Pega Leve!

Pega Leve! é um programa voltado para o despertar da consciência sobre a convivência responsável e respeitosa que o ser humano deve ter com o ambiente natural, de forma a causar o mínimo impacto possível. Ele é mais que uma campanha para garantir o bom uso das trilhas e acampamentos limpos, mas um código de conduta ambiental que tem como objetivo orientar o cidadão sobre a importância da conservação da biodiversidade.


O site com todas as informações, como os oito princípios básicos, foi criado em 2002 para democratizar o conhecimento de condutas de mínimo impacto em ambientes naturais, tendo como referência as publicações da norte-americana Leave no Trace, o material do New Zealand Mountain Safety Council, o folheto Conduta Consciente em Ambientes Naturais, organizado e editado pelo Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o CEU (Centro Excursionista Universitário), além do folheto Excursionismo Consciente, organizado pelo geógrafo e excursionista Roney Perez dos Santos e distribuído pelo CEU em 1989.


A CURTLO acredita e apoia o Pega Leve! e espera difundir cada vez mais esse conhecimento para as pessoas, comunidades e grupos que procuram os ambientes naturais para integração e prática de ecoturismo e esportes na natureza.


Entre os benefícios diretos dos oito princípios do Pega Leve! estão a contribuição à sustentabilidade dos destinos ecoturísticos, a possibilidade de diversificação de atividades pela minimização dos impactos inerentes, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento da consciência conservacionista e de respeito ao meio ambiente. Veja abaixo quais são eles:



Planejamento é fundamental

Você é responsável por sua segurança

Cuide dos locais por onde passa

Traga seu lixo de volta

Deixe cada coisa em seu lugar

Evite fazer fogueiras

Respeite animais e plantas

Seja cortês com outros visitantes e com a população local