Não temos medo de frio”… (rs)…
    Mochilar pela Europa é um Mochilão Clássico, que hoje já possui uma quantidade enorme de opções e ramificações conforme o interesse do viajante.
    A época do ano e principalmente as condições climáticas de certo países com os atrativos festivos das datas de final de ano devem ser avaliadas juntamente com sua namorada.
    Aconselho a vocês a conversarem e focarem em interesses mútuos, alem de avaliarem “fraquezas” (o frio já não é uma), oportunidades e pontos fortes para que eu possa ajudar a indicar um roteiro para vocês… ok?
    Quanto as dicas, tenho já adicionado a algumas consultas um resume da palestra de Mochilar pelo Mundo e que pode ajudar um pouco:
    “Mochilão” pelo Mundo!
    Mochilão não é apenas colocar uma mochila nas costas e sair por aí! Alguns fazem… e a maioria das pessoas acha que é disso que se trata, mas se este não é o seu caso, entenda! É preciso planejar a sua viagem da mochila ao transporte e se possível com muita antecedência!… e pesquisar bastante sobre os destinos é a chave do segredo para boa parte do sucesso, quanto maior o seu conhecimento sobre os destinos, melhor será sua experiência.
    Por onde começar?… Pela Logística da sua Viagem!
    Dica 01: Obter o máximo de informações sobre os destinos!
    Criar uma lista com os destinos que pretende conhecer e pesquise:
    • Principais rotas e meios de transporte para se chegar aos destinos escolhidos.
    • Principais tipos de hospedagem nas cidades e preços.
    • Principais atrações, acessos (serviços de tours ou guias) e preços.
    Pesquise alem do convencional! Visitar os “cartões postais” é importantíssimo, porem à cultura, a história, a política, a geografia e até a economia traduzem muitos segredos do destino. Para visitar parques nacionais, áreas preservadas e/ou selvagens, informe-se sobre a fauna e flora e os cuidados a se tomar antes de se aventurar. Pesquise sobre vestuário e equipamentos mais adequados ao clima e condições geográficas da época nas regiões em que irá visitar.
    Dica 02: Controlar o orçamento planejado!
    Controlar o orçamento é provavelmente a parte mais importante de qualquer mochilão. Economize em tudo que for possível! Uma mesma viagem pode custar o dobro ou mais se você não tomar certos cuidados. Na experiência de mochilar torna-se imprescindível repensar e fazer uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo. Conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua “zona de conforto”, privacidade e exclusividade tem o seu preço! Paciência e disposição para pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço poderá fazer toda a diferença no valor final da viagem.
    Como economizar?… Transporte!
    As Passagens Aéreas são o primeiro desafio $$$ de um mochileiro e que poderá consumir boa parte de seu orçamento, então:
    – Compre pela internet.
    -Pesquise muito antes de comprar, nos sites das companhias aéreas, agências especializadas em venda de passagens e comparadores de preço de passagens aéreas.
    -Faça as buscas com várias datas diferentes. Como se fosse voar daqui a uma semana, um mês ou mais. Para entender como funciona a política de preços, a maioria vende muito mais barato se você comprar com antecedência, outras não.
    -Evite comprar passagens só de ida.
    Dica 03: Comprar passagens aéreas com antecedência!
    -Com bastante antecedência é possível adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.
    -Pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos podem ter passagens muito mais baratas que os destinos programados.
    -Se planeja viajar por países em diferentes continentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode ser muito mais barato.
    Economizar com o transporte também inclui a locomoção que você irá realizar circulando pelos destinos e atrações. Por exemplo, viajar de carona em alguns países faz parte da cultura local e é uma possibilidade viável, que proporciona muito mais que apenas uma locomoção e existem muitos sites que facilitam esta prática. Transporte Público e táxis também são uma boa opção e dependendo do destino o aluguel de carro, campervans e até bicicletas também são uma boa.
    Como economizar?… Hospedagem!
    Os Albergues e Hostels são ideais se for viajar sozinho, os quartos coletivos são bem mais baratos e sempre aproximam os mochileiros, agora se for viajar em dupla ou casal, eles também costumam possuir quartos privativos que em geral são mais baratos que os Hotéis Econômicos, que também são uma boa opção por serem frequentados por mochileiros de todo mundo ou até de redes de hotéis econômicas.
    Existem Campings com baixíssimo custo ou até mesmo de graça em quase todos os destinos de mochila do mundo, então sua barraca pode ser outra opção bastante útil, com a vantagem de ficar mais perto da natureza. Essa opção não é para todos, e em ambientes hostis e ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.
    Um mochileiro mais descolado, pode se hospedar de graça na casa de outros viajantes. Há troca de hospedagem, onde você poderá oferecer sua casa como hospedagem e também se hospedar na casa de outras pessoas de todo o mundo, estão cada vez mais comuns e o Brasil está em alta no momento!
    Dica 04: Bed & Breakfast!
    Um velho, más eficiente truque são as longas viagens noturnas em ônibus e trens, você poderá dormir sem pagar nada enquanto viaja e economizar bastante. Muito melhor que dormir em aeroporto!
    Existem algumas ONGs, que contam com anfitriões que recebem viajantes interessados em promover a paz mundial ou trabalho voluntário. Por ultimo uma tentativa que infelizmente não pegou aqui é a Bed & Breakfast, para mim a melhor opção dependendo da situação, o nome já diz tudo: Cama e Café da manhã. Conforto e possibilidade de fazer amizade com os donos da casa, conhecendo os costumes e muito mais. Alguns chegam a trocar de casa temporariamente com viajantes do mundo todo, más para mim, foge um pouco do conceito de mochilar!… se é que entendem?!
    Como economizar?… Alimentação!
    A alimentação é o item mais delicado e pode chegar a ser o mais dispendioso de toda viagem. Cuidados com a alimentação vão dos costumes alimentares do viajante as tradições culturais, além disso, o viajante pode perder dias irrecuperáveis de viagem em casos de problemas alimentares, não é incomum adquirir uma intoxicação alimentar ou a conhecida diarreia de viagem.
    Dica 05: Compre alimentos nos mercados!
    Para se alimentar bem e barato, na maioria dos destinos a melhor opção é o bom e velho supermercado. Como a maioria dos albergues e hostels possui cozinha coletiva é comum nascerem amizades e propostas de vaquinhas para compras e cozinhar o almoço ou jantar. O mesmo se aplica aos campings, principalmente se você não tiver um fogareiro! Mas isso não exclui você de experimentar e saborear delícias da gastronomia local, que, em minha opinião, é parte importante da experiência de mochilar pelo mundo. Restaurantes populares costumam ser frequentados pela população local e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes caros para turistas.
    Dica 06: Pechinchar sempre!
    Em todo o mundo, sem exceção, turistas sempre pagam mais caro!… por tudo!… e em muitos lugares os mochileiros são descriminados por serem duros!… Faça a sua escolha!… Dependendo da cultura local se você não pechinchar até pode ofender o comerciante!… Então pechinche sem medo!… principalmente quando o produto ou serviço não tiver claramente exposto
    Como ter uma viagem segura?… Informação!
    Mesmo antes e principalmente durante a sua viagem fique de olho na notícia. Acompanhar se possível o noticiário diariamente sobre os destinos que irá conhecer pode ser fundamental para não entrar em roubadas!
    A internet é a ferramenta ideal, através de sites mundiais de noticias ou noticiários locais utilizando uma busca com mudança da língua padrão poderá mantê-lo sempre informado! Evite zonas de risco que são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade, infelizmente todo brasileiros sabe o que é isso.
    Nunca carregue todo seu dinheiro em espécie, divida o em várias formas de uso, cartão de credito, débito e cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros. Evite carregar todo seu dinheiro em espécie num único lugar e use um Money Belt, esconda parte em alguma peça de roupa na mochila e parte para fazer pequenos pagamentos numa carteira! Como diz o dito popular “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta”.
    Dica 07: Não ostente!… Aprenda palavras básicas!
    Evite ostentar, esse pode ser o pior comportamento de risco durante sua viagem, você encontrará mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples!… é por ai! Usar roupas o mais simples possível sem joias e outros acessórios que chamem muita atenção.
    Procure sempre aprender uma noção básica de palavras e expressões da língua local, mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações isso poderá facilitar sua vida.
    Você deve tomar todas as vacinas obrigatórias e recomendadas e ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar.
    Como comprar a Mochila certa?… Aprenda a escolher!
    Escolher a mochila certa é muito mais que uma simples compra e a escolha da sua principal companheira de viagem. Um mochileiro se identifica principalmente pelo desejo que possui em ter a mochila ideal! Poderíamos fazer uma palestra só sobre mochilas e mochileiros com varias historias, más vamos às dicas de como escolher:
    – Verifique atentamente a qualidade dos matérias, da construção e da mochila.
    – Preocupe-se com a ergonomia ideal para seu corpo, teste a regulagem da mochila. Vestir a mochila!
    – Do mesmo modo que roupas masculinas não servem para mulheres, as mochilas também não servem.
    – A principal dúvida?! Qual o tamanho da mochila ideal? Depende da necessidade e do seu tamanho!
    – Qual o tipos de mochila ideal para mochilar pelo mundo?
    Dica 08: Não economize na mochila!… A mochila deve “vestir” bem em você!
    O que levar?… Aprenda a escolher suas “tralhas”!
    Quanto ao que levar?… é um pouco relativo, muitas vezes sugestões podem ser pessoais e não se aplicam a todos, já que um mochilão é uma experiência pessoal e única. Más utilizar equipamentos adequados e estar bem informado podem fazer a diferença entre a viagem dos sonhos e uma péssima experiência. Não economize na hora de comprar seu vestuário e equipamentos. Achou caro?… Lembre-se o barato pode sair ainda mais caro!… Ainda mais se seu mundo está na sua mochila! O mochileiro deve levar pouca roupa e o peso é importantíssimo! Não se esqueça de que dependendo da época do ano, estação, geografia, etc… tudo pode mudar!… Lembre-se da Dica da pesquisar sempre! O básico seria levar: bermudas ou Calças- Bermudas de tecido leve e confortáveis, roupas intimas confortáveis para caminhada, camisetas de mangas curtas e pelo menos uma de manga longa, meias finas e umas um pouco mais grossas de preferência que ajudem na transpiração.
    Dica 09: Use duas meias em longas caminhadas!
    Uma pratica usual em longas caminhadas com mochila, é colocar duas meias uma fina e sobre ela uma mais grossa em cada pé, reduzindo o atrito da pele com a bota ou calçado (troque as meias todos os dias).
    Leve um agasalho de pouco peso, más que possa manter o corpo quente. Chapéu, boné ou lenço para proteger-se do sol. Dependendo do destino pode ser necessária uma luva para proteger as mãos no frio, principalmente para as mulheres… ahh… falando nelas sempre levem uma canga, elas tem mil e uma utilidades!
    Para os banhos, existem toalhas pequenas e com grande capacidade de absorção para longas caminhadas ou toalhas de banho tipo das usadas para recém-nascidos. Chinelo de dedo e importantíssimo para usar nos Albergues e Hostels, já que os banheiros são compartilhados, pode-se optar por uma papete também, más não é tão pratica na hora do banho, más são interessantes como segundo calçado dependendo do destino.
    Numa nécessaire levar todo seu material para higiene pessoal, escova e pasta de dente, sabonete, desodorante, creme de barbear e lâmina, absorventes, sabão para lavar roupa, cortador de unha, … etc. Todo mochileiro deve carregar sempre um rolo de papel higiênico, pode acontecer de não encontrar no albergue e é muito útil para suas necessidades durante a viagem. Um porta documentos com passaporte, CIVP, cartões, impressos com lista de hostels e albergues reservados e voos, trens e serviços contratados.
    Leve sempre um cantil ou squeeze para água, um bom e leve saco de dormir também é primordial, sua compra deve ser bem orientada e um isolante térmico também pode ser uma boa em alguma necessidade!
    Alguns itens que devem ser levados em consideração são: capa de chuva, isqueiro, canivete, uma pequena colher ou jogo de talheres, lanterna, óculos escuros, sacos zip de vários tamanhos, relógio ou celular, pochete, maquina fotográfica ou celular… Prepare um pequeno primeiros socorros com agulha e linha esterilizadas para cuidar de possíveis bolhas, aspirinas ou similares, remédios de uso constante, pomadas analgésicas e anti-inflamatória, Band-aids, esparadrapo microporo, protetor solar e labial… etc.
    Cada mochileiro sabe o que é melhor pra si, mas deve ver vários pontos de vista e poder enxergar melhor o mundo que se apresenta na experiência de mochilar. “Viajar é fatal para o preconceito, fanatismos e mentes estreitas” Mark Twain escritor norte-americano.
    Espero ter ajudado um pouco e aguardo sua resposta… Curtlo, aonde você for!
    Abraços,
    Dr. Viagem

Envie a sua pergunta




*Campos obrigatórios