Embaixadores

Nossos embaixadores são peças fundamentais! São pessoas dos mais variados mundos e estilos, apaixonados pelo que fazem, comprometidas com seus projetos e que conhecem nossos produtos como verdadeiros especialistas. Estamos juntos nessa jornada por uma causa maior: a vida ao ar livre! Sempre valorizando a preservação ambiental e o respeito pela diversidade cultural, os Embaixadores CURTLO compartilham suas vivências e experiências, a fim de inspirar outras pessoas a irem em busca de seus sonhos!

  • Alex Mendes

    Alex Mendes é o mais novo integrante do #TeamCurtlo, literalmente! Ele iniciou no esporte com apenas 11 anos, de lá até aqui já participou de diversos campeonatos pelo Brasil e acumula diversos títulos.

  • Cristian Dimitrius

    A vida selvagem sempre fez parte da rotina de Cristian e, foi em meio ao relevo montanhoso de sua cidade natal, Itajubá, que o mineiro aprendeu a amar a natureza e a enxergá-la com outros olhos. Depois de cursar Biologia, Cristian passou a trabalhar com mergulho autônomo em diversos pontos do mundo, onde também filmava e fotografava seus alunos. Após retornar ao Brasil, começou a produzir uma série de matérias para a TV, viajando para lugares distintos sempre em busca de belíssimas imagens da vida selvagem. Cristian é um dos poucos cinegrafistas e fotógrafos do Brasil especializado em vida selvagem e história natural. Suas técnicas inovadoras de câmera estão ajudando a revolucionar a forma como o público vê e percebe a vida selvagem. Cristian foi vencedor do Emmy Awards 2013, com o prêmio de Melhor Direção de Fotografia em documentários. Entre suas principais realizações, Cristian tem créditos em produções feitas para as maiores redes de televisão do planeta, incluindo a BBC, National Geographic, Discovery Channel, TV Globo, History Channel e Animal Planet. Atualmente ele é apresentador do quadro Domingão Aventura, no Domingão do Faustão da Rede Globo. A missão de vida de Cristian Dimitrius é fazer com que as pessoas se apaixonem pelo nosso planeta através de suas imagens, afinal, quanto mais pessoas conhecerem a natureza, mais pessoas nós teremos em prol da conservação dela e do uso consciente dos recursos naturais.

  • Eduardo Cotrim

    Dudu, como é mais conhecido, sempre esteve na vida ao ar livre. Filho de Gute e Célia, pioneiros em ecoturismo na região das Agulhas Negras e a quarta geração de uma família de funcionários do Parque Nacional do Itatiaia. Cresceu acompanhando grupos ao Parque e Região de Visconde de Mauá através da empresa de seus pais Gute Passeios. 
Atualmente ele é voluntário no Parque Nacional do Itatiaia, participando de câmaras técnicas e ações em prol do Parque. Além de ser membro do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento Anjos da Montanha. Biólogo, atua na área de educação ambiental viajando com escolas para diversos roteiros no Brasil e guia grupos ao topo das montanhas de Itatiaia. Apaixonado por viagens e esportes radicais dos mais variados tipos.

  • Giraventura

    Nestor Freire é engenheiro mecânico de formação, escritor, psicanalista e ciclista profissional. Trabalhou 25 anos no mercado em grandes empresas e empreendeu seu próprio negócio na área. Esportista desde a infância e alguém sempre ligado à mobilidade ativa da bicicleta, em 2012 se propôs a fazer cicloviagens autônomas como forma de desafio pessoal. Aos poucos, essas viagens foram gerando interesse público, uma vez que narrava em tempo real, através de um blog, o dia a dia dessas expedições. Dessa forma, começou a motivar seus leitores a também buscar novos desafios. Interessante, não? Percebendo isso, idealizou um projeto de circuitos de bicicleta pelo mundo por 15 anos, que propusesse desenvolvimento pessoal utilizando a viagem de bicicleta como instrumento de aprendizado. Hoje, passados 13 anos de Projeto Giraventura, já pedalou pelo Brasil do Oiapoque ao Chuí, Transamazônica, Japão e mais 26 países, tendo rodado pelo menos 90.000 km. Nestor Freire também é autor de vários livros, palestrante credenciado Link School of Business e Sebrae, já participou do OM TEDx BH e já deu dezenas de entrevistas contando sua história a jornais e podcasts pelo Brasil e pelo mundo.

  • Lobo-Guará

    A CURTLO Lobo-Guará é uma equipe de corrida de aventura que conta com apoio da CURTLO desde 2004. Capitaneada por Gabriela Carvalho, atleta de corrida de aventura desde 1998, a equipe que está entre as melhores do Brasil! O currículo da equipe fica mais longo a cada ano! Entre as provas das quais participou, estão o Desafio dos Vulcões, entre Argentina e Chile; todas as etapas da Ecomotion/Pro, a maior competição da modalidade realizada no Brasil; Brasil Wild; Empório Aventura Race Series; Chauás e Adventure Camp. A CURTLO Lobo-Guará também testa equipamentos, acessórios e peças de vestuário, colaborando para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossos produtos.

  • Luciano Zandoná

    Luciano Zandoná é biólogo, mestre em biodiversidade vegetal, especialista em conservação de orquídeas e fotógrafo de natureza. Em seu currículo há incontáveis projetos de criação, manejo e recuperação de áreas com espécies de orquídeas e plantas em extinção. Também prega o respeito aos animais e acredita na importância da preservação deles - sem animais saudáveis que dispersam as sementes de espécies nativas, não teremos florestas saudáveis e sabemos da sua importância para a proteção e manutenção da nossa água - em alguns minutos de conversa, você poderá ver quantas fotos de animais ele guarda em seus arquivos!

Amigos da CURTLO

Os amigos da CURTLO são pessoas que estão sempre por perto! Aqui nós reunimos alguns parceiros de jornada, que nos acompanham e fortalecem a nossa marca com a presença constante e apoio inestimável.

  • André Dib

    Fotógrafo desde 2002, André Dib produz reportagens para as principais revistas de natureza, esporte e turismo do Brasil e do exterior. Participou de diversas expedições no País para registrar o modo de vida dos povos tradicionais e a riqueza natural de biomas como Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. Apaixonado pela vida ao ar livre, André escalou algumas das principais montanhas brasileiras. Ascendeu aos 11 principais picos do País e às mais belas montanhas da América, como Aconcágua, Ojos del Salado, Illimani, Sajama, Parinacota, Cotopaxi, entre outras. A natureza pulsante e a forma em que o ser humano se encaixa nela é o foco principal de seu trabalho, que não se restringe a paisagens, mas também a cenas cotidianas, e aos costumes e tradições de um mundo diverso em suas origens.
 André ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais com temas relacionados à natureza. Entre eles estão o ABB Photo Competition, em Zurique, na Suíça; dois prêmios FUNARTE, no Brasil; e dois Latino Americanos de Fotografia, presidido pelo fotógrafo da Magnum René Burri. Levou o primeiro prêmio no Festival Internacional de Filmes de Montanha, e foi finalista do prêmio HSBC de Jornalismo, com o tema sustentabilidade. 
O fotógrafo trabalha também em projetos de livros. Clicou os cenários do livro Parques Nacionais Brasileiros, trabalhou no livro da E-Pharma, sobre saúde nos rincões do Brasil e atualmente trabalha no projeto do Livro Madeira-Mamoré, na Amazônia, ainda em fase de execução. A força das imagens capturadas "in loco" e o desafio de buscar inspiração em lugares isolados e de difícil acesso tornaram-se a marca da trajetória do fotógrafo. Seja a seis mil metros de altitude, nos escarpados picos andinos ou na umidade verde da Amazônia, a lente de Dib sempre consegue enquadrar algo mais vivo, mais atrevido, mais inédito, mais belo, mais significativo.

  • Cláudio e Joyce Guimarães

    Cláudio e Joyce Guimarães sonharam, planejaram e finalmente realizaram a primeira parte do projeto Terra sem Fronteiras. Em 2007, a bordo de uma Land Rover Defender 90, eles trilharam mais de 70.000 km de Santa Catarina até o Alasca (ida e volta). Oito meses de estrada, incontáveis experiências, diferentes realidades, histórias inesquecíveis e, claro, alguns perrengues. A viagem também teve foco educacional, para estudar aspectos naturais, sociais, históricos e econômicos das Américas, o que fez com que houvesse interação com escolas, professores e alunos.
 Como o início do projeto foi em grande estilo, não tem como desistir, certo? E foi assim que aconteceu! Desde então, o projeto se tornou parte das vidas de Cláudio e Joyce, que todo ano fazem uma grande viagem para conhecer novas culturas dentro e fora do país!

  • Daniel Nogueira e Ana Nery

    Temos orgulho de contar com atletas que representam não apenas suas modalidades, mas também nossos valores de superação, conexão com a natureza e respeito ao meio ambiente. O Dani começou na corrida por influência do pai, que foi atleta e hoje é treinador de corrida. Ele sempre foi apaixonado por esportes, tendo praticados diversas modalidades, como futebol, natação, tênis, corrida de aventura, entre outros. Com 14 anos disputou a primeira prova de corrida de montanha, conquistando o 4º lugar geral. No ano seguinte, classificou-se pela primeira vez para o mundial juvenil de Skyrunning. Atualmente ele já foi 5 vezes convocado para representar nossa nação! Resultados: Trailrunning 4° lugar geral LA MISION 15km Campeão Cambotas Trailfest 17km 4° lugar geral JaraguáSky 34km 3° lugar Promesas Vald’aran by UTMB 15km Skyrunning 18° Mundial Juvenil Skyrunning 2023 Campeão Brasileiro sub20 2023 Vice-campeão Brasileiro sub23 2024 5x Convocado Seleção Juvenil Skyrunning A Ana Nery também é atleta de trail runnig e foi apresentada pelo Daniel. Desde então, o casal nos ajuda com a criação de conteúdo e feedback de produtos.

  • Fábio Quireli

    Fabio conta histórias através de suas fotos. Ele acompanha eventos, faz ensaios ao ar livre e é muito ligado à natureza e sustentabilidade.

  • João Marcos Rosa

    João Marcos Rosa é um contador de histórias visuais ligadas ao meio ambiente. Desde 2004 é colaborador da National Geographic onde publicou reportagens que tratam desde espécies ameaçadas, como as harpias, ao protagonismo feminino na ciência na série Mulheres na Conservação. Seus trabalhos ainda podem ser encontrados em revistas como GEO, BBC Wildlife, Terra Mater e já ilustraram campanhas para Greenpeace, UNESCO e WWF. É autor dos livros Harpia (2010), Arara Azul Carajás (2015) e Jardins da Arara de Lear (2018) e Diário de um Outono Particular (2020). Entre as exposições realizadas estão “Mormaço na Floresta”, exibido na Galeria dos Povos Indígenas em Brasília e “Territórios e Encontros” na Fotogaleria a Céu Aberto, em Montevidéu. Em 2016, a convite do Horniman Museum, em Londres, expôs o trabalho “Fauna Brazil” e, nesse mesmo ano, participou da exposição “Brazlilica”, do St. George’s Hall, em Liverpool. Vencedor de diversos prêmios, como o World Bird Photo Contest, Itaú/BBA, New Holland Fotojornalismo e Avistar, João Marcos Rosa também tem fotografias emblemáticas publicadas nos livros “Back from the Brink” (Cemex, 2017), “A Geography of Hope” (Cemex, 2106), “Facing Extinction” (T&AD Poiser, 2010), entre outros. É um dos sócios da NItro Histórias Visuais, produtora audiovisual com sede em Belo Horizonte.

  • Juan Rivas

    Designer gráfico e fotógrafo de profissão, mas desde a adolescência sempre pratiquei campismo e caminhadas pela América do Sul. No Brasil desde 1985, conheceu a Serra Catarinense, mais precisamente o município de Urubici, em 1991. Numa primeira travessia de 5 dias pelo Campo dos Padres, procurando a nascente do Rio Canoas, viu que era o lugar que escolheria para viver. Durante os anos seguintes guiou grupos em travessias de trekking e assim foi surgindo a Corvo Branco Expedições. Em 1997, junto com a esposa Gisele Carreires, compraram uma pequena propriedade na Serra do Corvo Branco e nasceu o Refúgio de Montanha Rio Canoas, que se trata de uma pequena pousada para 10 pessoas e um albergue para 14 pessoas, somado as atividades da Corvo Branco Expedições. Este empreendimento foi pioneiro em ecoturismo na região serrana de Santa Catarina e principalmente a base ideal para as pessoas ligadas com a cultura de montanha, que viam no Refúgio o comprometimento das atividades com a conservação da natureza. É de destacar a atuação do casal à frente da ONG Instituto Serrano de Conservação da Natureza, a parceria com o Parque Nacional de São Joaquim e a criação da Semana do Ecoturismo de Urubici. Em 2005 Juan Rivas editou o livro “Serra Catarinense. As Montanhas do Sul do Brasil” com projeto gráfico e fotos de autoria própria. Possui arquivo fotográfico de vários países andinos, Alpes Italianos, África do Sul e Brasil.

  • Orlando Mohallem

    Montanhista, nascido em Itajubá, sul de Minas Gerais, cidade situada no coração da Serra da Mantiqueira. O Orlando trabalha como guia de montanha a mais de 15 anos na região do Pico dos Marins/Itaguaré e Serra Fina. Já escalou altas montanhas da Cordilheira dos Andes como: o nevado Pisco (5.752m) no Peru, o pequeno Alpamayo (5.450m - por duas vezes), o Huayna Potosi (6.088m) na Bolívia, o vulcão Licancabur (5.915m) no Chile e a maior montanha das Américas, o monte Aconcágua (6.962m) na Argentina. Nosso embaixador é um grande influenciador da escalada em rocha na região da Mantiqueira... Ah! Ele também é apaixonado pela bicicleta. Promove treinos em grupos e realiza eventos de MTB e ciclismo de estrada aos amantes das duas rodas. Trabalha com suporte de treinamento à atletas amadores e profissionais. A meta do Orlando é ser para sempre um incentivador de experiências que aliam longevidade e desafios na natureza dentro da vida das pessoas.

  • Paulina Chamorro

    Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, com paixão e experiência por grandes expedições na natureza. Comunicar para que as pessoas que apaixonem e preservem a natureza! Paulina já percorreu toda a costa brasileira, do Oiapoque ao Chui, a bordo de um veleiro por três anos para produzir o programa na TV Cultura: "Mar sem Fim". A frente por um década na apresentação do programa de radio "Planeta Eldorado", viajou para todos os rincões, principalmente da América do Sul. Também foi produtora de campo e tradutora na "Amazônia Brasileira" da documentarista Celine Cousteau. Recebeu duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como melhor programa de rádio. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo, a única distinção ambiental do país, pela atuação na comunicação sobre cultura e meio ambiente. Em 2019 recebeu o título de cidadã paulistana pela Câmara de Vereadores de São Paulo. Desde 2016, Paulina está a frente do podcast "Vozes do Planeta", um dos primeiros do pais no tema. É cofundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano, um movimento feminino de luta pela conservação dos mares, e colaboradora fixa da National Geographic Brasil desde 2017, produzindo reportagens e conteúdo e desde 2019 sobre o projeto-reportagem Mulheres na Conservação. Ah, importante lembrar que a cada ano, Paulina compensa suas viagens e atividades com o plantio de árvores em áreas de manancial.

Hall da Fama

O Hall da Fama é dedicado à pessoas que fizeram parte da jornada da CURTLO. É uma forma singela que encontramos de homenagear pessoas importantes para nós, que se conectaram com a marca de alguma forma e estiveram presentes nos mais diversos momentos.

Convidamos a todos para conhecerem um pouco da história de pessoas incríveis, que nos ajudaram a construir a nossa história!

  • Edu Ramires

    Edu é um dos ciclistas mais importantes do Brasil. Começou sua carreira de atleta no BMX, onde conquistou importantes títulos, depois com o surgimento do mountain bike no final dos anos 80, trocou de modalidade, onde foi pioneiro e seguiu na conquista por títulos importantes, entre eles o Campeonato Mundial Amador em 1989. Foi Técnico da seleção brasileira de mountain bike por 6 anos (2004-2010) e da Seleção Brasileira de Mountain Bike nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Participou do curso para técnico de Mountain Bike da União Ciclística Internacional UCI (Aigle/Suíça 2005) e ministra cursos de MTB em todo o país. É organizador de eventos junto ao Sampa Bikers, fundador da feira Bike Expo Brasil e criador do Bike Park Cemucam. Temos um carinho especial pelo Edu, nosso padrinho, pois foi ele quem colocou o fundador da CURTLO, Fernando Oliveira, em contato com o nome “CURTLO” pela primeira vez!
 Principais resultados: Bi Campeão Paulista de BMX 1983/1984 Bi Campeão Brasileiro de BMX 1983/1984 
2º Lugar etapa Campeonato Americano ABA BMX 1983 
3º Lugar Campeonato Fall Classic MTB USA 1989/1990 
Vice Campeão Brasileiro de MTB 1989/1990 
Campeão Mundial Expert MTB/Mammoth Mountain USA 1989 
Bi Campeão Paulista MTB 1998/1999 
Campeão Paulista Master MTB 2002 Campeão Iron Biker 2002
 Campeão Brasileiro Master de MTB 2003
 Campeão Copa MTB Ametur/Reebok/PowerBar MTB 2003 
Campeão Brasileiro Master de MTB 2004 
Campeão Panamericano Master de MTB/ Ecuador 2004 
2º Lugar La floreal MTB Marathon / Suiça 2005 
Tri Campeão Brasileiro Master de MTB 2006/2007/2008 
Vice Campeão Panamericano Master de MTB / Venezuela 2008 
Campeão Brasileiro Master de MTB 2010 
Campeão Panamericano Master de MTB 2010.

  • Helinho

    Hélio Alexandre de Souza, morador de São Luiz do Paraitinga-SP, trabalha desde 1999 com atividades ao ar livre e Educação Ambiental, tendo o Rafting (descida em corredeiras com botes infláveis e equipamentos de segurança) como atividade principal. Junto de seus companheiros de trabalho, participou com afinco dos resgates na enchente que inundou a pequena cidade em 2010, sensibilizando a população sobre as questões ambientais, a importância do desenvolvimento do turismo local e a convivência harmoniosa com a Natureza. Gente simples e que respeita a natureza, merece nosso respeito, por isso leva a marca de ser um Embaixador CURTLO!

  • Marcelo Mixirica

    Ultra ciclista, conhecido pelo apelido de Mixirica, considerado exemplo e símbolo e garra pelo povo brasileiro. Suas conquistas foram: travessia do Brasil percorrendo 10.332,30 km em 57 dias sendo atualmente o atual recordista do Ranking Brasil. Ponto de saída foi Monte Caburaí até o Chuí em 2015. Sagrou-se por 3 vezes: 2016, 2017 e 2018 em terceiro lugar na Red Bull Transiberian Extreme. Foram 9.237km em 15 etapas. Saindo de Moscow até Vladivostok - Rússia. Até o momento o último grande feito foi sua participação na Race Across America (RAAM-2019), uma prova de 4.200km. Iniciou em Oceanside (Califórnia - Costa Oeste) até Annapolis (Marylando - Costa Leste). Ficou em sétimo concluindo em 11 dias e com uma premiação extra como o Rei da Montanha por ter sido o mais rápido.

  • Luah Galvão e Danilo España

    Em fevereiro de 2011, a atriz e apresentadora Luah Galvão e o fotógrafo Danilo España deixaram o Brasil e enfrentaram, por mais de 2 anos, os desafios do mundo! Idealizaram o Projeto Walk and Talk para entender o que move, inspira e motiva as pessoas nas mais distintas raças, credos, culturas e cores. Queriam dar mais significado para suas vidas, buscavam um propósito! O desejo do Walk and Talk era saber se pessoas que desenvolvem os seus talentos são mais motivadas que as demais. E para cumprir essa missão, visitaram mais de 180 destinos, passando por 28 países em 5 continentes. Eles ouviram inúmeras histórias de superação, colaboração, excelência, desenvolvimento de talentos, liderança, parceria, generosidade, amor… Voltaram ao Brasil em meados de 2013 para compartilhar com todos essa grande experiência humana que mudou suas vidas. Eles ainda seguem coletando histórias e atitudes inspiradoras de pessoas em diversas regiões do Brasil e do mundo! Suas palestras têm como pano de fundo essa grande aventura do projeto Walk and Talk pelos 5 continentes. Os temas principais são abordados através das experiências vividas pelos viajantes e das histórias reais e inspiradoras coletadas em suas entrevistas pelo mundo. Paisagens, cores e pessoas de todos os cantos dão vida à apresentação, revelando a diversidade e cultura dos países visitados. A Luah e o Danilo não param nunca! Após a viagem de volta ao mundo já fizeram um projeto no Caminho de Santiago e outro no Peru, sempre em busca de histórias inspiradoras sobre o que motiva as pessoas das mais variadas raças, credos, culturas e cores.

  • Mazinho Bender

    Mazinho, nosso Embaixador CURTLO desde sempre, é o idealizador do grupo Tribo do Pedal Selvagem, começou na bike desde pequeno e aos poucos esse amor e dedicação foi crescendo, até que, segundo ele, “não havia outra coisa e possibilidade a não ser a bike.” Para ele, o Mountain Bike é uma atividade lúdica que nos permite conhecer nossos limites e integrarmos com outras pessoas, lugares e situações inusitadas. O objetivo do grupo, batizado com o nome de Tribo do Pedal Selvagem desde 1999, é fazer passeios de vários níveis técnicos e aumentar a oferta para que mais pessoas possam usufruir desta atividade! O grupo está sempre antenado com as novidades do mercado e escreve muitas dicas para quem quer começar nesta atividade! Se você é de São Paulo ou região, não perca a oportunidade de fazer um passeio com a Tribo do Pedal Selvagem!

  • Michel Bögli

    Michel Bögli começou a praticar polo aquático aos 13 anos para “...gastar toda aquela energia!”, segundo sua mãe! Aos 18 competiu seu primeiro triathlon e seguiu carreira profissional até 1997, tendo participado de mais de 150 provas, entre elas dois Ironman no Havaí. 
Foi um dos percussores das corridas de aventura no país, participando de diversas provas “experimentais” e das primeiras edições da famosa EMA (Expedição Mata Atlântica). Também integrou a primeira equipe brasileira na Race Across America – RAAM em 1994, participando ao longo dos anos em 5 edições desse evento, sagrando-se campeão e recordista na categoria duplas no ano de 2001. Participou ainda do extinto Extra Distance nas edições de 2002 (Fortaleza - São Paulo), 2003 e 2004 e foi o criador do Desafio 24h de ciclismo, prova que aconteceu entre os anos de 2003 e 2008 na capital Cearense. Estreou na famosa Cape Epic (África do Sul) em 2008, participando todos os anos até 2011. Apaixonado por motos, rodou solo pelo sudoeste do continente africano em duas viagens, conhecendo a Namíbia, Botswana e Zimbábue.
Nas horas vagas trabalha como consultor e organizador de eventos esportivos.

  • Paulo e Helena Coelho

    Montanhismo é uma das inúmeras possibilidades de se praticar atividade esportiva em ambientes naturais. Podem-se escalar as montanhas rochosas, nevadas, mistas, ou simplesmente, caminhar em ambientes de montanha. A história destes nossos embaixadores montanhistas começou assim... O Paulo viu a possibilidade de viajar para lugares naturais de beleza exuberante e a Helena para continuar praticando algum esporte. “Começamos a praticar no chamado campo escola do Jaraguá para onde íamos todos os domingos pela manhã.” O esporte foi o ponto em comum e hoje se tornou o motor condutor da vida dos dois, tanto é que o incentivo dos dois para continuar escalando é “ainda há muitas montanhas para se escalar no mundo.” Muitas das montanhas famosas eles já conquistaram, e as maiores lições foram a amizade, o conhecimento entre culturas e países, a preservação da natureza e a prática do esporte com o menor impacto ambiental possível. Segundo os montanhistas, “Há 40 anos, quando iniciamos, tudo era muito rudimentar. Os equipamentos e vestimentas utilizados não estavam disponíveis no mercado. Também, o conhecimento que se tinha das montanhas e das vias a serem escaladas era quase nada. Ou tínhamos algum relato em raros livros, ou tínhamos que ir e pesquisar no local. Observar a montanha e estabelecer a rota de subida.”

  • Teresa D'Aprile

    Como começar a contar a história da Teresa? Quem sabe contar a parte na qual a bike entrou na vida dela seja mais interessante... Após um casamento de 12 anos, veio a separação e, junto com ela, uma mudança radical de vida: volta aos estudos, ao trabalho e a compra de uma bicicleta, que na época era o meio de locomoção entre a casa e o trabalho. Depois da turbulência, um namorado ciclista fez com que a Teresa se apaixonasse não só por ele, mas também pela bike, passando a treinar e a trabalhar em uma loja especializada neste segmento. Em 1992, surgiu a ideia do grupo de pedal só para mulheres (embora homens pedalem de vez em quando), o Saia na Noite, que além de ensinar a novas ciclistas o prazer da magrela, ajuda muitas delas a passarem por momentos difíceis da vida, assim como a Teresa passou um dia.